22 a 26/10 - IV Fora (d)o Padrão

Publicado: Terça, 16 de Outubro de 2018, 16h57 | Última atualização em Terça, 16 de Outubro de 2018, 16h57

Entre os dias 22 e 26 de outubro, das 13h às 13h30, no Pátio do Bloco C do IFG Aparecida de Goiânia, alunos de primeiro e terceiro anos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio farão uma nova edição do projeto chamado Fora (d)o Padrão, com apresentações artísticas de teatro, música, dança, artes visuais, criadas pelos próprios estudantes. Os temas tratados pelo projeto são sempre relacionados a preconceito, bullying, discriminação e respeito às diferenças. A coordenação é da professora Marina Kanthack, de Educação Física, que conta com a parceria dos professores de artes, para a execução das apresentações.

Segundo Marina, a ideia é semear mais respeito e gentileza, dentro da nossa própria comunidade, de forma que isso se expanda para outros meios de convivência de nossos alunos. Sobre isso, a professora completa: “Nossa proposta é provocar a reflexão das pessoas sobre padrões sociais e individuais que são impostos e que geram discriminação”.

Nas três primeiras edições do projeto, ocorridas em espaços diferentes do câmpus, os adolescentes passaram mensagens pela valorização das diferenças e contra preconceitos envolvendo tipos físicos, raça, religião, estilo de vida, orientação sexual, condição social e econômica, entre outros temas. Para esse diálogo com a plateia são usadas linguagens como o de vídeos, música, poesia e jogos, por exemplo.

Os trabalhos criados pelos estudantes, em geral, colocaram aos expectadores situações de preconceito já vivenciadas por muitas pessoas em seu cotidiano e casos de notoriedade pública. “A gente aprende muito a respeitar o próximo e a diversidade, além de ajudar outras pessoas a refletirem sobre o preconceito que elas praticam sem saber que estão praticando”, falou o aluno Odilon Moreira, do curso de Agroindústria, que já participou de edições anteriores do Fora d(o) Padrão.

Com essa atividade, a professora Marina Kanthack conta que a disciplina de Educação Física apresenta aos estudantes os limites entre o saudável e o patológico, tanto no que diz respeito à estética como nas relações humanas. As aulas que dão origem a esses trabalhos lidam com temas relacionados à imposição de padrões inatingíveis e que geram consumo e outras consequências prejudiciais aos indivíduos e à vida em sociedade. Para que os estudantes falem desse assunto na forma de apresentações artísticas, a professora Marina conta com a parceria de professores de artes do IFG Aparecida.

Serviço: Projeto Fora d(o) Padrão - Apresentações artísticas dos alunos de 1º e 3º ano dos cursos de Agroindústria, Edificações e Química

Datas: 22 a 26 de outubro (2ª a 6ª feira) – Das 13h às 13h30

Local: Pátio Bloco C – IFG Aparecida de Goiânia