Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Promoção da Saúde

Publicado: Segunda, 10 de Julho de 2017, 12h43 | Última atualização em Quarta, 17 de Janeiro de 2024, 20h07

Promoção da Saúde no SIASS IF Goiano/IFG

Apresentação

A Organização Mundial da Saúde (2010) considera saudável um ambiente ocupacional em que trabalhadores(as) e gestores(as) cooperam com o processo de trabalho em busca de melhoria contínua da promoção da segurança, saúde e bem-estar. Neste sentido, a criação de ambientes de trabalho sustentáveis, envolve a segurança e saúde no ambiente físico e psicossocial, a organização do trabalho e a cultura institucional, em busca do bem estar e da qualidade de vida, o que também envolve as famílias dos trabalhadores(as) e a comunidade. 

A partir desse olhar ampliado de construção de relações mais humanizadas e colaborativas, é possível avançar na implementação da Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal (PASS). Por meio da construção conjunta de ações resolutivas, é possível ampliar a compreensão dos fatores condicionantes e/ou determinantes do processo saúde-doença-cuidado (BRASIL, 2009, 2013, 2014).  

Trata-se de uma missão desafiadora, dada a complexidade e pluralidade de ambientes, localidades, cargos, culturas organizacionais e pessoas que compõem os dois Institutos Federais atendidos por este SIASS. A equipe pretende contribuir para a promoção da saúde dos(as) servidores(as) do IF Goiano e do IFG de forma compartilhada, participativa, interdisciplinar, buscando parcerias intersetoriais para a continuidade e capilaridade das ações.

Objetivos da equipe

• Identificar fatores de adoecimento dos(as) servidores(as);
• Desenvolver estratégias de intervenção coletiva visando evitar e/ou amenizar o adoecimento; 
• Proporcionar apoio e orientação aos(às) servidores(as), equipes e gestores(as) em prol da saúde, conforme as especificidades da área profissional e de acordo com a PASS;
• Promover saúde e qualidade de vida através do diálogo, informação, empoderamento e autonomia;
• Divulgar e reforçar a marca e as ações do SIASS principalmente nos câmpus;
• Contribuir com a implementação da PASS e demais atos normativos vinculados a ela.

Referências

BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 6.833, de 29 de abril de 2009. Institui o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal - SIASS e o Comitê Gestor de Atenção à Saúde do Servidor. Diário Oficial da União. Brasília, 2009.  

_______. Portaria nº 3, de 25 de março de 2013. Institui as diretrizes gerais de promoção da Saúde do servidor público federal, que visam orientar os órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC). Diário Oficial da União. Brasília, 2013.

_______. Portaria nº. 2446, de 11 de novembro de 2014. Redefine a Política Nacional de Promoção da Saúde. Diário Oficial da República União. Brasília, 2014.

Organização Mundial de Saúde. Ambientes de trabalho saudáveis: um modelo para a ação: para empregadores, trabalhadores, formuladores de políticas e profissionais. OMS; Tradução do Serviço Social da Indústria, SESI. Brasília: SESI/DN, 2010.

Retornar para a página inicial do Siass - IF GOIANO / IFG

 

Fim do conteúdo da página