Perguntas Frequentes da Comunidade

Publicado: Quarta, 22 de Março de 2017, 15h43 | Última atualização em Quarta, 22 de Março de 2017, 16h29

1. O que é o IFG - Câmpus Uruaçu?

O Câmpus Uruaçu é uma das 14 unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e atende mais de dez municípios das mesorregiões norte e centro do estado de Goiás. Iniciou suas atividades em 2008 e atua na educação superior, básica e profissional. O câmpus foi criado junto do processo de transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) no IFG, uma autarquia federal com mais autonomia administrativa e pedagógica.

2. Onde é o Câmpus Uruaçu?

Rua Formosa, Qds. 28/29, Loteamento Santana. CEP: 76400-000. Uruaçu - GO
Telefone da recepção: (62)3357-8150

3. O que é um curso técnico integrado ao ensino médio?

São cursos que integram as disciplinas obrigatórias do ensino médio à matérias de formação profissional, que habilitarão o aluno, ao término dos três anos de curso, a exercer uma profissão técnica em uma das três áreas oferecidas no Câmpus Uruaçu: Edificações,  Informática e Química. Todas as informações sobre os cursos do IFG se encontram no Guia de Cursos.

4. Quais os cursos técnicos e superiores do Câmpus Uruaçu?

Cursos técnicos integrados ao ensino médio: Edificações, Informática, Química e, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o curso técnico em Comércio.

Cursos superiores: Bacharelado em Engenharia Civil, Licenciatura em Química e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Para informações sobre cursos, consulte o Guia de Cursos.

5. Como estudar nos cursos técnicos?

O processo seletivo para os cursos técnicos em Edificações, Informática e Química é realizado anualmente. A seleção para o curso técnico em Comércio - EJA (Educação de Jovens e Adultos) é realizada semestralmente. Para acompanhar os processos seletivos em andamento no IFG, consulte os editais publicados pelo Centro de Seleção.

6. Como estudar nos cursos superiores?

Os cursos superiores de Bacharelado em Engenharia Civil e de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas têm seleção realizada anualmente. O curso de Licenciatura em Química tem processo seletivo todo semestre. O ingresso nos cursos superiores é realizado utilizando a nota obtida no ENEM. Para acompanhar os processos seletivos em andamento no IFG, acesse os editais publicados pelo Centro de Seleção.

7. O que é EJA?

Proeja é a sigla do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Este programa facilita o acesso de jovens, com mais de 18 anos, e adultos a cursos técnicos integrados ao ensino médio. A seleção de alunos para os cursos técnicos na modalidade Proeja não é feita por meio de provas, visto que muitos jovens e adultos ficam longo período de tempo longe da escola. A seleção é feita por meio de palestras e entrevistas.

8. Como se inscrever nos processos seletivos e vestibulares do IFG?

A inscrição para os processos seletivos e vestibulares do IFG é realizada apenas pela internet. Cada vestibular do IFG possui edital próprio. O candidato deve entrar na página do Centro de Seleção e selecionar o menu referente ao processo desejado.

O IFG cobra taxa de inscrição para os vestibulares e processos seletivos. Os alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas da rede pública podem solicitar isenção para se inscreverem no vestibular. Os alunos que cursaram todo o ensino fundamental em escolas da rede pública podem solicitar isenção da taxa de inscrição para os processos seletivos dos cursos técnicos integrados e técnicos subsequentes.

9. A comunidade externa pode usar a biblioteca?

Sim. A consulta local e on-line aos acervos é livre e pode ser feita também pela comunidade externa.