Psicologia

Alunos e servidores do IFG Aparecida têm serviço psicológico a distância no período de isolamento

O atendimento é oferecido pelas coordenações de Assistência Estudantil e de Recursos Humanos e Assistência Social, enquanto durar a suspensão do calendário acadêmico

• Publicado: Quinta, 16 de Abril de 2020, 19h04
  • Última atualização em Terça, 28 de Abril de 2020, 20h05

Os alunos e os servidores do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG dispõem de serviços específicos para atendimento psicológico nesse período de isolamento social. As ações para garantir a saúde emocional da comunidade acadêmica estão sendo conduzidas pela psicóloga da Coordenação de Assistência Estudantil (CAE), Ieda Vilela Machado, e pelo psicólogo da Coordenação de Recursos Humanos e Assistência Social (CRHAS), Julio Manoel dos Santos Filho. Os servidores têm também a possibilidade de atendimento junto à Reitoria, por meio da Coordenação de Assistência ao Servidor.

A psicóloga Ieda Vilela Machado explica que os estudantes que estiverem se sentindo ansiosos, depressivos ou com dificuldade de lidar com o isolamento social podem se valer, com garantia de sigilo, de uma escuta ativa e terapêutica. “Não é uma terapia, mas um cuidado importante com a saúde mental nesse período de isolamento”, afirma. Ieda realiza este trabalho presencialmente no câmpus no período de aulas regulares e manterá o atendimento a distância enquanto durar a suspensão do calendário acadêmico.

O caminho para os estudantes que desejarem o atendimento é via SUAP, o Sistema Unificado de Administração Pública. O aluno acessa o sistema pelo endereço www.suap.ifg.edu.br usando o seu número de matrícula e faz o agendamento, escolhendo o dia e horário que quer ser contactado pela psicóloga, por telefone. Um informativo está sendo encaminhado aos estudantes com o passo-a-passo para o agendamento e com a observação de que o estudante deve conferir se o seu número de telefone está atualizado no SUAP.

Dialogue

No caso dos servidores docentes e técnicos administrativos, também existe no Câmpus Aparecida de Goiânia, antes mesmo da pandemia do novo coronavírus, o serviço “Dialogue”. Criado em 2016 para orientação psicológica focada em questões existenciais emergentes na vida da pessoa que procura auxílio, a ação é conduzida pelo psicólogo Julio Manoel dos Santos, que destacou a importância de manter o serviço no período de isolamento social.

“À semelhança do que já estava disponível no Câmpus, o atendimento realizado à distância tem objetivos de escuta, orientação psicológica e encaminhamentos - se a situação exigir”, informa Julio. Ele completa que o trabalho tem o mesmo formato oferecido presencialmente, atendendo aos critérios estabelecidas pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e inserindo-se no contexto de regulamentação excepcional do CFP vigente durante o período de pandemia.

O servidor docente ou administrativo que quiser agendar horário com o serviço Dialogue, deve fazer o contato diretamente com o psicólogo do câmpus. Para agendar atendimento com a Coordenação de Assistência ao Servidor / Reitoria, o servidor deve enviar solicitação para o endereço informado em e-mail enviado a todos os servidores da instituição.

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Aparecida de Goiânia