Você está aqui: Página inicial > Concursos > IFG > Últimas notícias > Flash da Ciência do Câmpus Goiânia estreia com vídeos e podcasts de pesquisas e projetos
Comunicação

A iniciativa, uma produção da Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia, visa à divulgação científica

• Publicado: Quarta, 19 de Fevereiro de 2020, 11h26
  • Última atualização em Segunda, 16 de Março de 2020, 20h07
Novo projeto de Comunicação enfatiza a divulgação científica de pesquisas e projetos desenvolvidos no Câmpus Goiânia do IFG

Com objetivo de apresentar às comunidades interna e externa os projetos de pesquisa desenvolvidos no Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), estreia hoje, 19, o projeto Flash da Ciência. A ação visa à promoção da divulgação científica no câmpus, utilizando diferentes linguagens audiovisuais, como vídeos e podcasts, com intuito de contribuir para a popularização da Ciência, além de levar ao conhecimento dos públicos as pesquisas e ações de extensão produzidas na Instituição.

Assista ao vídeo do projeto Flash da Ciência sobre pesquisa a respeito dos impactos ambientais no Aterro Sanitário de Goiânia

O Flash da Ciência é um projeto concebido e realizado pela Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG, que tem como objetivo promover e divulgar, para a comunidade, as ações de pesquisa e extensão produzidas por alunos e servidores da unidade. Dentre os objetivos do projeto, estão: divulgar estudos realizados pelos pesquisadores do Câmpus Goiânia do IFG, especialmente os que possuem foco na inovação; mostrar ações de extensão desenvolvidas (especialmente as ações que advêm de pesquisas); tornar acessível ao público a compreensão sobre o que é pesquisado na Instituição; evidenciar o impacto social da Ciência na comunidade; despertar nos pesquisadores e jovens cientistas o interesse por novas pesquisas; apresentar aos pesquisadores novos formatos de divulgação científica; e apresentar à sociedade o retorno dos investimentos públicos destinados à educação.

O projeto estreia com a sua primeira produção, que se trata da divulgação da pesquisa de título Estudos dos aspectos ambientais no Aterro Sanitário do município de Goiânia, coordenada pelo professor da área de Meio Ambiente do Câmpus Goiânia, Sandro Pimenta. O projeto foi tema de reportagem no site do câmpus em 2019 (Leia mais no site). Paralelamente à produção da reportagem, foram também produzidos o vídeo e o podcast sobre a pesquisa, que podem ser conferidos pela comunidade em diferentes plataformas, como no canal do Câmpus Goiânia do IFG no YouTube, nas redes sociais do câmpus e na página do projeto Flash da Ciência. A partir desta quarta-feira, 19, o Câmpus Goiânia também conta com um perfil no Spotify, onde podem ser acessados os programas do Flash da Ciência.

Trecho do vídeo do Flash da Ciência  sobre a pesquisa no Aterro Sanitário de Goiânia
Trecho do vídeo do Flash da Ciência sobre a pesquisa no Aterro Sanitário de Goiânia.

O projeto Flash da Ciência foi concebido no segundo semestre de 2019, quando foi apresentado à Diretoria-Geral, à Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) e à Coordenação de Pesquisa e Inovação da unidade. Neste ano, o projeto foi apresentado pela Coordenação de Comunicação Social aos servidores do Câmpus, durante a abertura da programação da Semana Pedagógica 2020/1.

A proposta é que sejam lançados novos vídeos e podcasts do Flash da Ciência quinzenalmente. Os pesquisadores e servidores do Câmpus Goiânia do IFG interessados em participar do projeto podem procurar a Coordenação do Câmpus Goiânia do IFG, para divulgar suas pesquisas.

Serão priorizados as pesquisas e projetos de extensão com foco nas Ciências, nas mais diversas áreas de conhecimento, e que estejam em fase de conclusão ou que já possuem resultados práticos ou impacto social a serem divulgados para a comunidade.

Para saber mais sobre o Flash da Ciência, confira na página do projeto.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG