Portal do Governo Brasileiro
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Inicial

AVALIAÇÃO - Leia mais

Imprimir

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) inicia pesquisa de autoavaliação institucional

 

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) disponibiliza a partir de segunda-feira, 19 de setembro de 2016, os Questionários de Autoavaliação Institucional referentes a 2016. A pesquisa é direcionada tanto para a comunidade acadêmica quanto para a sociedade em geral. Os questionários foram formulados especificamente para cada segmento: servidores técnicos-administrativos, gestores, docentes, discentes e comunidade externa.

Os gestores podem responder às questões referentes a eles e também ao segmento ao qual pertencem: administrativo ou docente. A aplicação da pesquisa ocorrerá durante os meses de setembro de 2016 a fevereiro de 2017, com prazo limite de resposta de acordo com cada público: até 03 de fevereiro de 2017. Será resguardado o sigilo dos dados.

O acesso aos questionários será realizado por meio de link aberto. Os responsáveis pela CPA em cada campus, ou seja, as Subcomissões Locais divulgarão o link de acesso diretamente na unidade.

A autoavaliação tem o propósito de promover uma cultura de avaliação no IFG que possa retratar o compromisso institucional com o autoconhecimento e sua relação com o todo, em benefício da qualidade dos serviços prestados à sociedade. É necessário que o questionário seja respondido por todos, de forma a retratar a realidade da Instituição e contribuir para a melhoria do desempenho institucional nas suas áreas de atuação, com a elevação da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, a otimização das condições de trabalho dos servidores docentes e técnico-administrativos e a prestação de melhores serviços à comunidade interna e externa.

 

Legislação

Os questionários de autoavaliação elaborados pela CPA do IFG têm o objetivo de atender ao disposto no Art. 3º da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES):

A avaliação das instituições de educação superior terá por objetivo identificar o seu perfil e o significado de sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões institucionais, dentre elas obrigatoriamente as seguintes:

  1. A missão e o plano de desenvolvimento institucional;
  2. A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades;
  3. A responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;
  4. A comunicação com a sociedade;
  5. As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;
  6. Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios;
  7. Infra-estrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;
  8. Planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da auto-avaliação institucional;
  9. Políticas de atendimento aos estudantes;
  10. Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

Os questionários procuram identificar o perfil da Instituição e o significado de sua atuação. Esse perfil será traçado com base em suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões institucionais.

Os resultados da autoavaliação institucional serão disponibilizados eletronicamente para consulta a partir da entrega do relatório final da avaliação 2016, a partir do dia 31 de março de 2017.

Mandato atual (2015-2016)

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi eleita em 2014 e nomeados seus membros por meio da Portaria Nº 2235, de 01 de dezembro de 2014 para exercer o seu mandato no período de 2015 a 2016.


Para participar, basta acessar o respectivo link:


Questionário de Autoavaliação Institucional 2016:


Comunidade Externa:

http://limesurvey.ifg.edu.br/index.php/978886?lang=pt-BR

 

- Discente Graduação:

http://limesurvey.ifg.edu.br/index.php/978881?lang=pt-BR


Discente Pós-graduação:

http://limesurvey.ifg.edu.br/index.php/978882?lang=pt-BR


Docentes:

http://limesurvey.ifg.edu.br/index.php/978883?lang=pt-BR


Gestores

http://limesurvey.ifg.edu.br/index.php/978885?lang=pt-BR


Técnicos-administrativos:

http://limesurvey.ifg.edu.br/index.php/978884?lang=pt-BR

 

COMUNICADOS

CPA inicia pesquisa de autoavaliação institucional

 

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) disponibiliza a partir de segunda-feira, 19 de setembro de 2016, os Questionários de Autoavaliação Institucional referentes a 2016. Leia mais...


AGENDA