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O que é a Autoavaliação?

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A avaliação é uma poderosa ferramenta de gestão que pode ser colocada a serviço da construção do conhecimento das potencialidades e das carências de uma instituição acadêmica, propiciando-lhe a criação de instrumentos e conhecimentos que embasam a tomada de decisão, na perspectiva da manutenção e/ou, da melhoria da qualidade da administração, da pesquisa, do ensino e da extensão.

No Brasil, a avaliação das instituições de ensino superior e dos cursos de graduação está prevista em lei (Lei nº 10.861, de 14/04/2004) e compreende a avaliação externa e interna.

A avaliação externa é realizada por comissões externas de avaliação institucional e comissões externas de avaliação de cursos, designadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, órgão responsável pela operacionalização da avaliação no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES.

Também faz parte da avaliação externa das instituições  e cursos superiores a avaliação do desempenho dos estudantes, realizada pelo INEP, com a aplicação do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes - ENADE.

A avaliação interna, ou autoavaliação, é uma das etapas do processo avaliativo, desenvolvida pela comunidade acadêmica de cada instituição e coordenada pela Comissão Própria de Avaliação - CPA.


 

COMUNICADOS

CPA inicia pesquisa de autoavaliação institucional

 

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) disponibiliza a partir de segunda-feira, 19 de setembro de 2016, os Questionários de Autoavaliação Institucional referentes a 2016. Leia mais...


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