Você está aqui: Página inicial > Diretoria de Tecnologia da Informação > Uncategorised > Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Publicado: Segunda, 13 de Fevereiro de 2017, 08h58 | Última atualização em Segunda, 27 de Março de 2017, 12h16

- É preciso usar uniforme e ter carteirinha para entrar nos câmpus do IFG?

Não. O IFG não adota o uso de uniforme. A carteirinha é de uso obrigatório dentro dos espaços internos dos câmpus, como biblioteca e refeitório. Sobre a carteirinha, as informações podem ser obtidas no documento de normas e procedimentos.

- Os livros didáticos são fornecidos pela Instituição?

O IFG fornece os livros didáticos para seus alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e técnicos subsequentes ao ensino médio.

- Quais auxílios a que o estudante do IFG tem direito?

Dentro do Programa de Assistência ao Estudante do IFG, o aluno pode receber os auxílios: alimentação, transporte e/ou permanência.

O Programa de Assistência ao Estudante é coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

- Como obter o auxílio estudantil?

O aluno deve acompanhar a publicação dos editais pelo Portal do IFG, na página da Proex. Lá constam as informações e editais de todos os câmpus.

- Qualquer aluno do IFG pode participar das Olimpíadas Estudantis?

Sim. Qualquer aluno do IFG poderá participar das Olimpíadas Estudantis.

- Quais os serviços oferecidos pelas bibliotecas do IFG?

O IFG possui o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB/IFG). Cada câmpus do IFG tem a sua biblioteca física. A consulta local e on-line aos acervos é livre e pode ser feita também pela comunidade externa.

Para seus alunos e servidores, as bibliotecas dos câmpus do IFG fazem empréstimos de obras que integram os acervos.

O aluno do IFG deve acessar a página eletrônica do SIB (https://biblioteca.ifg.edu.br) para obter mais informações sobre prazo de devolução das obras e limite de material para empréstimo.

O Sophia possui também a versão Mobile, para atendimento de dispositivos móveis. Ele é compatível com as plataformas Apple Ios, Android e Windows Phone. Com essa funcionalidade será possível realizar pesquisas, avaliação das obras, reservas e renovações de acervo diretamente do aparelho móvel, sem a necessidade de instalação de aplicativos.

- Quando é feita a renovação da matrícula?

O aluno do IFG deve ficar atento ao calendário acadêmico de seu câmpus, divulgado anualmente, no qual constam as principais atividades acadêmicas e administrativas, inclusive com fixação do período de renovação de matrículas.

Os alunos também devem se atentar para as informações divulgadas pelo Portal do IFG e pelas páginas eletrônicas dos câmpus.

- Onde posso obter todas as informações sobre colação de grau?

As principais informações estão disponíveis na página da Pró-reitoria de Ensino ou no Espaço do Aluno (http://www.ifg.edu.br/aluno). As datas referentes à colação são informadas anualmente no Calendário Acadêmico. Os prazos e toda a regulamentação sobre a colação de grau pode ser acessada por meio da Resolução nº 29, de 17 de outubro de 2016.

- Aluno pode ter acesso ao e-mail institucional?

Sim. É possível ter e-mail acadêmico com domínio do IFG. Todas as informações de como cadastrar e acessar o e-mail estão disponíveis na página de Serviços de Tecnologia da Informação (TI).