Portal do Governo Brasileiro
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Servidores e alunos do IFG podem utilizar serviço FileSender para envio de arquivos

Professores, técnicos-administrativos e alunos do Instituto Federal de Goiás (IFG) têm à sua disposição o serviço FileSender de envio de arquivos, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), responsável pela internet na maioria das instituições públicas de ensino superior do país. O serviço permite o envio de grandes arquivos entre usuários da rede e o envio de um mesmo arquivo para vários usuários. Também permite o envio de voucher para que usuários sem acesso ao serviço possam realizar o upload de um arquivo específico.

 

 

O diretor de Tecnologia da Informação do IFG, Douglas Rolins de Santana, afirma que a troca de arquivos é feita de maneira confiável, permitindo que o destinatário tenha garantia sobre quem lhe enviou o arquivo. Essa garantia sobre a autenticidade das credencias do remetente é dada pelo acesso federado ao serviço, realizado pela Comunidade Acadêmica Federada (CAFe).  Ele também destaca o fato de o destinatário não precisar se preocupar com os limites de armazenamento de sua caixa postal ao receber um arquivo. Isto porque os arquivos não são enviados diretamente ao destinatário e sim colocados à sua disposição para download.

A adesão ao FileSender@RNP é automática para todos os usuários das instituições que paticipam da CAFe.  Como o IFG é participante, basta o servidor ou aluno acessar o serviço no endereço filesender.rnp.br.  Sua utilização é relativamente simples e o Guia do Usuário (disponível na página do serviço) traz instruções detalhadas sobre suas funcionalidades.

Mais informações: http://www.rnp.br/servicos/servicos-avancados/filesenderrnp.

Passos para o acesso:

1 - Entrar na página http://filesender.rnp.br

2 - Clicar em "Acesso federado"

3 - Escolher o IFG dentre as Instituições

4 - Informar suas credenciais IFG-ID.