Implantado novo software de gestão de biblioteca no IFG

As bibliotecas do Instituto Federal de Goiás (IFG), a partir desta terça-feira, 17, passam a utilizar um novo sistema de gerenciamento: o Sophia. O novo software será utilizado por todas as bibliotecas da Instituição com o objetivo de padronizar o tratamento e o compartilhamento da informação, proporcionando maior segurança à recuperação dos dados, além de melhor acesso e uso por parte dos usuários.

Por meio do software Sophia, serão disponibilizados aos estudantes e servidores diversos serviços, como envio de informações de acordo com o perfil do usuário; consulta ao acervo; empréstimo/renovação via terminal web; realização de pesquisas com os usuários como forma de avaliar, aprimorar e ampliar os serviços das bibliotecas.

O acesso ao sistema é feito pelo link biblioteca.ifg.edu.br.  A partir desse endereço, os usuários poderão realizar pesquisas, renovações, reservas e sugestões para aquisição de obras, além de visualizar histórico de circulação, avaliar os materiais informacionais e receber mensagens das bibliotecas pelo terminal web e por e-mail.

Para utilizar os serviços, os usuários deverão utilizar as credenciais IFG-ID: http://www.ifg.edu.br/dti/ifg-id.  O Sophia está integrado com o Q-Acadêmico e o SUAP, o que permite a sincronização dos usuários com o sistema. Assim, a partir do momento em que o discente ou o servidor for cadastrado, ele estará automaticamente apto a usar o Sophia.

Implantação

A implantação do novo sistema iniciou-se em junho de 2014, após término de processo licitatório e assinatura do contrato com a empresa PrimaSoft Informática, com a migração dos dados dos sistemas anteriores (Aula, Gnuteca e sistema próprio desenvolvido pelo IFG). Durante todo o processo da migração, várias verificações foram realizadas, a fim de preservar o cadastro de todo o acervo e as informações das circulações referentes a empréstimo, devolução, renovação e multa dos sistemas anteriores.

Com a utilização do software Sophia, os sistemas anteriores utilizados nas bibliotecas do IFG não serão mais necessários, pois serão substituídos integralmente pelo novo sistema. Todo o processo de implantação envolveu a parceria entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, a Pró-Reitoria de Administração e a Diretoria de Tecnologia da Informação.

Funcionamento normalizado

Devido à implantação do novo sistema, foi necessário paralisar temporariamente os serviços de pesquisa web, empréstimo, renovação, devolução e reserva de material bibliográfico em todas as bibliotecas do IFG. Com o funcionamento normalizado, as devoluções previstas para o período em que as bibliotecas estavam fechadas deverão ser realizadas sem cobrança de multa.