Discentes do IFG podem solicitar a criação de e-mail acadêmico

Os alunos do Instituto Federal de Goiás (IFG) podem solicitar a criação de e-mail acadêmico com o domínio @academico.ifg.edu.br. O serviço é oferecido por meio de um convênio da Instituição com a Microsoft.

Além das funcionalidades básicas de todo correio eletrônico, o e-mail acadêmico disponibilizado pelo IFG permitirá que os alunos tenham acesso a vários serviços. Um deles é o Microsoft Office Online, que permite o uso das versões mais recentes dos programas Word, Excel e PowerPoint. Além dessa novidade, os discentes também contarão com drive para armazenamento online de arquivos, serviço de mensagens instantâneas e recursos para criação de páginas na web.

Disponibilizado gratuitamente, a partir de um convênio estabelecido com a Microsoft para instituições de ensino brasileiras, o novo serviço de e-mail irá melhorar também a comunicação do IFG com os alunos, a partir da criação de listas diretas para contato com os discentes.

Acesso

Para ter acesso ao e-mail, os alunos precisam, primeiramente, habilitar a conta por meio do Sistema Suap, usando a identificação única (IFG-ID). Essa identificação, no caso dos estudantes, é constituída pelo número de matrícula. Depois de acessar o Suap, o discente poderá escolher seu e-mail a partir de uma lista que será criada, automaticamente, pelo próprio sistema.

Após solicitar a criação do e-mail, o estudante terá acesso à conta por meio do site portal.microsoftonline.com. Para tanto, irá utilizar o e-mail acadêmico como login e a senha do IFG-ID. No primeiro acesso, a senha deve ser redefinida (clique aqui para saber como definir nova senha). É importante ressaltar que as contas de e-mail dos estudantes vão estar ativas somente 24 horas após a solicitação. Isso porque os sistemas do IFG e da Microsoft precisam passar por uma sincronização.

Saiba mais sobre o e-mail acadêmico, aqui.