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Edital Nº 016/2021 - PIBIC/PIBIC-Af

Publicado: Quarta, 12 de Maio de 2021, 07h28 | Última atualização em Quarta, 07 de Fevereiro de 2024, 17h24

 1. Como faço para submeter um projeto de pesquisa aos editais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (PIBICTI) do IFG?

A submissão de projetos deverá ser realizada, exclusivamente, por meio do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). As orientações estão disponíveis no Tutorial para Submissão de Projeto.

 

2.. Por que não consigo submeter meu projeto de pesquisa no SUAP?

A submissão de projetos não será possível quando:

- O prazo de inscrição tiver expirado.

- O Currículo Lattes do(a) orientador(a) e/ou do(a) estudante estiver desatualizado há mais de 6 meses;

- O(A) orientador(a) e/ou o(a) estudante estiver em débito com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (PIBICTI) do IFG.

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3. Servidores técnico-administrativos também podem submeter projetos?

Para submeter projeto de pesquisa como orientador(a), o(a) interessado(a) deverá ser servidor(a) docente ou técnico-administrativo(a) do quadro de pessoal permanente do Instituto Federal de Goiás, exercendo plena atividade de pesquisa, evidenciada pela sua recente produção científica.

 

 4. Apenas mestres e/ou doutores podem se inscrever como orientadores?

Para as bolsas disponibilizadas com recursos do CNPq, exige-se que o(a) orientador(a) tenha o título de doutor(a); e para as bolsas disponibilizadas com orçamento da instituição, exige-se a titulação mínima de mestre para o(a) orientador(a).

 

5. Servidores temporários ou substitutos podem submeter projetos?

Não. Apenas servidores do quadro permanente.

 

6. Servidores afastados para cursar pós-graduação stricto sensu podem submeter projetos?

Para submeter projeto de pesquisa, o(a) servidor(a) não pode estar licenciado/afastado do IFG, por qualquer motivo, por um período superior a 3 (três) meses, durante o período de vigência da orientação do estudante.

Demais informações sobre possíveis impedimentos legais quanto ao afastamento, devem ser observadas na Lei nº 8.112/90. Adicionalmente, o interessado poderá consultar a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e a Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH) para mais informações.

 

7. A anuência da chefia imediata é necessária para submissão do projeto?

Sim. A anuência da chefia imediata é fundamental para confirmação da compatibilidade entre a jornada de trabalho do(a) servidor(a) e as horas dedicadas à pesquisa.

Quando o(a) orientador(a) realiza o envio do projeto no SUAP (após o cadastro e as edições necessárias), o próprio sistema encaminha a solicitação de anuência para a chefia imediata do(a) orientador(a). No SUAP, a chefia imediata poderá acessar o projeto e deferir ou indeferir a solicitação de anuência.

 

8. Quais os documentos necessários para inscrição na seleção de projetos?

Para inscrição, caso haja estudante menor de idade será necessário o seguinte documento:

- O(a) orientador(a) deverá anexar no SUAP uma declaração dos pais ou responsáveis do estudante, autorizando-o(a) a participar do programa de Iniciação Científica.

 

9. Como a pontuação do meu currículo será calculado?

O cálculo da pontuação dos currículos será realizado por meio da Plataforma IFG Produz. Essa plataforma utiliza os dados da Plataforma Lattes, Diretório de Grupos de Pesquisa e Plataforma Sucupira (qualis capes) para aferir a pontuação de cada currículo. Desse modo, é extremamente importante manter o currículo atualizado.

 

10. Como posso conferir a pontuação do meu currículo?

Para conferir a pontuação do currículo basta entrar na Plataforma IFG Produz e no campo busca digitar o nome do(a) pesquisador(a) e em seguida clicar no ícone Perfil do Pesquisador.

 

11. A pontuação do meu Perfil do Pesquisador está em desacordo com o meu currículo. Como resolver?

Primeiramente, submeter a atualização do currículo, lembrando que o CNPq leva até 24h para publicar os currículos. Caso já tenha atualizado o currículo e mesmo assim persistir alguma inconsistência, entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. trazendo no assunto Problema - Perfil do Pesquisador.

 

12. Todos os membros do Projeto devem ter currículo Lattes cadastrado?

Todos os membros precisam ter currículo cadastrado, inclusive estudantes e colaboradores. Lembramos que o CNPq leva até 24h para publicar os currículos, assim recomenda-se não deixar para cadastrar os currículos no último dia das inscrições.

O link do currículo Lattes do(a) estudante que integra a equipe precisa constar no SUAP (nos dados pessoais do aluno). Caso o(a) estudante já possua currículo Lattes, deverá copiar o link do currículo disponibilizado na Plataforma Lattes, acessar o SUAP com seu login e inserir o link em “Dados Pessoais”. Caso o(a) estudante ainda não tenha currículo cadastrado na Plataforma Lattes, deverá primeiro proceder ao cadastro e depois copiar e inserir seu link no SUAP.

 

13. Os estudantes contemplados com bolsa são obrigados a abrir conta corrente?

A implementação das bolsas deverá ocorrer até o dia 13/08/2021 e, para isso, é obrigatória a assinatura dos documentos dispostos no edital: termo de compromisso e declaração.

O estudante que já possuir conta bancária até essa data, poderá receber a bolsa em sua conta corrente. O estudante que não possuir conta bancária até essa data, poderá receber a bolsa por ordem de pagamento através de seu CPF, atentando-se às seguintes especificidades:

- As bolsas do IFG podem ser pagas por CPF ou conta corrente de qualquer banco (não pode ser conjunta);

- As bolsas do CNPq de Ensino médio podem ser pagas por CPF ou conta corrente do Banco do Brasil (não pode ser conjunta);

- As bolsas do CNPq de graduação podem ser pagas por CPF uma vez e depois devem ser pagas em conta corrente do Banco do Brasil (não pode ser conjunta).

 

14. Fiz a leitura do Tutorial para Submissão de Projeto e das perguntas frequentes, mas ainda tenho dúvidas, como proceder?

Reporte as possíveis dúvidas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  trazendo no assunto Dúvida - Submissão.

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