Comunicação

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 Canais de Comunicação

A Comunicação Social do Câmpus Formosa está aberta para atendimento ao público das 8h às 20 horas, de segunda a sexta-feira, temporariamente, e é formada pela jornalista Aurora Luiza Paladini Lessa e pelo técnico em audiovisual, Felipe da Silva Leite Junior.  Para sugestões de matéria, contato da imprensa e comunidade, utilize um dos canais abaixo:

 

 Clique para acessar a lista de ramais(61) 3642 9463

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  @ifgformosa

 Instituto Federal de Goiás/Câmpus Formosa

 


 

O Instituto Federal de Goiás (IFG) prima pelo uso de sua imagem institucional. Para isso, técnicos, docentes, discentes e demais devem utilizar a marca e suas variações de acordo com o Manual de Aplicação das Marcas dos IFs 2015. Abaixo, seguem em arquivos as marcas e modelos de documentos disponibilizados pelo IFG. Devem ser utilizadas apenas as variações disponibilizadas nesta página. Há outras variações, mas foram descartadas a fim de preservar a identidade institucional e a marca desta Instituição. Essa decisão se baseia nas orientações recebidas da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, no Encontro dos Comunicadores, realizado em outubro de 2015, em Brasília/DF.

 

Manuais

Manual de Aplicação da Marca IFG 2015.

Manual de Uso da Marca do Governo Federal (.PDF 5,65 MB)

 

Marca do Governo Federal - última versão (Junho 2016) 

 

Marca do Ministério da Educação (MEC):

 

Marcas IFG/Câmpus Formosa 2015:

Editáveis

 

Marcas IFG 2015:

Editáveis

 

Modelos de Documentos:

 

Uso da grafia "Câmpus":

 


 

 

O Portal do IFG, as páginas dos câmpus, os perfis e páginas das redes sociais na internet são os principais meios de comunicação com os públicos interno e externo. Neles são publicadas as informações institucionais e as notícias jornalísticas a respeito dos acontecimentos importantes da Instituição e suas unidades. (acesse as notícias do portal institucional e acesse o banco de notícias de 2009 a início de 2017).

O Portal apresenta uma área de destaque para as notícias institucionais, mas também há espaço para os comunicados, espaço em que são divulgadas informações sucintas, que não estão estruturadas como uma notícia ou reportagem jornalística.

Nem tudo que ocorre na instituição transforma-se em notícia para o Portal ou para as páginas dos câmpus. Na produção jornalística, os jornalistas valem-se dos valores das notícias. O profissional, que domina a técnica de produção jornalística, assume o papel de selecionador, em que avalia se um determinado fato é notícia ou não.

O jornalista está sempre atento aos critérios de noticiabilidade, que é o conjunto de requisitos observados na avaliação de um fato para que se torne uma notícia, ou seja, para que seja relatado ao público e, assim, adquira dimensão pública. O principal critério de noticiabilidade é o interesse público.

Quanto maior o interesse público relacionado ao tema, mais importante ele é para a cobertura jornalística da Comunicação Social. O interesse público diz respeito às questões que afetam a vida da sociedade, sendo que quanto mais pessoas forem afetadas pelo fato, maior é o interesse público.

Outro importante critério de noticiablidade é a atualidade do fato. O jornalismo trabalha com notícias “frias” (aquelas que são atemporais e se justificam pela importância do assunto tratado) e factuais ou “quentes” (aquelas ligadas a um fato em um determinado tempo).

Uma das caraterísticas do jornalismo on-line (internet) é a notícia em “tempo real”. Portanto, as notícias factuais precisam ser publicadas antes da ocorrência do fato ou no mesmo dia, caso contrário tornam-se “velhas” e incompatíveis com a base técnica de uma página na internet, a exemplo do Portal IFG. Assim, matérias que se refiram a fatos já acontecidos não terão espaço no Portal.

 

Critérios jornalísticos para a produção de notícia

A redação jornalística, restrita por lei ao jornalista, deve obedecer aos princípios do Jornalismo e aos critérios jornalísticos. É preciso que as pautas sugeridas apresentem algumas características básicas: relevância (prioridade para as que apresentem interesse público);  abrangência (quanto maior o número de pessoas interessadas na informação e quanto maior o número de câmpus envolvidos no assunto, maior a possibilidade de publicação no Portal IFG); atualidade e factualidadenovidade/Ineditismo.

 

Escala de prioridade para publicação de uma notícia no Portal IFG:

1° – Interesse público.
2° – Interesse comum à comunidade interna dos 14 câmpus em funcionamento.
 

Princípios éticos

- Os jornalistas do IFG estão submetidos ao Código de Ética do Jornalista, o qual tem como base o direito fundamental do cidadão à informação, a divulgação da informação verdadeira e o respeito à dignidade humana.

 - Os jornalistas do IFG trabalham a produção e a divulgação da informação, pautados pela veracidade dos fatos e pelo interesse público. Por obrigação ética, são defensores da liberdade de imprensa e da prestação de informações pelas organizações públicas como uma obrigação social.

 - As divulgações que a comunicação realiza são de natureza institucional.

 - A comunicação não será usada para interesses pessoais, para a promoção de gestores, servidores ou qualquer outro tipo de promoção pessoal.

 - Não cabe às instâncias hierárquicas a definição do que deve ou não ser publicado no Portal do IFG e nas páginas dos câmpus, uma vez que o jornalista é o responsável por toda a informação que divulga, de acordo com o Código de Ética da profissão. Desta maneira, a Comunicação Social não submete o texto da matéria para aprovação prévia da fonte antes da publicação.

 - A produção jornalística é dotada de técnica e deve obedecer aos princípios do jornalismo e das normas de padronização da área. A equipe de jornalistas do IFG, sempre que necessário, se guia pelo Manual de Redação do jornal O Estado de São Paulo.

 - Os principais canais de comunicação do IFG são o portal e as páginas dos câmpus, além das redes sociais. Para tanto, têm como documento norteador o Manual de Orientações para Redes Sociais, publicado e editado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR).

- A Diretoria de Comunicação(reitoria) está vinculada ao Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (SICOM), integrado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, como órgão central, e pelas unidades administrativas dos órgãos e entidades integrantes do Poder Executivo Federal que tenham a atribuição de gerir ações de comunicação (Decreto nº 6.555, de 8 de setembro de 2008, e Decreto nº 7.379, de 1º de dezembro de 2010).

 


 

No Jornalismo, denomina-se pauta o conjunto de informações preliminares sobre um fato. Ela é a origem de todos os produtos jornalísticos e funciona como o primeiro passo do trabalho dos jornalistas envolvidos com o resultado final.

A Comunicação Social possui como prioridade o atendimento das pautas que sejam inerentes  ao gabinete da Direção, às pró-reitorias, mas atende também outras demandas.

A sugestão de pautas para a Dicom não é feita apenas por sua equipe, mas é aberta à comunidade acadêmica e administrativa. As sugestões recebidas são analisadas pela equipe, de acordo com critérios técnicos – jornalísticos.

 

Como sugerir pautas para o Portal do IFG?

Servidores e estudantes do IFG podem sugerir pautas para a Comunicação Social. Quando uma sugestão de pauta é recebida, ela é analisada pela equipe da comunicação do câmpus, que avalia se será ou não publicada em forma de notícia na página institucional e/ou encaminhada aos veículos de comunicação (emissoras de rádio, TV, jornais, revistas e para mídias on-line).

 

O que a sugestão de pauta deverá conter?

Título do assunto ou nome do evento; um resumo do assunto (do que se trata a sugestão, quais os objetivos e outros);  data e local de realização; contato do responsável pela solicitação (nome, telefone e e-mail) e informações complementares.

 

 - Como enviar a sugestão de pauta

 

Como sugerir pautas para a página do IFG Câmpus Formosa?

Servidores e estudantes do IFG podem sugerir pautas para a Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Formosa. Quando uma sugestão de pauta é recebida, ela é analisada pela CCS, que avalia se será ou não publicada em forma de notícia na página institucional e/ou encaminhada aos veículos de comunicação (emissoras de rádio, TV, jornais, revistas e para o on-line).

 

O que a sugestão de pauta deverá conter?

- Título do assunto ou nome do evento;
- Um resumo do assunto (do que se trata a sugestão, quais os objetivos e outros);
- Data e local de realização;
- Contato do responsável pela solicitação (nome, telefone e e-mail);
- Informações complementares.

 

Como enviar a sugestão de pauta?

As sugestões deverão ser enviadas por e-mail para a Coordenação de Comunicação Social do câmpus (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

As matérias publicadas na página são produzidas exclusivamente pela jornalista do câmpus.

 

É possível solicitar cobertura jornalistica?

Para a cobertura jornalística, a CCS trabalha com uma agenda planejada, visando conciliar com as demais atividades do setor e programar a escalação de servidores para a cobertura.

Portanto, as sugestões de pautas diversas, para eventos ou mesmo solicitações que tratem de editais e aberturas de inscrições – classificadas como factuais – deverão ser enviadas ao setor com antecedência de, pelo menos, dois dias.

A CCS não garante a publicação de matérias oriundas de pautas que sejam sugeridas no mesmo dia do fato, mesmo que relevantes.


 

 Em construção.