Imprimir PDF

Sistema inédito de comunicação é apresentado na primeira banca de TADS

Matheus de Carvalho Sobrinho com membros da banca examinadora, participantes da primeira banca de TCC de TADSUm trabalho que associa a informática à comunicação social. Assim é possível descrever o teor do primeiro Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG), defendido para banca examinadora na tarde de hoje, pelo aluno Matheus de Carvalho Sobrinho.

Publicação simultânea no SID e na rede social FacebookCom o auxílio do professor orientador, Daniel Saad, Matheus desenvolveu o Sistema Inteligente de Divulgação de informações do IFG-Formosa (SID), com o objetivo de efetivar e aprimorar a comunicação interna e modernizá-la, com novos suportes e associações tecnológicas.

O SID é um sistema integrado à rede social Facebook que possibilita a inserção de imagens e textos que se alternam, veiculando informações importantes aos usuários. De acordo com o diretor-geral do IFG/Câmpus Formosa, Murilo de Assis Silva, há pretensão de, em breve, o Câmpus adotar também esta mídia interativa, a ser comandada pelo setor de Comunicação Social, com inserção de imagens e textos.

Interface simples para inserção das informações

O trabalho desenvolvido propõe uma solução de implantação do sistema com computadores Raspberry Pi conectados a uma televisão e tem função de buscar as imagens de um servidor e mostrá-las  aos usuários por meio deste aparelho. O sistema está estruturado de acordo com a arquitetura cliente-servidor.

O SID também disponibiliza para cada divulgação um QR-Code correspondente ao link da matéria publicada no sítio eletrônico ou na rede social Facebook do câmpus, possibilitando a interação do usuário com o sistema através de um aplicativo de smartphone.

O aluno Matheus foi aprovado pela Banca Examinadora.

Acesse aqui para clicar mais sobre o SID.

Setor de Comunicação Social / Câmpus Formosa