Portal do Governo Brasileiro
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Inicial -> Superior -> Engenharia Civil

Engenharia Civil

Imprimir PDF

Título Concedido: Bacharelado em Engenharia Civil

Aut. de Funcion. pela Resolução nº 23/2012

Formosa: 30 vagas no turno noturno


Objetivo do Curso

O objetivo do curso é habilitar o profissional a atuar nas cinco grandes áreas da Engenharia Civil, a saber, construção, estruturas, geotecnia, hidráulica e saneamento e transportes, nas esferas de projetos, consultoria e execução, bem como desenvolver atividades de planejamento e administração de empreendimentos. Os novos profissionais deverão estar aptos a exercer atividades que exijam empreendedorismo, liderança e capacidade de tomar decisões.

Perfil Profissional

No Brasil, a grande maioria dos engenheiros atua no setor de construção civil de obras correntes, tais como edifícios residenciais e/ou comerciais na confecção de projetos em geral, supervisão, planejamento, acompanhamento, gerenciamento e fiscalização de obras. No entanto, o engenheiro civil tem formação ampla e pode atuar em obras tão distintas quanto ferrovias, aeroportos, usinas hidroelétricas, sistemas de saneamento básico, estradas de rodagem, além da área de construção convencional.

Mercado de Trabalho

O maior mercado de trabalho para os engenheiros civis se encontra no setor de construção, já que toda obra exige, pelo menos, um engenheiro sob sua responsabilidade técnica com destaque no planejamento e gerenciamento de obras. Nesta área, a maior demanda de contratação advém de empresas construtoras e escritórios de projetos em geral, das indústrias urbanas e de materiais de construção. Nos últimos anos, o setor de construção tornou-se um dos mais movimentados do país, devido principalmente ao crescimento da economia. Nessa nova realidade, o número de obras d’arte especiais, tais como pontes, viadutos, aeroportos aumentou vertiginosamente, como parte do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), instituído pelo Governo Federal.

Duração do Curso

O curso terá a duração mínima de 5 (cinco) anos e o prazo máximo de integralização de 9 (nove) anos.


Coordenador de Curso: Professor Marcus Vinicius Araújo da Silva Mendes, autorizado pela Portaria nº 416, de 02 de março de 2016.


Mais informações

Saiba mais sobre a profissão de Engenheiro Civil acessando:

Guia do Estudante

G1 – Educação – Guia de Carreiras