Portal do Governo Brasileiro
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Inicial -> Técnico Proeja -> Edificações

Técnico PROEJA em Edificações

Imprimir PDF

Título Concedido: Técnico em Edificações

30 vagas no turno noturno


Objetivos do Curso

Os cursos oferecidos pela área de Construção Civil têm como objetivo atender às exigências do mercado e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.


Perfil Profissional

O Técnico em Edificações é o profissional de nível médio que conhece as formas contemporâneas de expressão, a necessidade de conservação do meio ambiente e do bem comum e que articula criticamente os conhecimentos do saber científico e profissional no exercício da cidadania de forma ética.

É capaz de desenvolver atividades nas etapas de planejamento, execução, controle de qualidade, manutenção e restauração da edificação, colaborando para a qualidade.

Planejamento: desenvolver e representar graficamente os projetos dentro das normas técnicas e orçamento, nos termos e limites regulamentares para a profissão;

Execução: dominar as técnicas construtivas, liderar equipes de trabalho, fiscalizar serviços, receber e armazenar adequadamente materiais no canteiro de obras, evitando danos e desperdícios;

Controle de qualidade: coletar amostras e realizar ensaios, conforme normas técnicas;

Manutenção e restauração: monitorar os elementos construtivos, detectar patologias, reconhecer e especificar material utilizado na construção do edifício.


Mercado de trabalho

O mercado para Construção Civil é um mercado em constante necessidade de profissionais habilitados para o desempenho de funções que vão desde apontadores até ao gerenciamento de obras, seja em empresas públicas ou privadas.


Duração

O curso tem duração de 4 anos.


Coordenador de curso: Professor Daniel Sejour Araújo, autorizado pela Portaria nº 444, de 4 de março de 2016.