Biblioteca - Câmpus Goiânia

  • Imprimir
Criado: Sexta, 28 de Junho de 2019, 16h43 | Última atualização em Sexta, 13 de Setembro de 2019, 10h45

biblioteca do Câmpus Goiânia do IFG

Coordenador: Alisson de Sousa Belthodo Santos
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Localização: Rua 75, nº 46,  Centro, Goiânia/GO

A Biblioteca Professor Jorge Félix de Souza do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) é aberta ao uso do público acadêmico (alunos e servidores do IFG) e também à comunidade externa. 

Para ter acesso à biblioteca, é solicitado ao usuário que deposite bolsas, mochilas, pastas, no guarda-volumes. Dentro da biblioteca, é permitido portar apenas os seguintes materiais: capacetes, guarda-chuvas, cadernos (exceto fichário), folhas, livros da biblioteca que estejam no prazo de empréstimo e livros particulares. Os livros emprestados poderão ser lidos no interior da biblioteca. Ao sair, apresente-os ao servidor que ficará no balcão de atendimento.

Orientação para a utilização da Biblioteca

  • Utilizar todos os serviços da biblioteca;
  • Fazer sugestões e reclamações;
  • Sugerir materiais informacionais (livros, periódicos, CDs,DVDs) a serem adquiridos;
  • Participar das atividades culturais da biblioteca;
  • Solicitar Certidão de Nada Consta;
  • Tomar empréstimos de livros, de acordo com as categorias de usuários;
  • Livre acesso ao acervo da biblioteca;
  • Observar o silêncio e a ordem na biblioteca;
  • Portar a carteirinha no ato do empréstimo e na utilização da sala de informática;
  • Não amassar, rasgar e escrever no material em uso;
  • Devolver o material de empréstimo no prazo previsto;
  • Pagar multa de R$1,00 real por dia e por material, em caso de atraso no empréstimo do material;
  • Marcar previamente horário para utilização dos serviços que exigem agendamento;
  • Lanchar fora da biblioteca;
  • Utilizar fones de ouvido e não usar aparelhos sonoro  no modo “alto-falante” na biblioteca;
  • Não recolocar os livros nas estantes (deixá-los nos escaninhos).

Horário de funcionamento: das 7 às 22 horas de segunda a sexta-feira e sábado (letivo) das 7 às 13 horas.


 O acervo da Biblioteca Jorge Félix de Souza é composto por materiais informacionais com assuntos de diversas áreas do conhecimento, principalmente, relacionados aos cursos oferecidos pelo IFG- Câmpus Goiânia.

Consulta online ao acervo da biblioteca pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) 

 

O acervo físico da Biblioteca encontra-se ordenado por assunto segundo a Classificação Decimal de Dewey (CDD) e dividido nas seguintes coleções:

  • Acervo geral: composto por livros didáticos, paradidáticos, técnicos e literários.
  • Acervo de Multimeios: composto por bases de dados, Portal de Periódicos Capes, ABNT, DVDs e CD-ROM, etc.
  • Acervo de Referência: composto por materiais de consulta rápida, como dicionários, glossários, índices, abstracts, manuais, guias, bibliografias etc.
  • Acervo Especial: composto por relatórios técnicos, obras em braille, publicações da Editora IFG, obras de escritores goianos, etc.
  • Acervo de Periódicos: composto por jornais, revistas, anuários, informativos, etc.
  • Acervo de Monografias, Dissertações e Teses: composto pelas produções técnico-científica dos discentes e servidores do IFG.

Informação Importante:

O usuário poderá consultar livremente livros, teses, dissertações, periódicos, materiais audiovisuais no âmbito da biblioteca, visando estudos, individuais ou coletivos, nos diversos ambientes da biblioteca zelando pela integridade e conservação dos mesmos.

 

Consulta ao Acervo

SophiA:http://biblioteca.ifg.edu.br/

SophiA Mobile

 


Além do acervo físico a Biblioteca Prof. Jorge Félix de Souza possui acesso as seguintes base de dados:

Acesse o acervo virtual disponível para alunos e servidores do IFG:

Periódicos Capes: Coleções disponíveis para o IFG

ABNT:https://www.abntcolecao.com.br/ifg/ 

Plataforma EBSCOHost: Para acessá-la, basta estar conectado à rede da Instituição e entrar no endereço: http://search.ebscohost.com/ . 

Portal de Periódicos do IFG:http://revistas.ifg.edu.br/

 


 A Biblioteca Prof. Jorge Félix de Souza oferece os seguintes serviços:

  • Empréstimo domiciliar e especial;
  • Renovação, reserva e devolução de materiais;
  • Empréstimo entre bibliotecas (EEB);
  • Consulta local e on-line ao acervo;
  • Acesso a internet através da sala de informática e também Wi-Fi;
  • Treinamento de usuários;
  • Atividades culturais;
  • Elaboração de ficha catalográfica;
  • Acesso ao Portal de Periódicos da Capes;
  • Acesso as normas da ABNT.

Empréstimo domiciliar

O serviço de empréstimo domiciliar está disponível somente para alunos e servidores do IFG e que não possuem multa ou penalidade junto à biblioteca.  

O empréstimo de material bibliográfico obedecerá aos seguintes prazos e condições:

Usuário

Material

Quant.

Prazo (dias)

Servidores e alunos de pós-graduação

Livros

5

14

DVDs e CDs

2

2

Alunos de graduação, cursos técnicos e EJA

Livros

3

7

DVDs e CDs

2

2

Aluno da Educação a Distância

Livros

3

14

DVDs e CDs

2

2

O empréstimo domiciliar é pessoal e intransferível e somente será realizado com a apresentação de carteira de identificação do estudante do IFG (alunos) e de um documento de identificação com foto ou carteira funcional do IFG (servidores).

A não observância do prazo de devolução implicará em multa de R$ 1,00 por dia de atraso e por exemplar. A multa será cobrada durante todos os dias da semana, exceto sábados, domingos, feriados e recesso acadêmico ou administrativo, previsto no calendário acadêmico. O pagamento da multa é efetuado somente no Banco do Brasil e por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU) (Portaria nº 601 de 27 de março de 2015)

Em caso de perda de livro, informe imediatamente a biblioteca para que as providências sejam tomadas e as sanções estabelecidas.

Reserva e renovação

A reserva e a renovação de material são feitas pelo sistema da biblioteca, o SophiA.

A reserva somente será realizada se todos os exemplares estiverem emprestados. O material reservado ficará à disposição do solicitante por um prazo máximo de 24 horas, contadas a partir da última devolução.

A renovação pelo SophiA é permitida por até 3 vezes, desde que o material não esteja reservado. Após a terceira renovação o usuário deverá comparecer à biblioteca para devolver o livro ou fazer o empréstimo novamente.

 


 Ao realizar um empréstimo junto a Biblioteca o usuário se torna responsável pelo material sob sua posse, por isso em caso de atraso na devolução ou perda do material o usuário será responsabilizado.

No caso de perda do material a orientação é procurar imediatamente a Biblioteca e informar o ocorrido para que as providências sejam tomadas. 

Em relação ao atraso na devolução, de acordo com a Portaria nº 601 de 27 de março de 2015 o material não devolvido no prazo previsto acarretará na aplicação de multa, por dia de atraso e por exemplar no valor de R$ 1,00. 

O pagamento de multas devidas à Biblioteca é realizado por via bancária (GRU) e o usuário deverá:

1 – Realizar a devolução do material na biblioteca de origem.

2 –  Solicitar emissão de GRU na biblioteca.

3 – Pagar no BANCO DO BRASIL (em qualquer agência ou pela internet/aplicativo BB)

Observação:

Ao pagar a multa, o usuário deverá apresentar o comprovante de pagamento na biblioteca do Prof. Jorge Félix de Souza do Câmpus Goiânia para a baixa da multa, caso contrário, não poderá efetuar novos empréstimos.

 


 
banner.png
 
Quer divulgar o seu trabalho de conclusão de curso de graduação (TCC), monografia de especialização, dissertação, tese ou outro tipo de documento técnico-científico e não sabe como?  Isso é possível! Através do Repositório Digital (ReDi IFG) do Instituto Federal de Goiás você terá a sua produção coletada, armazenada, preservada e disseminada, permitindo o acesso livre e gratuito a sociedade. 
 
O Repositório Digital do IFG é uma base de dados online que reúne a produção técnico-científica da comunidade interna (alunos e servidores) da Instituição, armazenada em formato digital, que permite a busca e a recuperação da informação.
 
 
Para solicitar a submissão do trabalho no Repositório Digital (ReDi IFG) procure os setores do IFG, Câmpus Goiânia ou Reitoria, conforme a tabela abaixo
 

Produtos técnico-científicos

Setores

Servidor(a)/Contato

·      Artefatos da Memória Institucional

Biblioteca

Alisson, Karol e Lana –                            (62) 3227-2750                                       

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

·      Artigos de Periódicos Científicos

·      Livros da Editora do IFG

·      Livros e capítulos de livros publicados extra IFG

 

Autor (servidor/a)

 

·      Monografias dos Cursos de Especialização

Coordenação de Secretaria de Pós-Graduação

Leonardo – (62) 3227-2771                            e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

·      Apostilas

·      Relatórios de Pós-Doutoramento

·                    Relatórios Técnicos

·      Softwares

·      Vídeos

 

Autor (servidor/a)

 

·      Cultivares

·      Patentes

·      Registros de Softwares

Centro de Inovação Tecnológica – CITE IFG (Reitoria)

(62) 3237-1814

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

 

 

·      Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação (TCCs)

Departamento I

Fatianny – (62) 3227-2865

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Departamento II

Marco – (62) 3227-2791

e-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Departamento III

 

Halan – (62) 3227-2835

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Benedita – (62) 3227-2835 –

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Departamento IV

Ivana – (62) 3227-2728

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Vinicius –  (62) 3227-2723 –

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

·      Teses e dissertações defendidas extra IFG

            Biblioteca

Alisson, Karol e Lana –

(62) 3227-2750                           

 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Diretoria de Pós-Graduação (Reitoria)

(62) 3612-2236

e-mail: posgraduaçãEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

·      Teses e dissertações defendidas no IFG

Coordenação do Programa de Mestrado

Kerston – (62) 3227-2811 –

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

·      Eventos realizados extra IFG

·      Eventos realizados pelo/no IFG

Comissão organizadora do Evento

 

 
 
 
O/A aluno/a que deseja ter o trabalho de conclusão de curso de graduação, a monografia de especialização ou a dissertação disponível, no Repositório Digital (ReDi IFG), deverá seguir os seguintes procedimentos:
  •  solicitar à Biblioteca, via e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), a confecção de ficha catalográfica, encaminhando em anexo o trabalho que já foi aprovado e corrigido;
  • anexar a ficha catalográfica ao trabalho, após a folha de rosto (2º capa);
  • preencher e assinar (todos os autores devem assinar) o Termo de Autorização anexando-o ao trabalho em arquivo digital, após a capa;
  • inserir a Folha de Aprovação assinada pelos membros da banca;
  • preencher o Formulário de Metadados em formato editável (doc.) não anexando-o ao trabalho;
  • encaminhar o trabalho e o Formulário de Metadados para o e-mail do respectivo Departamento ou Coordenação, conforme a tabela.
O Termo de Autorização e o Formulário de Metadados estão disponíveis no site do repositório digital http://repositorio.ifg.edu.br/.
 

 

Documentos:

Resolução SIB/IFG: Resolução 5, de 26 de março de 2013.

Portaria que regulamenta a cobrança de Multa: Portaria nº 601 de 27 de março de 2015 

Resolução do ReDi: CONSUP/IFG de no 027, de 02 de outubro de 2017.

Instrução normativa do Empréstimo entre Bibliotecas: INSTRUÇÃO PROPPG N° 01 de 22 de outubro de 2018.

Instrução n. 1, de 28 de agosto de 2019 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação dispõe sobre os procedimentos de entrega para a Diretoria de Pós-Graduação (DPG) ou Coordenação de Biblioteca do câmpus das dissertações e teses dos servidores afastados para cursar pós-graduação stricto sensu e/ou dos bolsistas PIQ-A e PIQ-S.

Formulários:

Formulário EEB

 


 Dicas de Leitura

 


 

Treinamento 

Capacitação quanto ao uso da biblioteca

Treinamento para o uso dos recursos e serviços oferecidos pelas bibliotecas do SIB/IFG. Tem como objetivo informar ao usuário  sobre o funcionamento da biblioteca, normas, regulamentos, como realizar pesquisas básicas no catálogo online (Software Sophia), assim como, orientação quanto à busca, recuperação e uso das informações.

 

Treinamento Portal de Periódicos Capes

Tem por objetivo habilitar os alunos, professores e técnicos-administrativos a utilizarem melhor os recursos disponíveis para pesquisa no Portal de Periódicos Capes.


 

Biblioteca Professor Jorge Félix de Souza

Rua 75, nº 46, Setor Central, Goiânia-GO, 74055-110.

Horário de funcionamento: 

Das 7 às 22 horas de segunda a sexta-feira e sábado (letivo) das 7 às 13 horas. 

Contato:

Clique para acessar a lista de ramais (62) 3227-2750 (Coordenação/Processamento Técnico)

Clique para acessar a lista de ramais (62) 3227-2799 (Balcão de Atendimento)

Endereço de email bib.goianiaifg.edu.br - Coordenação da Biblioteca

Equipe de Bibliotecários/as:

Coordenador: Alisson de Sousa Belthodo Santos 

Endereço de email alisson.santosifg.edu.br 

 

Karol Almeida da Silva Abreu

Endereço de email karol.abreuifg.edu.br 

 

Lana Cristina Dias Oliveira

Endereço de email lana.oliveiraifg.edu.br