Coordenação de Comunicação Social - Câmpus Goiânia

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Publicado: Quarta, 15 de Fevereiro de 2017, 15h34 | Última atualização em Segunda, 21 de Agosto de 2023, 12h26
Equipe CCS:

Emerson Fagundes (Coordenador)

Charles Alves

Cristiane Hirata

Elizabeth Rabelo

Dustan Oeven

Ítala Carvalho

Mayara Jordana
Contato: (62) 3227-2876
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A Coordenação de Comunicação Social (CCS) é uma instância subordinada à Direção-Geral do Câmpus Goiânia, responsável pela coordenação das ações de comunicação e de atendimento à imprensa no âmbito do câmpus.   

  Horário de funcionamento: das 7h às 19h. 

 Turno Matutino: Charles Alves, Cristiane Hirata, Elizabeth Rabelo, Mayara Jordana
 Turno Vespertino: Dustan Oeven e Ítala Carvalho  

 

 

 

 

 


Política de Comunicação

A Política de Comunicação do IFG foi aprovada pelo Consup em 29 de março de 2021, por meio da RESOLUÇÃO Nº 51, de 30 de março de 2021 (PDF 267 KB)


Plano Local de Comunicação do Câmpus Goiânia

A elaboração do Plano Local de Comunicação do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás foi realizada pela equipe de servidores que compõe a Coordenação de Comunicação Social da unidade, tendo como premissa o planejamento estratégico do setor para atender as demandas de divulgações institucionais no período de maio de 2021 a abril de 2022. As ações a serem empreendidas estão em consonância com as metas e objetivos estipulados no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2023) e atividades descritas no Plano Anual de Trabalho (PAT) do Câmpus Goiânia. Também são considerados os resultados dos processos de avaliação institucionais emitidos pela Comissão Própria de Avaliação e Ouvidoria, por exemplo, e as ações previstas pelo Calendário Acadêmico da unidade.

O Plano estrutura as ações de comunicação específicas da unidade e favorece o alinhamento com ações que estão estipuladas com o Plano de Comunicação do IFG, desenvolvido pela Diretoria de Comunicação da Reitoria. O documento visa ainda  detalhar as ações e recursos disponíveis para alcançar alguns objetivos estipulados na Política de Comunicação do IFG.

2021 / 2022 - Plano local de Comunicação do Câmpus Goiânia do IFG

Consulte todos os Planos de Comunicação do IFG e de seus câmpus


Canais de Comunicação

O Portal do IFG, as páginas dos câmpus, os perfis e páginas das redes sociais na internet (leia os termos de uso), bem como o e-mail institucional, são os principais meios de comunicação com os públicos interno e externo. Neles são divulgadas as informações institucionais e as notícias jornalísticas a respeito dos acontecimentos importantes da Instituição e suas unidades (acesse as notícias do portal institucional e acesse o banco de notícias de 2009 a início de 2017).

O site do Câmpus Goiânia apresenta uma área de destaque para as notícias locais, mas também há espaço para os comunicados e eventos, espaço em que são divulgadas informações sucintas, que não estão estruturadas como uma notícia ou reportagem jornalística. Outros ambientes do site são administrados por setores específicos e tendem a tornar público os atos administrativos, bem como serviços e contatos para a comunidade. Saiba como sugerir divulgações clicando neste link.

 

 www.ifg.edu.br/goiania 

 Facebook: /IFG.Goiania

 Twitter: @IFG_Goiania

 Instagram: @ifggoiania

 Linkedin: IFG - Câmpus Goiânia

 Youtube: IFGGoiânia

 Spotify: IFG Goiânia

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

Confira os termos de uso dos perfis e páginas oficiais do IFG


Sugestão de divulgação

A Comunicação Social possui como prioridade o atendimento das pautas que sejam inerentes ao Câmpus Goiânia. Servidores e estudantes podem sugerir conteúdos para divulgação no site e nas redes sociais e também entrar em contato para solicitar cobertura jornalística dos eventos institucionais realizados no âmbito da unidade. 

As sugestões de pautas diversas, para eventos ou mesmo solicitações que tratem de editais e aberturas de inscrições – classificadas como factuais – deverão ser enviadas ao setor com antecedência de, pelo menos, dois dias. A CCS não garante a publicação de matérias oriundas de pautas que sejam sugeridas no mesmo dia do fato, mesmo que relevantes. 

Quando a sugestão é recebida, ela é analisada pela Coordenação de Comunicação Social - CCS do Câmpus Goiânia, que segue critérios técnicoséticos jornalísticos e avalia se será ou não publicada em forma de notícia no site do câmpus e/ou encaminhada aos veículos de imprensa (emissoras de rádio, TV, jornais, revistas e sites).

Caso a sugestão recebida pela CCS Goiânia seja referente a outro câmpus ou à reitoria, ela será encaminhada ao jornalista da unidade.


O que a sugestão deverá conter?

- Título do assunto ou nome do evento;

- Um resumo do assunto (do que se trata a sugestão, quais os objetivos e outros);

- Data e local de realização;

- Público-alvo da ação

- Forma de inscrição (se haver necessidade prévia)

- Certificação (se houver)

- Contato do responsável pela solicitação (nome, telefone e e-mail);

- Informações complementares

- Fotografia ou imagem no formato horizontal, com resolução mínima de 1200 pixel.


Como entrar em contato?

Pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Pelo telefone: (62) 3227-2876

 


Imprensa

Profissionais da imprensa interessados em agendar entrevistas, receber releases, obter fontes para matérias ou mesmo informações sobre o IFG e mais especificamente sobre o Câmpus Goiânia devem entrar em contato por meio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone: (62) 3227-2876. Esse atendimento funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial, exceto nos finais de semana e feriados.


Banco de fontes

A Coordenação de Comunicação Social – CCS do Câmpus Goiânia disponibiliza um formulário específico para preenchimento dos professores e demais pesquisadores da unidade. O intuito é ampliar e consolidar o banco de fontes para o atendimento à imprensa, reunindo informações sobre as áreas de atuação, pesquisas e contatos de especialistas do câmpus.

Preencha o formulário e ajude a CCS a levar à comunidade as pesquisas e projetos desenvolvidos no IFG – Câmpus Goiânia.


Materiais Gráficos e Digitais

Os produtos e os serviços destinados aos públicos interno e externo devem ter uma identidade visual própria, mas com coesão e padronização condizentes aos conceitos e elementos técnicos que a Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia trabalha, objetivando facilitar o reconhecimento da Instituição e do Câmpus Goiânia e também fortalecer a imagem institucional, a marca e a assimilação dos conteúdos. 

Nesse sentido, a Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia atua na criação e produção de materiais gráficos e digitais demandados por gestores e servidores, para atividades e ações, especificamente, no Câmpus Goiânia. A produção dos materiais de divulgação para eventos institucionais desta unidade ocorre em conformidade com o Calendário de Eventos elaborado pela Coordenação de Eventos do Câmpus Goiânia. 

Demandas de criação e de produção gráfica que se referem ao IFG, em geral, e à Reitoria devem ser direcionadas à Diretoria de Comunicação Social - Dicom. Já as solicitações para um câmpus específico, que não o Câmpus Goiânia, precisam ser encaminhadas para os setores de comunicação destas unidades. 

Conheça as etapas do processo produtivo especificadas abaixo, que orientam os trabalhos de produção de materiais gráficos e digitais no Câmpus Goiânia:

1. Prazo de solicitação

Para que essas produções sejam realizadas, é fundamental que os solicitantes se atenham, primeiramente, aos prazos para o envio das solicitações de demandas de criação, que devem ser feitas, primordialmente, com antecedência, mínima, de 60 dias da data do projeto/ação/evento

O prazo de execução será estabelecido em cada caso, a partir do envio completo das informações pelo demandante à Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia. No prazo de execução, também pesam o planejamento e a rotina diária de trabalho desta coordenação e, especialmente, a quantidade e o planejamento prévio dos itens previstos em licitação para materiais de divulgação institucional neste câmpus. 

Entre os principais critérios para a confecção dos materiais, a Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia avalia: a necessidade, a prioridade, a proximidade temporal do projeto/ação/evento e o prazo mínimo de execução do material, o público-alvo, bem como a viabilidade de produção do material sugerido.

2. Formalização

Os interessados devem entrar em contato com a Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia formalizando a solicitação, conforme prazo descrito acima, seja pessoalmente neste setor, pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone: (62) 3227-2876

Para a formalização, o demandante precisa repassar as informações necessárias previamente, ciente de que outras informações ou dados podem ser solicitados, a qualquer tempo, por esta coordenação para a execução dos materiais. 

Dentre o conteúdo necessário, o solicitante pode enviar, por meio de um documento de texto (Word), as seguintes informações elementares para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. :

  • Título e/ou Tema do Projeto/Ação;
  • Uma breve descrição do Projeto/Ação de divulgação;
  • Sugestão do Tipo e Quantidade de material solicitado ( folder, cartaz, panfleto, banner, entre outros);
  • Imagens, anexos ou contatos para inscrição (links, e-mails, formulários, etc.), se houver;
  • Nome e contato do responsável pelo envio do conteúdo;
  • Informações sobre o público-alvo (comunidade interna e/ou externa);
  • Número de participantes previstos;
  • Prazo ideal de entrega dos materiais;
3. Edição e Avaliação do Material

Após o recebimento formal da solicitação, bem como das informações, a criação dos materiais é realizada pelos servidores da Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia, tendo, obrigatoriamente, o solicitante o dever de acompanhar, avaliar, revisar e aprovar os materiais elaborados, antes da confecção final, que é feita por empresas terceirizadas contratadas por meio de licitação.

4. Retirada e Distribuição

Os materiais desenvolvidos serão entregues ao solicitante por esta coordenação, conforme prazo de entrega a ser informado durante a execução. Cada solicitante é o responsável por realizar a retirada dos materiais na Coordenação de Comunicação Social, cabendo-lhe também a responsabilidade de, por exemplo, montar kits para os eventos ou fazer a distribuição dirigida de panfletos, cartazes e outros materiais externamente às dependências da Instituição.


Identidade Visual

Nesta seção é possível baixar as marcas específicas do Câmpus Goiânia, bem como ter acesso às marcas gerais do Instituto Federal de Goiás (IFG) e marcas do Governo Federal. Para aplicação das marcas, é preciso atentar-se ao "Manual de Uso da Marca do IFG" (última versão - 2015). As marcas são apresentadas nas versões resumida (Instituto Federal de Goias) ou completa (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás). Acesse abaixo as marcas do IFG/Câmpus Goiânia:

 

  • Marca IFG - Câmpus Goiânia - Arquivos em diversos formatos:
Ai (.zip 3893kB) Cdr (.zip 215kB)  Eps (.zip 2833kB)

 

  • Marca IFG - Câmpus Goiânia - Versões em formato de imagem colorida
completa (.jpg 29kB) resumida (.jpg 33kB) vertical (.jpg 56kB)

 

  • Marca IFG - Câmpus Goiânia - Versões em formato de imagem cinza
completa (.jpg 719kB) resumida (.jpg 729kB)

vertical (.jpg 778kB)

 

  • Marca IFG - Câmpus Goiânia - Versões em formato de imagem em preto
completa (.jpg 720kB) resumida (.jpg 730kB) vertical (jpg. 780kB)

 

  • Marca do IFG (versão geral)
.ai .cdr .eps

 

Completa (.jpg) Resumida - Horizontal (.jpg) Resumida - Vertical (.jpg)

 

  • Marca do Ministério da Educação
.jpg .cdr

 

  • Marca do Governo Federal

 

Manuais:

Manual de Uso da Marca do IFG (.PDF 420 KB)

Manual de Uso da Marca do Governo Federal 2019 (.PDF 5229kb) - Eleições 2018: seguir as orientações expressas no documento "Orientações para uso da marca do Governo Federal":  http://www.secom.gov.br/atuacao/publicidade/orientacoes-para-uso-da-marca-do-governo-federal 

Marcas Governo Federal: http://www.secom.gov.br/atuacao/publicidade/orientacoes-para-uso-da-marca-do-governo-federal

Manual de Uso da Marca do Governo Federal - Obras (.PDF 1999 kb)

Manual de Uso da Marca do Governo Federal - Patrocínio (Será publicado em breve)

 


Modelos de documentos para uso do Câmpus Goiânia


 1. Alunos e servidores podem sugerir pautas para a comunicação?

Sim. Todos os segmentos da comunidade acadêmica podem sugerir pautas para os setores de comunicação do IFG. No caso do Câmpus Goiânia, as pautas são sugeridas para a Coordenação de Comunicação Social e, caso o assunto seja de abrangência de todo o IFG, as pautas são sugeridas para Dicom - Reitoria. Saiba como sugerir uma pauta. 

 

2. Toda sugestão de pauta é notícia jornalística?

Não. Nem tudo que ocorre na instituição transforma-se em notícia para o site ou para as páginas dos câmpus. Na produção jornalística, os jornalistas valem-se dos valores das notícias. O profissional, que domina a técnica de produção jornalística, assume o papel de selecionador, em que avalia se um determinado fato é notícia ou não. O jornalista está sempre atento aos critérios de noticiabilidade, que é o conjunto de requisitos observados na avaliação de um fato para que se torne uma notícia, ou seja, para que seja relatado ao público e, assim, adquira dimensão pública. O principal critério de noticiabilidade é o interesse público. Saiba mais sobre os critérios técnicos jornalísticos.

 

3. Com quanto tempo de antecedência devo sugerir uma pauta? 

Para a cobertura jornalística, a Coordenação de Comunicação Social trabalha com uma agenda planejada, visando distribuir as pautas para os servidores que serão escalados para as atividades programadas. Portanto, as sugestões de pautas diversas, para eventos ou mesmo solicitações que tratem de editais e aberturas de inscrições – classificadas como factuais – deverão ser enviadas ao setor com antecedência de, pelo menos, dois dias. A CCS não garante a publicação de matérias oriundas de pautas que sejam sugeridas no mesmo dia do fato, mesmo que relevantes.


4. A marca do IFG pode ser alterada?

Não. A marca do IFG precisa ter sua aplicação seguindo o Manual da Marca e não podem ser realizadas alterações não previstas nesse Manual. O resultado final encontra-se na edição 2015 do Manual de Aplicação da Marca Instituto Federal, cujo objetivo é orientar e normatizar a aplicação da Marca IF em projetos gráficos e outras aplicações. Acesse o Manual de Aplicação

 

5. Todos os setores podem ter marca própria?

Não. A marca possui estrutura para que sejam criadas outras assinaturas, apenas com a substituição dos campos “Definição da estrutura” e “Nome da estrutura”, mas isso não é aplicado a todas as estruturas institucionais. Para saber mais, acesse o Manual de Aplicação

 

6. Devo escrever câmpus, campus ou campi?

Considerando-se que a forma aportuguesada "câmpus", grafada com acento circunflexo, tanto para o singular quanto para o plural, é aceita pela Academia Brasileira de Letras, no âmbito do IFG o vocábulo deve permanecer grafado dessa maneira nos documentos e divulgações institucionais, conforme Memorando-Circular nº 010/2015/GAB/IFG.

 

7. Todos os servidores que ocupam funções gratificadas podem ter cartão institucional?
Pela Instrução Normativa nº 09, de 03 de outubro de 2012, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, o cartão institucional somente poderá ser custeado com recursos públicos para os ocupantes de cargos de direção (CD).


Orientações

Termos de uso dos perfis e páginas oficiais do IFG

Cartões institucionais (.pdf 152kB)

Uso do E-mail Institucional (.pdf 354kB)

Manual de Redação do IFG

Grafia da palavra "câmpus" no âmbito do IFG (.pdf 469kB)

Orientações para divulgação no site

Critérios jornalísticos para divulgação no site (.pdf 67kB)

Critérios éticos para publicação jornalística no site (.pdf 67kB)

Manual de Orientações para Redes Sociais (.PDF 1,66 MB)

Manual de Redação da Presidência da República (.PDF 765 KB)

Spot da Campanha IFG - Respeitar, Cuidar e Acolher para veiculação nos espaços institucionais (.mp3 967kB)

Instruções sobre solicitação de Notas de Falecimento de servidores (ativos e inativos) e alunos regularmente matriculados no Câmpus Goiânia (.PDF 868 kB).

 


Uso dos murais

Com o objetivo de estabelecer uma comunicação efetiva com nosso público interno, a Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia (CCS Goiânia) disponibiliza murais fixados em pontos estratégicos da unidade. Neles é possível encontrar informes, avisos sobre eventos, vagas de estágio, entre outras informações que interessam aos alunos e servidores do câmpus.

O espaço é administrado pela CCS, mas é aberto também para pessoas, departamentos ou instituições interessadas em se comunicar com o público do câmpus. Para tanto, basta procurar a Coordenação de Comunicação Social para solicitar autorização (carimbo) de uso dos murais nas peças a serem divulgadas. Esse procedimento é necessário para evitar que ocorra poluição visual ou afixação de materiais em desacordo com princípios da Instituição, além de ser importante para que a equipe de comunicação possa realizar a manutenção dos informes dentro da unidade.


Os materiais afixados deverão atender aos objetivos institucionais e obedecerão às seguintes regras e orientações:

a) Serão afixados nesses murais, cartazes e/ou documentos de divulgação institucional em geral, de comunicação interna e avisos diversos;

b) O setor que possuir um mural específico deverá utilizar preferencialmente este para as suas divulgações;

c) A permanência máxima de cada material afixado nos murais será até a sua validade, ou pelo prazo estipulado pelo setor que administra o mural, ficando sob responsabilidade do setor que o afixou efetuar a sua retirada;

d) Todo material externo a ser afixado nos murais deverá receber autorização de publicação das coordenações de comunicação social, por meio de assinatura e/ou carimbo;

e) Não deve ser realizada a afixação de materiais impressos fora dos murais;

f) Os murais são um espaço informativo institucional, não sendo permitidas mensagens que violem qualquer norma legal vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal; com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia; com linguagem ou imagem obscena e/ou pornográfica; anônimas ou com assinatura falsa;

g) Materiais gráficos de cunho comercial poderão ser afixados após análise do setor de comunicação social e em local específico para essa finalidade;

h) O interessado em realizar divulgação de cartazes e/ou documentos nos murais da Reitoria ou dos câmpus deverá procurar os setores de comunicação social da respectiva unidade para a devida autorização e/ou orientação sobre a afixação do material desejado;

i) No caso do não cumprimento dessas orientações, os cartazes e comunicados poderão ser retirados pelo responsável pelo mural, sem aviso prévio.

 

Preservação do patrimônio

Além de informar, uma das principais funções dos murais é cumprir com a missão de preservação do nosso patrimônio arquitetônico e urbanístico, uma vez que parte do prédio do Câmpus Goiânia foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e compõe o acervo Art Déco de Goiânia. Por essa razão, a CCS reforça a importância do bom uso dos murais. Assim, evita-se a fixação de cartazes e demais informes fora desses locais, contribuindo para o zelo e cuidado com o prédio do câmpus. Vale destacar também que os murais encontram-se em locais de fácil acesso e de grande fluxo de alunos e servidores, o que torna a comunicação mais eficiente.

 

Economia

Com o objetivo de economizar impressões, a CCS disponibiliza aos alunos e servidores do câmpus outros meios de comunicação digitais. Periodicamente são enviados para os e-mails institucionais as principais informações da unidade por meio do Informativo. Outros informes sobre eventos, editais, congressos, atividades culturais e acadêmicas promovidas por demais instituições são veiculadas pela Divulgação Externa – boletim que reúne tópicos destinados ao público acadêmico enviado sempre às quintas-feiras. Os assuntos veiculados podem ser sugeridos diretamente ao departamento de comunicação. Veja qual o procedimento necessário aqui: Sugestão de Divulgação.

Confira o documento sobre as Orientações de Uso dos Murais do IFG - Câmpus Goiânia.

 


Campanha Eu Curto e Cuido

A campanha de comunicação para preservação do patrimônio do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) é uma iniciativa da Coordenação de Comunicação Social do IFG - Câmpus Goiânia, com o apoio da Direção-Geral, iniciada em 5 de julho de 2012, em virtude das comemorações de 70 anos de aniversário do câmpus.

Nesta data, celebra-se também o Batismo Cultural de Goiânia, ocorrido em 1942, quando o prédio da então Escola Técnica de Goiânia abrigou parte dos eventos da inauguração da nova capital de Goiás. Em 2013, a campanha passa a ser intitulada de Eu Curto e Cuido, com intuito de conferir identidade às ações de comunicação destinadas à sensibilização da comunidade acadêmica com vistas à preservação do patrimônio arquitetônico, histórico e cultural que representa o Câmpus Goiânia.

Objetivo geral
A campanha de comunicação institucional Eu Curto e Cuido visa divulgar e preservar a memória histórica e acervo arquitetônico Art Déco do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG).

Objetivos específicos

  • Divulgar a história e o patrimônio arquitetônico Art Déco no IFG;
  • Promover campanhas educativas sobre a preservação do patrimônio;
  • Contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de responsabilidade compartilhada pelo bem público institucional.

Justificativa
A campanha Eu Curto e Cuido justifica-se pela sua contribuição educacional para ocupação responsável do IFG - Câmpus Goiânia, prédio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como um dos bens isolados e edifício público do acervo arquitetônico e urbanístico Art Déco de Goiânia, com objetivo de se conservar este patrimônio.

Desenvolvimento
As ações da campanha Eu Curto e Cuido são planejadas no início de cada ano letivo no IFG - Câmpus Goiânia, pela Coordenação de Comunicação Social do IFG - Câmpus Goiânia, com aval e apoio da Direção-Geral do Câmpus Goiânia. Os recursos para a campanha advém de contratos de materiais gráficos, serigráficos e produção de vídeos e fotos com orçamento da própria instituição.

A execução das ações da campanha ocorre ao longo do ano letivo, com ênfase especial das atividades na data de celebração do aniversário do câmpus, em 5 de julho. Para tanto, são empreendidos esforços e recursos da Coordenação de Comunicação Social do IFG -Câmpus Goiânia, na concepção e elaboração de materiais de comunicação institucional que subsidiem a realização da campanha Eu Curto e Cuido, como: produção de fotografias, desenvolvimento de artes gráficas para materiais impressos e redes sociais digitais, produção de matérias jornalísticas para site e de conteúdos sobre a campanha para redes sociais digitais, elaboração de roteiro, gravações e edições de vídeos da campanha para veiculação em plataformas digitais e em eventos institucionais.

Em 2013, a campanha foi nomeada como Eu Curto e Cuido e visou à sensibilização da comunidade acadêmica, por meio da elaboração de uma identidade visual específica, sendo utilizada em documentos oficiais, materiais gráficos e vídeos, com slogan: Câmpus Goiânia - Patrimônio Art Déco. Nos anos posteriores, foram produzidos cartazes para orientação sobre a preservação do patrimônio para os públicos da instituição e foram feitas divulgações da campanha em redes sociais.

Em 2014, ocorre o mapeamento das obras de artes que compõem o acervo artístico da instituição e foi aberta a exposição fotográfica permanente Eu Curto e Cuido, no Teatro do IFG. Em 2015 e 2016, foram produzidos adesivos da campanha, que foram afixados nos murais do câmpus. Em 2016, foi elaborada nova cartilha institucional com parte do conteúdo dedicado à divulgação do patrimônio. Em 2017, foi mantida novo site do IFG - Câmpus Goiânia a página sobre patrimônio Art Déco e foram desenvolvidos novas ações (confecção de blocos, marcadores de página, sorteios de brindes, plotagem de painéis, etc.). Em 2018, a campanha prosseguiu com a apoio ao evento Goiânia Art Déco Festival e com a realização do Passeio Bike Déco e Moto Déco.

Resultados
Por meio da campanha, os resultados são: a comunidade acadêmica é levada a continuamente a tomar conhecimento sobre a história do patrimônio histórico e arquitetônico que ocupa no IFG - Câmpus Goiânia; servidores e alunos compartilham a responsabilidade pela preservação do edifício, especialmente, conscientes das limitações em não afixar cartazes e faixas aleatoriamente no prédio do câmpus; parceria com a gerência de manutenção do câmpus para ações conjuntas de preservação do edifício público; maior interação entre a instituição e o público externo através da campanha sobre a preservação do patrimônio pelas redes sociais digitais; cobertura midiática gratuita sobre a história e preservação do patrimônio junto à mídia local; maior interesse da comunidade pela história da Instituição onde trabalha, estuda ou visita.

Confira o relatório sobre a campanha de preservação do patrimônio do Câmpus Goiânia do IFG


Participação na Rádio UFG

O Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) participa nas manhãs das quintas-feiras do programa Intercampus da Rádio Universitária da Universidade Federal de Goiás (UFG). O espaço é uma parceria entre IFG e a Rádio UFG, firmada em 2017.

A participação é realizada pela equipe da Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG, que divulga informações sobre a Instituição, sempre nas quintas-feiras no programa, a partir das 11h30, ao vivo por telefone. Para acompanhar, sintonize a Rádio pela frequência 870 AM ou pelo site: https://radio.ufg.br/p/8051-radio-ao-vivo.

Ouça as participações do IFG no programa Intercampus da Rádio UFG.

 


Flash da Ciência

O Flash da Ciência é um projeto concebido e realizado pela Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), que tem como objetivo promover e divulgar para a comunidade as ações de pesquisa e extensão produzidas por alunos e servidores da unidade. São objetivos específicos:

  • Divulgar estudos realizados pelos pesquisadores, especialmente os que possuem foco na inovação;
  • Mostrar ações de extensão desenvolvidas (especialmente as ações que advêm de pesquisas);
  • Tornar acessível ao público a compreensão sobre o que é pesquisado;
  • Evidenciar o impacto social da ciência na comunidade;
  • Despertar nos pesquisadores e jovens cientistas o interesse por novas pesquisas;
  • Apresentar aos pesquisadores novos formatos de divulgação científica;
  • Apresentar à sociedade o retorno dos investimentos públicos.

Como conteúdo, são produzidos matérias jornalísticas, vídeos e podcasts, que são difundidos nas redes sociais e canais de comunicação do Câmpus Goiânia. Confira abaixo os conteúdos: