Licenciatura em Música

Imprimir

O Licenciado em Música é o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos ao Ensino de Música. Sua atribuição central é a docência na Educação Básica, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da Música, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas; assim como sobre estratégias para transposição do conhecimento musical em saber escolar. Além de trabalhar diretamente na sala de aula, o licenciado elabora e analisa materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Realiza ainda pesquisas em Ensino de Música, coordena e supervisiona equipes de trabalho. Em sua atuação, prima pelo desenvolvimento do educando, incluindo sua formação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico.

(Fonte: Referenciais curriculares nacionais dos cursos de bacharelado e licenciatura)


Sobre a Licenciatura

A Licenciatura se configura como curso superior que confere, ao diplomado, competências para atuar como professor na educação básica.

 

Objetivos do curso

A Licenciatura em Música é ofertada aos egressos do ensino médio e tem como objetivo promover a formação superior de docentes que atuarão no ensino da música, no contexto da Educação Básica, incluindo o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A formação do perfil profissional do licenciado em Música pelo IFG, como tal um profissional da educação, envolve o desenvolvimento das capacidades de: interação por meio da comunicação e o discernimento crítico estético musical; percepção, apreciação e análise musical; criatividade e habilidade técnica em um instrumento musical ou canto, reconhecimento, tradução e interpretação da linguagem musical; expressar-se livremente por meio da improvisação musical.


Mercado de trabalho

O licenciado em Música estará habilitado a trabalhar em instituições onde o ensino musical se faz mister e o fazer musical se realiza, como: orquestras, bandas de música, civis e militares, big bands, corais e grupos camerísticos. Pode, ainda, atuar em outras áreas da produção musical, tais como: editoração de partituras, elaboração de projetos, atuação em estúdios e na direção de conjuntos musicais.


Duração

O curso tem a duração de 3,5 anos e é oferecido no período vespertino.


Vagas

30 vagas


Local de Funcionamento

O curso é oferecido no câmpus em Goiânia.