Licenciatura em Música

Imprimir

O Licenciado em Música é o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos ao Ensino de Música. Sua atribuição central é a docência na Educação Básica, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da Música, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas; assim como sobre estratégias para transposição do conhecimento musical em saber escolar. Além de trabalhar diretamente na sala de aula, o licenciado elabora e analisa materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Realiza ainda pesquisas em Ensino de Música, coordena e supervisiona equipes de trabalho. Em sua atuação, prima pelo desenvolvimento do educando, incluindo sua formação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico.

(Fonte: Referenciais curriculares nacionais dos cursos de bacharelado e licenciatura)

 

Sobre a Licenciatura

A Licenciatura em Música se configura como um curso superior que confere ao diplomado a capacitação para a atuação como educador musical e pesquisador na área da música, nos níveis da educação básica (infantil, fundamental, médio e técnico) por meio da integração entre ensino, pesquisa e extensão. No âmbito da formação que se propõe, espera-se, sobretudo, que o licenciado atue como educador e músico dotado de uma consciência ética e estética no que se refere ao papel da música na formação humana.

 

Objetivo do Curso

 

Mercado de Trabalho

O Licenciado em Música estará habilitado a atuar como educador musical na educação básica em escolas públicas e privadas e no ensino específico, individual e/ou coletivo.

 

Duração

O curso tem a duração de 3,5 anos e é oferecido no período vespertino.

 

Vagas

30 vagas

 

Local de Funcionamento

O curso é oferecido no Câmpus em Goiânia.

 

Mais informações na página do curso: http://www.goiania.ifg.edu.br/licmusica/