Núcleos de Pesquisa

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Publicado: Sexta, 03 de Março de 2017, 14h20 | Última atualização em Quarta, 31 de Março de 2021, 16h54

De acordo com o Art. 2º do Regulamento para Criação de Núcleos de Pesquisa do IFG, Núcleo de Pesquisa é "um grupo de pesquisadores constituído por meio de projeto aprovado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)". Trata-se de uma estrutura sistematizada de linhas de estudo ou de pesquisas agrupadas sob uma temática ampla e afim onde são desenvolvidos diferentes projetos de estudos, pesquisa e desenvolvimento para, de forma geral, gerar conhecimentos básicos e aplicados, contribuindo com a sociedade.


Os Núcleos de Pesquisa do Câmpus Oeste do IFG são:

Grupo de Pesquisa Panecástica 

Gepej – Grupo de estudos e pesquisas em políticas educacionais e juventude

NUPPS – Núcleo de Estudos e Pesquisa em Promoção da Saúde

Numpel – Núcleo Multicampi de Pesquisas e Estudos em Linguagem

 


Grupo de Pesquisa Panecástica 

 

O Grupo de Pesquisa Panecástica foi idealizado em 2016 pelas professoras Dra Cláudia Helena dos Santos Araújo (IFG - Câmpus Anápolis), Ms Dayanna Pereira dos Santos (Câmpus Anápolis) e Ms. Suzana Lopes de Albuquerque (Câmpus Goiânia Oeste) sendo certificado pelo IFG em abril de 2017 com composto pelas professoras Ms. Maria Carolina Terra Heberlein, Ms. Lidiane de Lemos Soares Pereira e pela discente Karla Rodrigues Mota. Atualmente, o grupo está composto por três linhas de pesquisa, agregando os seguintes pesquisadores:

 

Linha de Pesquisa

Descrição

Pesquisadores

Gestão e Organização

do trabalho pedagógico

na EPT

Princípios e concepções

da Educação

Profissional e Tecnológica;

a política e gestão da EPT; 

Educação para o trabalho

e trabalho

como princípio educativo;

Trabalho docente e suas

condições de produção.

 

Profª Drª Cláudia Helena dos Santos Araújo

Profª Drª Kamylla Pereira Borges

Profª Me. Marta Jane da Silva

 Prof. Me Reynaldo Zorzi Neto

Discentes:

Bárbara Beatriz Moreira do Nascimento

Karla Rodrigues Mota

Kenny Stephanny Souza Oliveira

Moisés de Oliveira Melo

Cultura

e Processos educacionais

em EPT

Fundamentos teóricos e epistemológicos

dos processos educacionais

em EPT em sua relação com a sociedade

e a cultura em diferentes

tempose espaços formais

e não-formais;

Currículo integrado

em diferentes níveis

e modalidades de ensino.

 

ProfªMe. Dayanna P. Santos;

Profª Me. Maria Carolina Terra Heberlein;

Profª Me. Suzana Albuquerque

Prof. Me. Dorian Erich

Prof. Me. Daniel Silva Barbosa

Discentes:

Elizângela Alves da Silva Moraes

Helen de Souza Costa

 

Educação Inclusiva

na perspectiva da

educação em geral e da EPT.

Estudos sobre as intervenções pedagógicas

e o processo de aprendizagem

na educação em geral e na EPT,

ambas no âmbito da educação

inclusiva;

Formação de Professores

na perspectiva da Educação Inclusiva.

 

Profª Me.Lidiane de Lemos Soares Pereira

 

Tem por objetivo desenvolver estudos e pesquisas sobre as relações estabelecidas entre a gestão e organização do trabalho pedagógico e os processos educativos na Educação Profissional e Tecnológica brasileira.

O Grupo se dedica a leituras, estudos, pesquisas e produção acadêmica sobre as relações entre a Gestão e Organização do trabalho pedagógico na EPT, os princípios e as concepções da Educação Profissional e Tecnológica.
Além disso, a investigação contempla também a política e a gestão da EPT, da Educação para o trabalho e do trabalho como princípio educativo. Incluem-se nesse estudo, a atividade docente e suas condições de produção; a Cultura e Processos educacionais em EPT e seus fundamentos teóricos e epistemológicos; a sua relação com a sociedade e a cultura em diferentes tempos e espaços formais e não-formais e o Currículo integrado em diferentes níveis e modalidades de ensino: a Educação Inclusiva na perspectiva da educação em geral e da EPT, tanto no que diz respeito ao ensino e aprendizagem quanto na formação de professores na perspectiva da Educação Inclusiva e no âmbito da EPT.

 

Site: http://pesquisa.ifg.edu.br/panecastica/

 


 

Gepej – Grupo de estudos e pesquisas em políticas educacionais e juventude

 

O trabalho do GEPEJ é orientado por uma abordagem sócio-histórica e fundamentado em conceitos/princípios como gestão democrática, direitos humanos, inclusão social e defesa da juventude.

O grupo tem como objetivo consolidar um espaço de proposição, desenvolvimento e socialização de investigações sobre políticas e gestão da Educação Básica no estado de Goiás, com ênfase em questões relacionadas às políticas educacionais e às juventudes.

Pautando-se nos conceitos/princípios mencionados, em linhas gerais, os estudos do GEPEJ visam focalizar questões inerentes às relações entre políticas de educação e juventude, tais como: direito à educação, juventude e cidadania; o papel do Estado no tocante à proposição de políticas educacionais; a educação profissional e as interfaces entre políticas de educação e de trabalho para a juventude; relações entre o setor público e o setor privado na educação; os processos de militarização da educação; metodologias de pesquisa adequadas a sujeitos jovens.

 

 Saiba mais sobre o Gepej no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/685674


NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM PROMOÇÃO DA SAÚDE – NUPPS


O NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM PROMOÇÃO DA SAÚDE (NUPPS) do IFG Câmpus Goiânia Oeste é o primeiro Núcleo de Pesquisa certificado pelo (CNPQ) da área da saúde do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

O NUPPS integra a área de Saúde Coletiva e é um Núcleo de Pesquisa multidisciplinar caracterizado pela abrangência das linhas de pesquisa que o compõem, sendo elas, abordagens metodológicas e epistemológicas no conceito de educação em saúde; contexto social na promoção da saúde; educação e promoção da saúde; promoção da saúde em alimentação e nutrição e sistemas de informação e a interação de iniciativas de promoção da saúde.

O NUPPS busca integrar as áreas de saúde e educação e ultrapassar os limites do IFG, levando conhecimento e desenvolvimento tecnológico e científico para a coletividade. Essa integração faz-se imprescindível, de modo especial, devido ao IFG Câmpus Goiânia Oeste apresentar como eixo o tema Ambiente e Saúde e como essência a Promoção da Saúde.

É com essa perspectiva que a equipe do NUPPS visa construir um alicerce para impulsionar o empoderamento da população, de modo especial, considerando o contexto do SUS e a realidade social para intervenções de saúde em educação, com enfoque na atenção primária de saúde. A equipe acredita que o NUPPS tem condições para atuar no desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão relacionadas à temática de educação e de práticas de Promoção da Saúde com impacto também para o ensino. Além disso, contribuirá com docentes, estudantes, gestores, profissionais e usuários dos serviços de saúde e de educação no município de Goiânia, no estado de Goiás e no Brasil.

 

Saiba mais sobre o NUPPS no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3638268714733227


 

Numpel – Núcleo Multicampi de Pesquisas e Estudos em Linguagem

 

O Núcleo Multicampi de Pesquisas e Estudos em Linguagem (Numpel) tem como objetivos:

1) Congregar pesquisadores da área de Linguagem em atuação nos diversos câmpus do IFG;

2) Promover a integração ensino/pesquisa/extensão na área da Linguagem no âmbito do IFG;

3) Apoiar ações de ensino e pesquisa em parceria com as pró-reitorias de Ensino e de Pesquisa do IFG;

4) Fomentar a pesquisa no curso de Licenciatura em Letras/Português do IFG;

5) Promover a produção do conhecimento na área de Linguagens por meio da publicação de artigos científicos em revistas reconhecidas;

6) Posicionar o IFG e o Numpel no cenário regional e nacional no que tange à produção científica na área de Linguagens.

 

Saiba mais sobre o Numpel no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/33150