Vestibular Enem 2017/1

Inscrições abertas para seleção do curso de Pedagogia pela nota do Enem

O Instituto Federal de Goiás (IFG) abriu as inscrições na última sexta-feira, dia 16, para 1341 vagas em cursos superiores de bacharelado e licenciatura em 12 câmpus da Instituição, localizados na capital e no interior. As vagas serão preenchidas por meio de seleção específica com base na nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). As inscrições para o Vestibular 2017/1, que podem ser feitas até o dia 22 de janeiro, devem ser feitas exclusivamente pela internet, na página do Centro de Seleção. O IFG Câmpus Goiânia Oeste oferta nesta seleção 30 vagas para o curso superior de Licenciatura em Pedagogia. Os candidatos poderão solicitar isenção está semana, de segunda a sexta-feira, 19 a 23 de dezembro, das 8h às 13h, na Coordenação de Registros Acadêmicos e Escolares (CORAE) na sede provisória do câmpus.

O processo seletivo está aberto exclusivamente aos portadores de Certificado de Conclusão do Ensino Médio obtido por via regular, suplência ou curso equivalente e que participaram do Enem nos anos de 2014, 2015 ou 2016. Serão eliminados do processo seletivo os candidatos que tiverem obtido nota zero em qualquer área de conhecimento e os que tiverem obtido menos de 300 pontos na prova de redação.

Inscrição

O valor da taxa de inscrição é de R$30,00, mas estudantes que fizeram o Ensino Médio em escolas públicas ou que foram bolsistas integrais em escolas privadas podem solicitar isenção, entre os dias 19 e 23 de dezembro, das 8h às 13h, na Coordenação de Registros Acadêmicos e Escolares (CORAE) na sede provisória do câmpus.

Os estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas também podem se beneficiar das ações afirmativas adotadas pela Instituição, optando, no ato da inscrição, pela reserva de vagas (50% das vagas são destinadas a alunos que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas).

No momento em que for se inscrever, o candidato deverá informar se vai participar da seleção pelo sistema de reserva de vagas ou pelo sistema universal. Também precisará informar qual ano ele vai utilizar para sua pontuação (se 2014, 2015 ou 2016).

O candidato também precisa ficar atento à informação do CPF. Ele não poderá informar o CPF de outra pessoa (nem mesmo dos pais ou responsáveis), porque é pelo número do seu documento que será consultado o banco de dados do Ministério da Educação para conhecimento e validação das notas do Enem.

O resultado preliminar da seleção será divulgado no dia 9 de fevereiro. O resultado final será publicado no dia 16 de fevereiro. As matrículas de primeira chamada, de acordo com o Edital, devem ocorrer entre os dias 17 e 20 de fevereiro de 2017.

Sobre o Curso

O curso de Licenciatura em Pedagogia habilita o educador social com ênfase nos distintos processos educativos, prioritariamente, a Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

O IFG Câmpus Goiânia Oeste é a segunda instituição pública a ofertar o curso de Licenciatura em Pedagogia na capital goiana. A criação do curso é uma ação institucional de consolidação e intensificação da Política Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica, cuja finalidade envolve tanto a formação de professores que estão em exercício na educação básica pública sem a devida formação em nível superior, quanto à formação de novos docentes para suprir a escassez de profissionais da educação básica.

O curso tem duração de oito semestres letivos (quatro anos) e as aulas ocorrem no período noturno durante a semana e matutino aos sábados, das 19h às 22h15 (segunda a sexta) e das 07h30 às 12h30 (sábado). O curso de Licenciatura em Pedagogia é ofertado nas instalações do IFG Câmpus Goiânia Oeste, localizado no endereço provisório: Avenida C-198, qd. 500, Jardim América.

Confira o edital e outras informações sobre o Vestibular Enem 2017/1.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste.