Cinema

Longa-metragem realizado por professores e alunos do curso de Cinema e Audiovisual do IFG é selecionado em Tiradentes

O filme Terra e Luz, roteirizado e dirigido pelo professor do Instituto Federal de Goiás, Renné França, foi selecionado para a 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes e terá estreia na cidade mineira, à meia-noite do dia 27 de janeiro, dentro da “Sessão Bendita”, voltada ao público jovem. A lista completa de longas-metragens que serão exibidos pelo Festival de Tiradentes foi divulgada na quinta-feira, 5. O único representante de Goiás é o filme do IFG.

De acordo com o diretor de fotografia do filme, o professor do Câmpus Cidade de Goiás Carlos Cipriano, Terra e Luz é um filme do gênero terror rodado nos entornos da cidade de Goiás, com cenas feitas na Serra Dourada e em Aruanã, às margens do Rio Araguaia. O filme é "ambientado no cerrado e em um futuro pós-apocalíptico e narra a trajetória dos seres humanos vagando em busca de sobrevivência. Nesse futuro não muito distante dos dias de hoje, um homem tem a chance de se re-humanizar após o fim do mundo que conhecemos", ressaltou o professor.

O filme foi realizado por uma equipe de professores e estudantes do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual do Câmpus Cidade de Goiás do IFG, utilizando os equipamentos do Núcleo de Produção Digital (NPD). Além do professor Renné e do professor Carlos Cipriano, trabalharam no projeto a professora Cristiane Ventura (direção de arte), o professor Guilherme Martins (edição de som e montagem) e o professor Marcelo Jungmann (participando como ator no elenco).

Entre os estudantes do curso que trabalharam no filme, todos da primeira turma do curso de Cinema e Audiovisual, estão Pedro Otto e Rafael Freire (como atores), Victor Hugo Diniz (direção de arte), Daniel Sena (maquiagem), Elder Patrick (captação de som), Arthur Oliveira Cintra (assistência de câmera) e Júlio Cesar Mahr (assistência de câmera e programação visual).

Festival de Tiradentes

Pelo segundo ano consecutivo, um longa-metragem realizado por docentes do curso de Cinema e Audiovisual do IFG é selecionado para a Mostra de Cinema de Tiradentes, sendo o único representante goiano. No ano passado, a Mostra Aurora exibiu o documentário “Taego Ãwa”, co-dirigido pela professora Marcela Borela, com a participação dos professores Carlos Cipriano (câmera e produção) e Guilherme Martins (montagem). Considerando que o curso só existe há dois anos, trata-se de uma boa média. Para as próximas edições, é esperado que o trabalho dos estudantes do curso também esteja nessa importante vitrine do cinema nacional.

Curso de Cinema no IFG

O processo seletivo do Vestibular Enem 2017/1 para ingresso no curso de Cinema e Audiovisual do IFG está com inscrições abertas até 22 de janeiro. Os interessados podem usar a nota do ENEM de 2014, 2015 ou 2016. O curso é ministrado no Câmpus Cidade de Goiás.

Clique aqui para mais informações sobre o processo seletivo Vestibular Enem.

Confira também informações sobre a 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes e sua programação em: mostratiradentes.com.br/programacao/filmes.

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria.