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Inclusão/Acessibilidade

Criado: Terça, 16 de Agosto de 2016, 11h40 | Última atualização em Quinta, 11 de Julho de 2019, 17h04

 

As Necessidades Educacionais Específicas no IFG -  NAPNEs e NAI

 

       Historicamente, a  educação de pessoas com algum tipo de deficiência era restrita e, quando existente, empreendida em escolas especiais ou instituições de enfoque predominantemente clínico e/ou assistencial. No final do século XX, movimentos organizados por parte dessas pessoas, seus familiares e pesquisadores opuseram-se a condições que limitavam a participação social plena e, no campo educacional,  criticaram a exigência de que os alunos com deficiência somente pudessem estudar com os colegas sem deficiência se alcançassem certo padrão de "normalidade" preestabelecido. Em contraponto, propuseram uma educação especial inclusiva, isto é, que demandasse das instituições de ensino o provimento de condições/ adaptações  suficientes para a aprendizagem, sem que houvesse segregação ou prejuízo acadêmico. Nesse intuito, as políticas públicas  em educação, em nível mundial, vêm se debruçando no desafio de atender a essa premissa,  o que abrange o estabelecimento de serviços e/ou núcleos multiprofissionais que auxiliem as instituições de ensino, sobretudo o corpo docente, na inclusão educacional. 

     No IFG, em  outubro de 2017, foi aprovado  o Regulamento dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNEs, mediante a Resolução nº 30. Em janeiro de 2018, foi retificado e atualmente figura sob o título: Resolução CONSUP/IFG nº 01, de 04 de janeiro de 2018. O  documento regulamenta a implementação e  fornece diretrizes para a constituição desses núcleos, cujo público-alvo é composto por discentes que apresentem: condições de deficiência; transtorno global do desenvolvimento (como, por exemplo, o autismo); altas habilidades/ superdotação. Por fundamentar-se na perspectiva inclusiva, o propósito dos NAPNEs não é o  de exercer a escolarização desses discentes em um ambiente distinto dos demais colegas, e sim de subsidiar os docentes e demais servidores dos câmpus em desenvolver ações que possam dirimir ou minimizar barreiras que impeçam ou dificultem os processos de ensino-aprendizagem e que maximizem habilidades, potenciais e autonomia desses estudantes.

 

     NAPNEs

             Em 2017 foram instituídos no IFG, em cada câmpus, os Núcleos de Atendimento à Pessoa com Necessidades Específicas NAPNEs, ligados à Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), por meio do NAI. Compostos por uma comissão multiprofissional de servidores, os NAPNEs buscam “a quebra de barreiras arquitetônicas, comunicacionais, educacionais e atitudinais na instituição” (IFG, Resolução n°01/2018) e respondem pelas ações de acompanhamento às pessoas com necessidades educacionais específicas (dentre elas as pessoas com deficiência, as que apresentam altas habilidades/superdotação e as que apresentam transtorno global do desenvolvimento). Estudantes, pais e representantes da comunidade podem participar dos Núcleos.

 

    NAI (Núcleo de Ações Inclusivas) do IFG    

              O Núcleo de Ações Inclusivas (NAI) , vinculado à Proen, é responsável por assessorar o trabalho dos NAPNEs e pelo desenvolvimento de ações de capacitação relacionadas à educação especial inclusiva.  É composto por uma comissão de servidores das pró-reitorias, do Siass (Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Federal) e representantes da comunidade. Atualmente compõem o NAI os servidores:  Ana Beatriz Machado de Freitas (Proen);  Nathália Barcelos Oliveira (PROPPG), Ilza de Carvalho Santos (Siass),  Alinne Monteiro da Cruz Atanásio (Proad) e Thiago Hilário (Proen). 

 

 ATUAÇÕES DOS NAPNEs e NAI

 

                                                                                                       Encontros formativos 

II Encontro Técnico-formativo do NAI e NAPNEs do IFG

                                          Ano 2019

II Encontro, Técnico-Formativo do NAI e dos Napnes do IFG

         O II Encontro, realizado no dia 19 de março na Cinemateca do Câmpus Goiânia, teve como tema "Organização e gestão dos NAPNEs". Sobre o tema, proferiu palestra a profª Dnda. Rutiléia Maria de Lima Portes, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), onde assessora as ações inclusivas.

 

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Vejam mais sobre o II Encontro acessando o link :

https://www.ifg.edu.br/ultimas-noticias/12183-encontronainapnes2019

        

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                                                   Ano 2018

Encontro destina-se à capacitação, qualificação e discussão de princípios formativos e propostas de ações inclusivas

I Encontro, Técnico-Formativo do NAI e dos Napnes do IFG 

    O Encontro, realizado no dia 10 de maio de 2018 na Cinemateca do Câmpus Goiânia,  destinou-se ao conhecimento mútuo da realidade dos NAPNEs do IFG , bem como à  discussão  de princípios formativos e propostas de ações voltadas ao público das necessidades educacionais específicas . Houve apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos Núcleos ( por representantes de cada Napne) e a palestra “Acessibilidade e barreiras atitudinais”, ministrada pela professora Lílian Cintra (PUC Goiás). 

 

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                                    II SEMINÁRIO GOIANO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO TÉCNICA E TECNOLÓGICA E SUPERIOR PÚBLICA - 31/10/2018

imagem sem descrição.

      O  II Seminário Goiano de Inclusão na Educação Técnica e Tecnológica e Superior Pública é resultado de uma parceria entre as pró-reitorias de ensino do IFG, IF Goiano, UFG e UEG. Neste ano (2018) foi realizado no auditório do IF Goiano- Câmpus Trindade, no dia 31 de outubro, das 9h às 16h .

      A professora dra. Enicéia Gonçalves Mendes (UFSCar) proferiu a conferência “Ensino Colaborativo para o apoio à Inclusão Social”. Trata-se de  um trabalho  que envolve pais ,  alunos, professores e outros profissionais  tendo em vista  proporcionar ensino-aprendizagem de qualidade para o coletivo da sala de aula, considerando as necessidades específicas que determinados alunos requeiram. 

      No seminário também foram apresentadas  experiências exitosas na área de educação especial inclusiva, por parte de professores e estudantes das quatro instituições mencionadas.  

          Mais sobre o Seminário:

<https://www.ifgoiano.edu.br/home/index.php/component/content/article/177-destaque-trindade/10184-seminario-reune-if-goiano-ifg-ufg-e-ueg-para-debater-inclusao-na-educacao-superior-e-tecnica.html>

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                       NAPNEs e ações relacionadas às NEE nos Câmpus  

 

                       ANO 2019

 

 NAPNE Goiânia 

Próximo CinePsi Inclusão - dia 23/05, às 13h30  

Filme: Mãos talentosas

 

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       NAPNE ITUMBIARA 

        O Cineclube IFG realizará duas sessões no dia 20 de maio, segunda-feira, e discutirá a inclusão social das pessoas com transtorno mental, em referência ao dia da Luta Antimanicomial. Às 7h30 será exibido e debatido o filme Nise: O Coração da Loucura (2015, Brasil, 12 anos, 106 min, dir: Roberto Berliner) e às 19h30 será a vez de Um Estranho no Ninho​ (1976, EUA, 14 anos, 129 min, dir: Milos Forman).  Ambas as exibições serão no auditório do Campus Itumbiara e contarão com a debatedora Profª Drª Ligia Viana Andrade. Os eventos são gratuitos e abertos à comunidade.
          Trata-se de ação do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) em colaboração com servidores de outros setores do IFG. O projeto tem como marca a exibição e discussão de filmes ​que possibilitem a reflexão sobre a diversidade humana.
A participação dá direito a certificado, contanto que o participante se inscreva por meio do link: <http://bit.ly/2vNaJEq>

ou https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/publico/eventos/78558732-1dca-4bfc-b8f0-a474dd61231f/inscricao

 

 

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                                    CÂMPUS APARECIDA DE GOIÂNIA

 Março-2019

        O curso de Pedagogia Bilíngue do IFG, ofertado pelo Câmpus Aparecida, obteve conceito 5 ( nota máxima) pela avaliação do MEC.  O curso objetiva a formação de professores  que atuem na educação de surdos e ouvintes na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental e trabalhem em equipes multidisciplinares. Há reserva de vagas para surdos. 

         Saibam mais: https://www.ifg.edu.br/component/content/article/17-ifg/ultimas-noticias/12202-20-03-pedagogia-conceito-5

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           ABRIL -2019   NAPNE Aparecida de Goiânia

“II MAIS EJA – Mesas de Ação e Integração dos Saberes da Educação de Jovens e Adultos” - DIA 08/04,

organizadas pelas coordenações dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Alimentos, em Panificação e em Modelagem do Vestuário.               

           A apresentação foi feita pelo psicólogo Jorge Antônio Monteiro de Lima, que abordou diversos problemas comportamentais que acometem as pessoas na atualidade. A mesa “Alteridade, Diversidade e Tolerância” e o palestrante foram apresentados pelo coordenador do NAPNE do IFG Aparecida, professor Sandro Henrique Ribeiro.

      Vejam  a matéria:

http://www.ifg.edu.br/component/content/article/149-ifg/campus/aparecida-de-goiania/noticias-campus-aparecida/12588-09-04-mais-eja?highlight=WyJtYWlzIiwiJ21haXMiLCJlamEiLCJtYWlzIGVqYSJd

 

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       ABRIL-2019- NAPNE do Câmpus Aparecida de Goiânia

      imagem sem descrição.

         A atividade foi proposta pela profa. Ludmila Andrade, de "Literatura e Formação do Leitor", do Curso de Pedagogia Bilíngue e teve o apoio e organização do NAPNE do câmpus. 

       Kelly Cristina Tobias é fundadora do Instituto Vida Sonora de musicoterapia. Participou da produção do musical "Saltimbancos" adaptado para autistas, produção realizada juntamente com a Associação de familiares e amigos do Autismo de Goiás (Afaag), além de ser professora de canto e música para bebês e também personagem do livro infantil "Mundo Azul" da autora Romilda Ferreira.

       Saibam mais em:  http://www.ifg.edu.br/component/content/article/149-ifg/campus/aparecida-de-goiania/noticias-campus-aparecida/12721-ifg-aparecida-recebe-palestra-gratuita-sobre-musicoterapia-e-autismo?highlight=WyJtdXNpY290ZXJhcGlhIl0=

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                                             ANO 2018

Dia da Acessibilidade- Palestra na manhã de 04 de dezembro no Câmpus Goiânia:

"Uma visão sobre o capacitismo  e suas consequências na vida do brasileiro com deficiência física"

Palestrante:Renato Magno, ex-aluno da instituição.

Horário: das 8h às 12h

Local:Cinemateca do Câmpus Goiânia

Realização: NAPNE do Câmpus Goiânia

Acessem a matéria sobre o evento:

http://www.ifg.edu.br/component/content/article/273-ifg/campus/goiania/eventos-campus-goiania/proximos-eventos-campus-goiania/11091-palestra-dia-da-acessibilidade

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Formatura de aluno com necessidades educacionais específicas no Câmpus Inhumas-  Outubro /2018

João Marcos ao lado da mãe, Elenice, e dos membros da mesa diretiva

 O formando João Marcos entre a mãe, Elenice, e os membros da mesa diretiva

Saibam mais pelo link:

<https://www.ifg.edu.br/component/content/article/17-ifg/ultimas-noticias/10709-entrega-de-diploma-a-aluno-com-necessidades-especificas-e-destaque-em-formatura-no-campus-inhumas-2>

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Contatos da página

Responsável: NAI (Núcleo de Ações Inclusivas) / Núcleo Pedagógico da PROEN

Telefone: (62) 3612-2229

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

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