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Inclusão/Acessibilidade

Criado: Terça, 16 de Agosto de 2016, 11h40 | Última atualização em Quinta, 11 de Julho de 2019, 17h04

 

 ATUAÇÕES DOS NAPNEs e NAI

 Encontros formativos 

 II Encontro Técnico-formativo do NAI e NAPNEs do IFG

                                          Ano 2019

II Encontro, Técnico-Formativo do NAI e dos Napnes do IFG

         O II Encontro, realizado no dia 19 de março na Cinemateca do Câmpus Goiânia, teve como tema "Organização e gestão dos NAPNEs". Sobre o tema, proferiu palestra a profª Dnda. Rutiléia Maria de Lima Portes Vital, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), onde assessora as ações inclusivas. No turno vespertino, os participantes propuseram orientações, sugestões e encaminhamentos frente a situações-problema (apresentadas sob a forma de estudos de caso) baseadas no cotidiano de demandas que chegam aos NAPNEs.

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Vejam mais sobre o II Encontro acessando o link :

https://www.ifg.edu.br/ultimas-noticias/12183-encontronainapnes2019

 

         Programação:

9h30 – Recepção aos participantes
10h – Abertura
10h15min – Palestra: “Organização e gestão dos Napnes” - – Profª Ms. Rutileia Maria de Lima Portes Vital - Proen do IFTM
11h40min – Questões e debate.
12h15min- Almoço
13h45min- Ginástica laboral (Equipe Geap)14h – Oficina: “O papel formativo dos NAPNEs na atuação com os docentes” – Mediação: NAI-IFG e profª Rutileia Maria Portes
16h30min – Encaminhamentos e avaliação do encontro.

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                                                  Ano 2018

Encontro destina-se à capacitação, qualificação e discussão de princípios formativos e propostas de ações inclusivas

I Encontro, Técnico-Formativo do NAI e dos Napnes do IFG 

    O Encontro, realizado no dia 10 de maio de 2018 na Cinemateca do Câmpus Goiânia,  destinou-se ao conhecimento mútuo da realidade dos NAPNEs do IFG , bem como à  discussão  de princípios formativos e propostas de ações voltadas ao público das necessidades educacionais específicas . Houve apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos Núcleos ( por representantes de cada Napne) e a palestra “Acessibilidade e barreiras atitudinais”, ministrada pela professora Lílian Cintra (PUC Goiás). 

PROGRAMAÇÃO :

- Abertura: Apresentação dos membros do NAI
- Proposta de registro geral de ações dos NAPNEs
- Apresentação, por parte de um representante de cada NAPNE, da demanda de atendimento e como está sendo atendida (8 minutos para cada câmpus)

12h30 às 14h: Intervalo

14h às 16h: Palestra sobre Acessibilidade e barreiras atitudinais com a professora Lílian Cintra (PUC Goiás)
16h: Exposição artística: “Refletindo sobre caminhos de desenvolvimento humano”

 

 

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                                    II SEMINÁRIO GOIANO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO TÉCNICA E TECNOLÓGICA E SUPERIOR PÚBLICA - 31/10/2018

imagem sem descrição.

      O  II Seminário Goiano de Inclusão na Educação Técnica e Tecnológica e Superior Pública é resultado de uma parceria entre as pró-reitorias de ensino do IFG, IF Goiano, UFG e UEG. Neste ano (2018) foi realizado no auditório do IF Goiano- Câmpus Trindade, no dia 31 de outubro, das 9h às 16h .

      A professora dra. Enicéia Gonçalves Mendes (UFSCar) proferiu a conferência “Ensino Colaborativo para o apoio à Inclusão Social”. Trata-se de uma proposta de efetivação da inclusão educacional de alunos com necessidades educacionais específicas. Supõe  um trabalho  que envolve pais ,  alunos, professores e outros profissionais  tendo em vista o objetivo comum: proporcionar ensino-aprendizagem de qualidade para o coletivo da sala de aula, considerando as necessidades específicas que determinados alunos requeiram (por exemplo, recursos materiais diferenciados). 

      No seminário também foram apresentadas  experiências exitosas na área de educação especial inclusiva, por parte de professores e estudantes das quatro instituições mencionadas.  Pelo IF Goiano, o professor Leonardo Goulart Nunes apresentou o projeto Cão-Guia, que coordena no  Campus Urutaí. Alunos da UEG apresentaram materiais e ações pedagógicas inclusivas relacionadas à deficiência visual e a surdez. O professor Thiago do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG , representando a equipe do professor Wesley Pacheco e Waléria Vaz, relatou o projeto do protótipo Luva Transceptora: uma ferramenta de tradução automática , que converte sinais da Libras para a língua portuguesa. O Núcleo de Acessibilidade da UFG, por sua vez, trouxe a importância da avaliação  do aluno centrada nas especificidades do sujeito , e não da deficiência, como apresentado pela psicopedagoga Viviane Guimarães de Lucena Oliveira e pela acadêmica Thálita, que possui deficiência visual.

        O NAPNE de Itumbiara finalizou o Seminário apresentando uma experiência que envolveu, entre outros docentes e discentes,  uma professora e uma aluna surdas no ensino de Química. Sinais de libras foram criados considerando as especificidades do conteúdo da disciplina ministrada e as necessidades linguísticas/comunicacionais dos envolvidos. A ação recebeu menção honrosa da Secitec do Câmpus Itumbiara.

 

Mais sobre o Seminário:

<https://www.ifgoiano.edu.br/home/index.php/component/content/article/177-destaque-trindade/10184-seminario-reune-if-goiano-ifg-ufg-e-ueg-para-debater-inclusao-na-educacao-superior-e-tecnica.html>

 

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