Portal do Governo Brasileiro
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Bacharelado em Informática

 

Titulação: Bacharel em Informática
Modalidade: Bacharelado
Duração do Curso: 8 semestres
Regime: Semestral
Turno: Preferencialmente no Noturno
Público-alvo: Concluintes do Ensino Médio
Total de vagas: 30 (trinta)
Base Legal: Resolução nº 17, de 10 de dezembro de 2007, do Conselho Direto


Objetivos do Curso


O curso "Bacharelado em Informática" objetiva atender à demanda regional por profissionais que tenham sólidos conhecimentos em computação para aplicar, adaptar, projetar e desenvolver sistemas voltados principalmente para plataformas livres de proteções comerciais (software livre). Dentre os objetivos do curso, têm-se:

  • Capacitar o estudante a dominar fundamentos matemáticos necessários para um melhor entendimento de matérias da área de computação;

  • Formar profissionais com domínio do processo de projeto e implementação de sistemas computacionais;

  • Oferecer conhecimentos básicos das diversas áreas de computação (Redes de Computadores, Banco de Dados, Inteligência Artificial, Arquitetura de computadores);

  • Oferecer conhecimentos específicos da Teoria da Computação;

  • Formar profissionais com base humanística, conhecedores das regras básicas que regem a ética profissional da área de computação;

  • Formar profissionais empreendedores.


Perfil Profissional

Os egressos têm a responsabilidade de desenvolver, implementar e gerenciar uma infra-estrutura de tecnologia da informação (computadores e comunicação), dados (internos e externos) e sistemas que abrangem toda a organização. Têm a responsabilidade de fazer prospecção de novas tecnologias da informação e auxiliar na sua incorporação às estratégias, planejamento e práticas da organização. Ao final do curso, serão capacitados a aplicar seus conhecimentos de forma independente, inovadora e empreendedora, acompanhando a evolução do setor de Tecnologia de Informação e contribuindo na busca de soluções nas diferentes áreas aplicadas. A formação do curso formará profissionais possuidores de:
  • boa formação humanística, que inclui a compreensão do mundo e da sociedade, capacitação no desenvolvimento de habilidades de trabalho em grupo e de escrita técnica e expressão oral;

  • formação em negócios que permite uma visão da dinâmica organizacional;

  • conhecimento básico de legislação e propriedade intelectual;

  • capacidade de aplicar a computação em outros domínios de conhecimento, desenvolvendo e utilizando sistemas de informação para soluções de problemas organizacionais ou administrativos de diversos tipos de organizações.

Esses profissionais também poderão prosseguir na carreira acadêmica, ingressando em cursos de pós-graduação, pois além de disciplinas regulares do curso, uma gama variada de atividades extra-curriculares permitem o direcionamento dos estudos para a aquisição do perfil necessário.


Mercado de Trabalho / Campo de Atuação

Existe uma demanda regional por profissionais que tenham não somente conhecimentos gerenciais, mas especialmente sólidos conhecimentos em computação e informática e assim sejam capazes de aplicar, adaptar, projetar e desenvolver sistemas, principalmente, voltados para plataformas livres de proteções comerciais (software livre). O curso de Bacharelado em Informática pretende formar profissionais que atendam esta necessidade e assim contribuir para a maior qualificação da mão-de-obra bem como para a expansão deste mercado.


Duração do Curso / Carga Horária


O curso terá duração mínima de 4 (quatro) anos e o prazo máximo para integralização do mesmo é de 7 (sete) anos. A carga horária total do curso é de 3.040 horas divididas entre aulas presenciais, estágio supervisionado, iniciação científica, trabalho de conclusão de curso seminários/congressos/simpósios/cursos de extensão.


Total de Vagas / Horário de Funcionamento