Portal do Governo Brasileiro
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Frontpage Slideshow (version 2.0.0) - Copyright © 2006-2008 by JoomlaWorks

Bacharelado em Sistemas de Informação

Dados do Curso
Habilitação: Bacharel em Sistemas de Informação
Modalidade: Bacharelado
Duração do curso: 8 semestres
Regime: Semestral
Turno: Matutino
Público-alvo: Concluintes do Ensino Médio

Total de vagas: 30 (trinta) ofertadas anualmente

Autorização de Funcionamento: Resolução n° 28, de 13 de novembro de 2012

Coordenador: Victor Hugo Lázaro Lopes (Lattes, Google Acadêmico)

Portaria nº 1.777 de 09 de agosto de 2016

Telefone: 3514-9557
E-mail: cbsi.inhumas
@ifg.edu.br

Legislação Acadêmica da Graduação

Fluxo de Disciplinas

Matriz Curricular

Projeto do Curso

Lista de Docentes do Curso


Objetivos

As organizações contemporâneas têm na tecnologia da informação um elemento estratégico, na medida em que as soluções tecnológicas automatizam processos organizacionais e são fonte de vantagens competitivas através da análise de cenários, apoio ao processo decisório e definição e implementação de novas estratégias organizacionais. Assim, cresce a preocupação com a coleta, armazenamento, processamento e transmissão da informação na medida que a disponibilidade da informação certa, no momento certo, para o tomador de decisão certo, é requisito fundamental para a melhoria contínua da qualidade e competitividade organizacionais, o que implica em considerar a crescente relevância dos sistemas de informação baseados em computador.

O mercado de trabalho é amplo e promissor para profissionais que possuem o conhecimento necessário para a implementação de sistemas de informação nas organizações ou mesmo para a criação de novas soluções em Tecnologia da Informação.

Desta forma, o curso superior de Bacharelado em Sistemas de Informação a ser ofertado pelo IFG terá como objetivo garantir a formação de profissionais da área de Computação e Informática para atuação em pesquisa, gestão, desenvolvimento, uso e avaliação de tecnologias de informação aplicadas nas organizações. Além disso o curso deverá contemplar uma formação tecnológica, formação complementar com ênfase no estudo das organizações, formação humanística e formação suplementar

 

Área de atuação

O curso irá formar profissionais que deverão atuar no desenvolvimento e evolução de sistemas de informação e infra-estrutura de informação para uso em processos organizacionais, departamentais e/ou individuais.

Esta área corresponde à implementação das estratégias de tecnologia da informação alinhadas às estratégias de negócio, implicando na concretização nos níveis tático e operacional das soluções necessárias à inovação e flexibilidade organizacionais.

Nesta área o profissional de sistemas de informação atuará prioritariamente no desenvolvimento, implantação e gestão da infra-estrutura de tecnologia da informação no âmbito organizacional, departamental e/ou individual de acordo com o alinhamento estratégico entre negócios e tecnologia da informação e dentro de uma perspectiva de melhoria contínua dos processos e produtos organizacionais.