Portal do Governo Brasileiro
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padr√£o
  • Diminuir tamanho da fonte
P√°gina Inicial -> Sobre o Campus

Campus Inhumas

Campus Inhumas


Histórico

O Campus Inhumas foi inaugurado em 2007 como uma Unidade Descentralizada de Ensino (Uned), denominação que marcou a primeira fase de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no país.

Em dezembro de 2008, a antiga Uned transformou-se em Campus Inhumas, em virtude da convers√£o do Centro Federal de Educa√ß√£o Profissional e Tecnol√≥gica de Goi√°s (Cefet-GO) em Instituto Federal de Educa√ß√£o, Ci√™ncia e Tecnologia de Goi√°s (IFG). Atualmente, conta com ampla estrutura¬†f√≠sica e de servi√ßos e com um quadro de servidores qualificados, capazes de proporcionar aos estudantes¬†uma educa√ß√£o p√ļblica, gratuita e de qualidade.

Nesta perspectiva, levando-se em conta as características e demandas regionais, foram escolhidas as principais áreas de atuação da Instituição: Informática, Química e Alimentos. Nestas áreas estão alocados os cursos de níveis médio e superior atualmente ofertados.

Durante este per√≠odo, o Campus Inhumas, ciente de sua responsabilidade social, realizou al√©m de suas atividades regulares de ensino, diversos projetos que envolveram a comunidade interna e externa, com o intuito de propiciar aos seus alunos e servidores meios de exercerem suas atividades de forma mais din√Ęmica e produtiva e √† sociedade, o acesso a eventos art√≠sticos, culturais, educacionais e cient√≠ficos. Assim, como institui√ß√£o p√ļblica socialmente comprometida, coloca-se a servi√ßo do desenvolvimentode Inhumas e da regi√£o.

Em termos de cursos regulares, o campus Inhumas oferece hoje quatro cursos t√©cnicos de n√≠vel m√©dio: T√©cnico em Alimentos, T√©cnico em Inform√°tica, T√©cnico em Qu√≠mica e T√©cnico em Manuten√ß√£o e Suporte em Inform√°tica, sendo este √ļltimo na modalidade de Educa√ß√£o de Jovens e Adultos.

Oferece tamb√©m dois cursos superiores: Bacharelado em Inform√°tica e Licenciatura em Qu√≠mica. Na modalidade Educa√ß√£o a Dist√Ęncia (EaD), o campus oferece ainda o curso T√©cnico Subsequente em A√ßucar e √Ālcool, dentro do Programa e-Tec Brasil, com polos nas cidades de Inhumas e Goian√©sia. Al√©m dos cursos regulares, o campus Inhumas promove tamb√©m cursos de forma√ß√£o inicial e continuada de trabalhadores, atendendo assim a necessidades espec√≠ficas e localizadas.


Infraestrutura

Apesar de ainda não ter concluído todas as obras previstas para sua completa instalação, o campus Inhumas possui estrutura nova e moderna, adequada ao desenvolvimento da maioria das atuais demandas administrativas e pedagógicas, possibilitando aos alunos e servidores exercerem suas atividades em um ambiente agradável e seguro.

Comp√Ķem parte desta estrutura:

  • Laborat√≥rios de Inform√°tica, completos e em pleno funcionamento;

  • Laborat√≥rios de pr√°ticas conclu√≠dos: Qu√≠mica, Bromatologia, Tecnologia de Carnes e

  • Laborat√≥rios de pr√°ticas em fase de constru√ß√£o: Panifica√ß√£o, An√°lise Sensorial, Biologia, Microbiologia e Microscopia, F√≠sica e Matem√°tica (com previs√£o de entrega para fevereiro de 2011);

  • Biblioteca, acompanhada de sala de estudos, acervo atualizado e computadores com acesso √† Internet;

  • Instrumentos musicais e equipamentos esportivos;

  • Consult√≥rios: M√©dico, Odontol√≥gico e Psicol√≥gico;

  • Centro Esportivo, com¬†pista de atletismo e campo de futebol;



Assim, apesar de jovem,¬† o campus Inhumas j√° desempenha um papel social importante para a cidade de Inhumas e munic√≠pios circunvizinhos,¬† regi√£o geograficamente pr√≥xima √† capital, por√©m ainda carente de m√£o de obra especializada e de educa√ß√£o p√ļblica na √°rea de forma√ß√£o profissional.