Portal do Governo Brasileiro
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Técnico Integrado em Química

TÉCNICO INTEGRADO EM QUÍMICA

Titulação: Técnico Integrado em Química

Modalidade: Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio

Duração do curso: 3 anos

Regime: Anual

Turno: Integral

Público-alvo: Concluintes do Ensino Fundamental

Vagas: 30 (trinta)

Base Legal: Decreto Federal nº5224/04

 


Objetivos

O curso se destina a formação de técnicos de nível médio, na modalidade de Ensino Integrado, na área de Química Industrial, com competências e habilidades para operar processos químicos industriais bem como realizar o seu controle analítico. O profissional formado também contará com formação que garanta conhecimentos de princípios de qualidade, produtividade e ética, bem como os aspectos de impactos ambientais do desenvolvimento dos processos industriais.

 

Perfil do aluno egresso

O Curso Técnico Integrado em Química, aqui proposto tem sua organização curricular e pedagógica orientada para a formação de um profissional generalista, com competências e habilidades na área de Química que o habilitam a detectar e resolver problemas que se coloquem na realização de operações em sua área de atuação; tanto no controle e operação de processos industriais de base química, quanto no controle químico de qualidade de matérias-primas, reagentes e produtos, respeitando normas técnicas de qualidade e segurança. O profissional formado terá capacidade de dialogar tanto com os operadores de produção como com os engenheiros químicos e/ou químicos responsáveis.

 

Áreas de atuação

Conforme orientação do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, o Técnico em Química atua no planejamento, coordenação, operação e controle dos processos industriais e equipamentos nos processos produtivos. Planeja e coordena os processos laboratoriais. Realiza amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas. Realiza vendas e assistência técnica na aplicação de equipamentos e produtos químicos. Participa no desenvolvimento de produtos e validação de métodos. Atua com responsabilidade ambiental e em conformidade com as normas técnicas, as normas de qualidade e de boas práticas de manufatura e de segurança.

 

Mercado de Trabalho

O Técnico em Química poderá atuar nos seguintes setores do mercado de trabalho

-Laboratórios de controle de qualidade industrial (físico-químicos, químicos, microbiológicos e de produção)

-Indústrias químicas diversas, com atividades nas áreas de celulose e derivados, cimento, cerâmica, perfumes e cosméticos, explosivos, fogos de artifício, vidro, tintas e vernizes, fertilizantes, plásticos e borrachas, curtumes, dentre outras

-Indústrias petroquímicas

-Indústrias têxteis

-Indústrias de mineração.

-Indústrias alimentícias, com atividades nas áreas de alimentos e bebidas.

-Usinas de açúcar e álcool

-Unidades de tratamento de água, resíduos e efluentes

-Indústrias farmacêuticas e farmácias de manipulação.

-Empresas de comercialização e assistência técnica.

-Laboratórios de centros de pesquisa

-Laboratórios de ensino, de calibração, de análises e de controle de qualidade ambiental

-Entidades de certificação de produtos

-Órgãos públicos.

-Outros pertinentes à sua formação ou regidos pelas competências adquiridas ao receber o seu registro no Conselho Regional de Química (CRQ).

 

Funcionamento

O Curso Técnico em Química será oferecido em período integral.