Capacitação

Turma da capacitação em Petrolina-PE

Gestores participam de capacitação sobre curso de línguas

Coordenadora de Relações Internacionais, professora Suelene Vaz da Silva, e o Diretor de Educação a Distância do IFG, professor Júlio César dos Santos, participaram dias 29 e 30 de novembro de uma capacitação no Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Câmpus Petrolina. O objetivo foi conhecer o projeto do Curso de Língua Portuguesa para estrangeiros (PLA – Português como Língua Adicional) e outros cursos ligados ao e-Tec Idiomas, da Rede e-Tec Brasil.

A capacitação é parte de uma série de ações desenvolvidas pelo Ministério da Educação (MEC) em função das demandas surgidas com o processo de internacionalização da educação no Brasil. Nos últimos anos muitos estrangeiros têm buscado as escolas brasileiras na condição de estudantes e imigrantes, sendo necessária a proficiência na língua portuguesa para seu acesso.

A capacitação foi ministrada pelas professoras Daniele Veiras (IFSul – Pelotas) e Andréia Ualt Fonseca (IFSul – Pelotas) que, inicialmente, apresentaram o Programa e-Tec Idiomas, as diretrizes e estrutura do Curso PLA. A segunda etapa da capacitação foi composta por prática no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem – Moodle, com os participantes atuando como professores e alunos para compreenderem os processos e ferramentas disponibilizadas na plataforma.

Este curso, assim como os de Espanhol e Inglês, será oferecido a distância e os próximos passos estarão a cargo da Instituição ofertante para o encaminhamento das providências de implantação.

O encontro foi promovido pelo Fórum de Relações Internacionais das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, ligado ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif), reunindo professores e assessores internacionais da Rede.

Diretoria de Comunicação Social/Com informações da Diretoria de EaD.