Portal do Governo Brasileiro
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Inicial

Publicação

Imprimir

Problemas e soluções de transportes são temas de livro organizado por docente do Câmpus Goiânia

Nesta quinta-feira, 26, ocorre o lançamento do livro “Transporte & Liberalismo”, às 19 horas, na FNAC do shopping Flamboyant, em Goiânia. A publicação, organizada pelo professor do IFG – Câmpus Goiânia, Adriano Paranaiba, reúne artigos de seis pesquisadores da Universidade de Brasília e de Portugal, que discutem temas das grandes cidades e de infraestrutura logística.

Segundo o professor Adriano Paranaiba, o livro é resultante do desenvolvimento de sua tese na área de Transportes, na Universidade de Brasília (UnB), bem como de trabalhos científicos que permitiram ao docente encontrar com outros pesquisadores que possuem perspectivas parecidas sobre soluções liberais para os problemas de transportes. Dessa convivência, surgiu a proposta de unir as ideias dos pesquisadores em um livro.

Com assuntos pertinentes aos desafios do setor de infraestrutura logística nacional, o livro traz alternativas mais racionais para a área de transportes. De acordo com o professor Adriano Paranaiba, o capítulo sobre investimentos em infraestrutura urbana, por exemplo, avalia as parcerias público-privadas, operações urbanas consorciadas, ganho em valores das propriedades e até um modelo de cidade livre, onde cidadãos atuam como acionistas da infraestrutura. Há também discussões sobre transporte coletivo e mobilidade urbana, que perpassam as temáticas sobre concessões públicas, microtransporte, Uber e compartilhamento de automóveis e bicicletas, como o modelo de aluguel por hora.

A respeito do transporte aéreo, o livro apresenta avaliações sobre o impacto da concorrência para melhoria do serviço e para a diminuição do preço final ao usuário, além de discutir as limitações da infraestrutura aeroportuária. Soluções para incrementar o transporte hidroviário também são apresentadas na publicação. As concessões rodoviárias são alvos de discussão nos artigos, com uma proposta alternativa menos regulada pelo Estado, para garantir a viabilidade econômico-financeira de eventuais novas concessões. No último capítulo, os autores analisam a evolução histórica das ferrovias no Brasil, segundo uma perspectiva econômica.


Lançamento

Para o lançamento, haverá um bate-papo de tema: “Em tempos de crise econômica, como solucionar os problemas de mobilidade urbana e transportes no Brasil?”, com os autores do livro. Participam do encontro o doutor em Transportes (UnB), professor do Instituto Compacto de Ensino Superior e Pesquisa e do Centro Universitário do Distrito Federal – UDF e analista em Infraestrutura de Transportes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Eliezé Bulhões de Carvalho; a doutoranda em Transportes (UnB) e professora dos cursos de Administração e Logística do Centro Universitário UniProjeção, Graziele Araujo Moura; e o doutorando em Transportes (UnB) e docente do IFG – Câmpus Goiânia, Adriano Paranaiba.

Pedágios urbanos, serviços de compartilhamento de veículos e bicicletas, Über e aplicativos para táxi serão abordados no bate-papo como possibilidades de melhoria da mobilidade nos grandes centros. O incentivo ao uso de hidrovias será tratado como alternativa para escoar as riquezas do Brasil e diminuir a sobrecarga no sistema rodoviário brasileiro. Além disso, os autores discutirão o sucateamento do transporte por ferrovias, assim como o impacto da livre concorrência na popularização do transporte aéreo.

O livro foi publicado pela Editora Kelps e será comercializado durante o lançamento a R$ 39,40. A publicação também poderá ser adquirida pela internet (acesse aqui).


Serviço

Lançamento do livro - Transporte & Liberalismo

Data: 26/01 (quinta-feira), às 19h

Onde: FNAC do shopping Flamboyant, em Goiânia.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.