Documentos do Ensino
Neste espaço você tem acesso a uma série de documentos que regulamentam os procedimentos ligados ao Ensino, além dos requerimentos, formulários e demais documentos que são necessários para abertura de chamados na Central de Serviços e processos.
Formulários, Requerimentos, e Modelo de Documentos
- Aproveitamento de disciplinas (doc) / (pdf)
- Formulário de Reposição e Anteposição de Aulas (pdf)
- Lista de Frequência Atv. Complementar (doc) / (pdf)
- Modelo Termo de Concessão de Armário Escolar (doc) / (pdf)
- Proposta de Atividade Complementar (doc) / (pdf)
- Proposta de Projeto de Ensino (doc)
- Relatório Final de Projeto de Ensino (doc)
- Relatório Parcial de Projeto de Ensino (doc)
- Requerimento - Horas Complementares (odt) / (pdf)
- Requerimento - Trancamento de matrícula (doc) / (pdf)
- Requerimento Geral - Aluno (odt) / (pdf)
- Modelo Projeto de ensino (pdf)
Normativas:
- Colação de Grau por videoconferência e Ato Administrativo - PORTARIA NORMATIVA Nº 22_2020
- Diretrizes Curriculares para os cursos de Licenciatura - RESOLUÇÃO Nº 31_2017
- Implantação da Segunda Etapa do SEE - RESOLUÇÃO Nº 119_2021
- Implantação do Sistema de Ensino Emergencial (SEE) - RESOLUÇÃO Nº 60_2021
- Inclusão de carga horária na modalidade a distância em cursos presenciais - RESOLUÇÃO Nº 33_2017
- Justificativa e Abono de Faltas Discentes - IN_PROEN nº 08_2018
- Normas e procedimentos para emissão da Carteira Estudantil - IN_PROEN nº 04_2017
- Plano de Ação Geral para o Retorno das Atividades Presenciais - RESOLUÇÃO Nº 122_2022
- Política de Assistência Estudantil - RESOLUÇÃO Nº 008_2018
- PORTARIA NORMATIVA 2091_2021
- Procedimentos Administrativos e Pedagógicos para a Dependência - IN_PROEN nº 01_2016
- Procedimentos Administrativos e Pedagógicos para os Conselhos de Classe - IN_PROEN nº 02_2016
- Projetos de Ensino - IN_PROEN nº 06_2018
- Protocolos de Biossegurança - PORTARIA NORMATIVA Nº 2096_2022
- Regimento do Conselho de Câmpus (Concâmpus) - RESOLUÇÃO Nº 006_2015
- Regulamento Acadêmico dos Cursos de Graduação do IFG - RESOLUÇÃO 109_2021
- Regulamento Acadêmico dos Cursos Técnicos Integrados do IFG - RESOLUÇÃO 112_2021
- Regulamento da Assistência Estudantil do PROEJA - RESOLUÇÃO N° 30_ 2008
- Regulamento da Certificação ENEM - RESOLUÇÃO Nº 56_2014
- Regulamento da Dupla Diplomação no âmbito dos cursos de Graduação do IFG - RESOLUÇÃO 104_2021
- Regulamento da Jornada de Trabalho dos Docentes - RESOLUÇÃO Nº 09_2011
- Regulamento das Atividades Complementares dos Cursos de Graduação - RESOLUÇÃO Nº 16_2011
- Regulamento das Atividades Complementares dos Cursos Técnicos - RESOLUÇÃO Nº 20_2011
- Regulamento das Visitas Técnicas - RESOLUÇÃO Nº 55_2014
- Regulamento de Mobilidade Acadêmica Estudantil - RESOLUÇÃO Nº 004_2015
- Regulamento do Estágio dos Cursos Técnicos e Superiores - RESOLUÇÃO Nº 57_2014
- Regulamento do Programa de Monitoria - RESOLUÇÃO Nº 014_2014
- Regulamento dos Exames de Proficiência - RESOLUÇÃO Nº 18_2011
- Regulamento dos TCC dos Cursos de Graduação - RESOLUÇÃO Nº 28_2014
- Regulamento para Colação de Grau - RESOLUÇÃO Nº 029_2016
- Regulamento para o Corpo Discente - RESOLUÇÃO Nº 27_2014
- Regulamento para o Uso do Nome Social no IFG - RESOLUÇÃO Nº 030_2016
- Tramitação dos Editais do Programa de Monitoria - IN_PROEN nº 06_2017
Ensino Remoto
- Protocolo Ensino Remoto Emergencial (ebook)
- Atividades do Moodle e seus objetivos educacionais
- Guia de Orientações Didático-Pedagógicas da EaD
- Orientações sobre o uso de salas no Moodle durante o Sistema de Ensino Emergencial
- Orientações Ensino Remoto (Câmpus Luziânia)
Visitas Técnicas
Orientações aos servidores:
De acordo com a Resolução nº 055, de 13 de outubro de 2014, o processo de visita técnica deverá conter os seguintes documentos:
- Requisição de viagem e a lista dos participantes, com número de CPF, RG e telefones:
Requisição de Viagem (editável)
Lista dos Participantes (editável)
- Programação Semestral das atividades extraclasse, constando a visita técnica em questão:
Programação Semestral (editável)
- Plano de Ensino das Disciplinas contempladas na visita técnica:
- Comprovante do evento (folder, inscrição, termo de aceite, ofício, etc.)
- Planilha de concessão de auxílio financeiro a estudantes, em caso de visita com ajuda de custo:
Concessão de auxílio financeiro a estudantes (editável)
Concessão de auxílio financeiro a estudantes (PDF)
- Solicitação de diárias para servidores (máximo 02 servidores);
(Não há pagamento de diárias quando a Visita for realizada em Região Metropolitana)
Solicitação de diárias (editável)
- Parecer da Chefia do Departamento, constando que a atividade proposta está prevista na formação profissional e curricular do aluno (visitas com auxílio)
- Autorizações de viagem assinadas pelos pais ou responsáveis, nos casos de alunos menores de 18 anos:
Autorização de Viagem (editável)
- Termos de responsabilidade, que devem ser assinados por todos os alunos participantes da visita
(Sugere-se que os termos de responsabilidade sejam impressos no verso das autorizações de viagem, quando houver)
Termo de responsabilidade (editável)
Termo de responsabilidade (PDF)
- Relatório da visita técnica com frequência dos alunos
Relatório de visita técnica e frequência (editável)
Relatório de visita técnica e frequência (PDF)
- Prestação de Contas dos servidores que receberem diária (Gabinete).
Os formulários deverão ser preenchidos pelo servidor solicitante da visita técnica, de preferência digitalmente e, em seguida, entregues à Coordenação de Apoio Administrativo ao Departamento, que fará os encaminhamentos necessários.
Documentos que regulamentam as visitas técnicas:
Memorando Circular nº010 (PDF)
Portaria 333-2016 - Normas utilização veículos (PDF)
Resolução 055 – Regulamento de Visitas Técnicas (PDF)
Colação de Grau
Regulamento para Colação de Grau - RESOLUÇÃO Nº 029, de 17 de outubro de 2016 (.PDF 1,73 MB)
Cronograma Colação de Grau 2016/2 - Pdf
Formulário de Situação Acadêmica para Colação de Grau - Editável / Pdf
Anexo I - Requerimento de Sessão Solene de Colação de Grau - Editável / Pdf
Anexo II - Parecer da Coordenação de Curso para Sessão Solene de Colação de Grau - Editável / Pdf
Anexo III - Lista de Documentos / Tramitação do Processo de Colação de Grau - Png
Anexo IV - Documentos Necessários para Requerimento De Diploma - Editável / Pdf
TCC
Licenciatura em Química
Inscrição
Ficha de Inscrição de TCC
Carta de aceite do Coorientador
Defesa
Pedido de defesa e indicação de banca
Bacharelado em Sistemas de Informação
Carta de aceite do Coorientador
Trabalho de Conclusão de Curso
Declaração do Orientador de Correções do TCC
Pedido de Defesa e Indicação da Banca (20 dias antes da data da defesa)
Autorização de divulgação do TCC
Conselho departamental (2023 - 2025)
Lista dos estudantes aptos a votar
Lista dos servidores aptos a votar
Resultado Final - inscrições homologadas
Resultado Preliminar - inscrições homologadas
______________________________________________________________________
Chefia de Departamento (2023 - 2025)
Comunicado sobre a composição do Colegiado de Áreas Acadêmicas
Homologação de candidaturas para Chefia de departamento
Circular 11 - Retificação da Constituição da Circular 09
Constituição do Colegiado de Áreas Acadêmicas
Regulamento (Portaria 2115/2023 Eleição Chefia de Departamento)
______________________________________________________________________
Conselho departamental (2021 - 2023)
Apuração de votos - https://www.youtube.com/watch?v=RtlUvBdZIaY
Cabine de votação - segmento Discente: https://eleicoes.ifg.edu.br/helios/e/dcb2e5f1-36f9-4a76-805c-51a527d5be9f
Cabine de votação - segmento Docente: https://eleicoes.ifg.edu.br/helios/e/cond-2021-2023_11
Cabine de votação - segmento Técnico-administrativo: https://eleicoes.ifg.edu.br/helios/e/cond-2021-2023
Memorando que definiu comissão eleitoral local
Lista de discentes aptos a participar
Lista de docentes aptos a participar
Lista de técnicos administrativos aptos a participar
______________________________________________________________________
Chefia de Departamento (2021 - 2023)
Convocação para eleição da chefia de Departamento
Homologação definitiva das candidaturas
Homologação preliminar das candidaturas
Lista atualizada dos representantes do colegiado
Lista dos Discentes representantes do colegiado
Lista Servidores lotados no DAA ou setores relacionados diretamente
Comunicado 02 - retificação do cronograma
Comunicado 01 - cronograma
Regulamento - portaria 23/2020, de 18 de novembro de 2020
______________________________________________________________________
Conselho Departamental 2019
Ata do resultado da eleição para Representantes do Conselho Departamental
Inscrições deferidas e prorrogação do edital
Relação dos alunos aptos a votar
Relação de docentes aptos a votar
Relação de técnico-administrativos aptos a votar
______________________________________________________________________
Chefia de Departamento (2019-2021)
Lista de docentes aptos a votar (Atualizada 11 de junho de 2019)
Lista de técnico-administrativos aptos a votar (Atualizada 11 de junho de 2019)
Lista de discentes aptos a votar (Atualizada 11 de junho de 2019)
Convocação para reunião de eleição
Lista de docentes aptos a votar
Lista de técnico-administrativos aptos a votar
Lista de discentes aptos a votar
Regulamento - Portaria Nº 1033, de 23 de maio de 2019
______________________________________________________________________
Conselho Departamental 2017
Relação dos alunos aptos a participarem das eleições
Relação de docentes aptos a participarem do pleito para membros do conselho
Relação de técnico-administrativos aptos a participarem do pleito para membros do conselho
______________________________________________________________________
Chefia de Departamento (2017-2019)
Lista Oficial das candidaturas para Chefia de Departamento
Membros do Colegiado de Áreas Acadêmicas.
Regulamento - Portaria Nº 640, de 04 de abril de 2017.
Solicitação de Diárias e Passagens (doc 42KB)
Informações do Colaborador Eventual ou Convidado (doc 40KB)
Relatório de Prestação de Contas (doc 42KB)
O servidor que, a serviço, afastar-se da sede em caráter eventual ou transitório para outro ponto do território nacional ou para o exterior, fará jus a passagens e diárias destinadas a indenizar as parcelas de despesas extraordinárias com pousada, alimentação e locomoção urbana (Art. 58 da Lei 8.112/90).
Obs.: Deslocamentos dentro da mesma região metropolitana não dão direito a diária.
Do prazo para solicitação
As solicitações deverão ser encaminhadas dentro dos prazos legais:
- Para viagem nacional com passagem aérea – antecedência mínima de 10 dias úteis;
- Para viagem internacional – antecedência mínima de 15 dias úteis;
- Para viagem nacional com passagem rodoviária: antecedência mínima de 05 dias úteis.
Dos procedimentos para solicitação
Todas as solicitações de diárias e passagens, sem exceção, deverão, obrigatoriamente, ser efetuadas por meio do SCDP: Sistema de Concessão de Diárias e Passagens, dentro dos prazos legais.
A solicitação e autorização da emissão do bilhete de passagem aérea serão efetuadas somente pelo Representante Administrativo (servidor formalmente designado no âmbito de cada câmpus e na reitoria do IFG) junto à empresa contratada.
Deverá ser anexada à solicitação, a programação do evento (se houver), junto com a indicação ou sugestão de horários dos voos (ida e volta), que melhor atenda às necessidades do servidor em relação aos compromissos por ele assumidos.
Obs.: Em obediência à legislação, as passagens deverão ser adquiridas ao menor preço.
Da prestação de contas
A prestação de contas deverá ser encaminhada no prazo máximo de até 05 dias úteis após o retorno da viagem, com a apresentação do Relatório de Viagem (formulário próprio), documentos comprobatórios da prestação do serviço ou da participação do beneficiário nas atividades previstas e os comprovantes dos cartões de embarque e desembarque.
A não prestação de contas de viagem já realizada impossibilita a concessão de novas diárias e passagens, até que seja efetuada a devida comprovação e regularizada a pendência.
Legislação pertinente:
- Decreto nº 7.689, de 2 de março de 2012.
- Decreto nº 7.613, de 17 de novembro de 2011.
- Decreto nº 6.907, de 21 de julho de 2009.
- Decreto nº 5.992, de 19 de dezembro de 2006.
- Decreto nº 3.643, de 26 de outubro de 2000.
- Decreto nº 71.733 de 18 de janeiro de 1973.
- Portaria nº 205 MPOG, de 22 de abril de 2010.
- Portaria MEC 403, de 23 de abril de 2009.
- Portaria Normativa IFG 03, de 26 de novembro de 2018.
- Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990.
- Cartilha de Diárias e Passagens da Controladoria Geral da União.