Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica-ProfEPT

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Publicado: Terça, 21 de Fevereiro de 2017, 09h42 | Última atualização em Sexta, 05 de Abril de 2024, 18h23

Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT

 

Atualmente, o Câmpus Anápolis oferece um programa do tipo stricto sensu, o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, na modalidade semipresencial.

ProfEPT

O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica aos profissionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado. Nesse sentido, se propõe a alcançar os seguintes objetivos específicos:

a) Atender à necessidade de formação continuada, numa perspectiva interdisciplinar e em nível de mestrado, voltada para profissionais da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica a fim de desenvolverem atividades de ensino, gestão e pesquisa relacionados à educação profissional e tecnológica, na perspectiva de elaboração de produtos educacionais e materiais técnico-científicos com vistas à inovação tecnológica.

b) Atender à necessidade de desenvolvimento de trabalhos de investigação interdisciplinar, constituído pela interface entre Trabalho, Ciência, Cultura e Tecnologia, na perspectiva de melhoria dos processos educativos e de gestão em espaços formais ou não-formais.

c) Atender à demanda nacional por formação de recursos humanos em cursos de pós-graduação stricto sensu, com vistas ao desenvolvimento de pesquisas que integrem os saberes práticos inerentes ao mundo do trabalho ao conhecimento sistematizado e interdisciplinar, na perspectiva de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico, científico e cultural nas diversas regiões do Brasil.

O profissional egresso deverá estar habilitado a desenvolver atividades de pesquisas e relacionadas ao ensino, voltadas para a educação profissional e tecnológica, em espaços formais e não formais, sendo capaz de desenvolver soluções tecnológicas que possam contribuir para a melhoria do ensino.

 

Link para acesso ao site oficial do ProfEPT Nacional:  https://profept.ifes.edu.br

 

Horários de atendimento da Secretaria de Pós-Graduação (SPG) do IFG - Câmpus Anápolis:

ATENDIMENTO

 

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Secretaria

09h às 15h

09h às 15h

09h às 15h

13h30min às 19h30min

09h às 15h

 

Coordenador Local do ProfEPT: Prof° Dr. Alessandro Silva de Oliveira

Secretária do ProfEPT: Mariana Montalvão Oliveira

Sala: S-301

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (62) 3703-3359

 

  


Observatório ProfEPT

O Observatório tem como principal objetivo o mapeamento das áreas de pesquisa, perfis de professores e elaboração de indicadores de pesquisa. O Observatório faz parte do Grupo de Pesquisa em Mineração da Dados e Imagens (MiDI) do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico. As estatísticas são construídas usando o currículo Lattes dos professores permanentes das instituições pesquisadas.

Link de acesso ao Observatóriohttps://obsprofept.midi.upt.iftm.edu.br/

 

 


 Calendário Acadêmico - ProfEPT

 

Calendário Acadêmico de 2024/1 - Clique aqui (NOVO!)

 

Calendário Acadêmico de 2023/2 - Clique aqui

Calendário Acadêmico de 2023/1 - Clique aqui

 

Calendário Acadêmico de 2022/2 - Clique aqui

Calendário Acadêmico de 2022/1 - Clique aqui

 

 


 Docentes do ProfEPT

 

Corpo Docente do ProfEPT /IFG – Câmpus Anápolis

Dr. Alessandro Silva de Oliveira (Currículo Lattes)

Dra. Cláudia Helena dos Santos Araújo (Currículo Lattes)

Dra. Dagmar Dnalva da Silva Bezerra (Currículo Lattes)

Dra. Dayanna Pereira dos Santos (Currículo Lattes)

Dra. Gizele Geralda Parreira (Currículo Lattes)

Dra. Luciana Campos de Oliveira Dias (Currículo Lattes)

Dra. Mad'Ana Desirée Ribeiro de Castro (Currículo Lattes)

Dr. Reinaldo de Lima Reis Júnior (Currículo Lattes)

Dra. Tania Mara Vieira Sampaio (Currículo Lattes)

Dr. Timoteo Madaleno Vieira (Currículo Lattes)

Dra. Waléria Batista da Silva Vaz Mendes (Currículo Lattes)

Dr. Wanderley Azevedo de Brito (Currículo Lattes)

 

 


 Documentos e Regulamentos

 

Projeto pedagógico do ProfEPT: clique aqui

Regulamento do ProfEPT: clique aqui

Portaria MEC/CAPES de Reconhecimento do ProfEPT: clique aqui

Portaria n° 654, publicada no D.O.U. de 23/5/2017, Seção 1, Pág. 13: clique aqui

CAPS Deliberações da 198ª reunião do CTC-ES - Setembro 2020:  clique aqui

Regulamento de Ações Afirmativas nos Cursos de Pós-Graduação Stricto: clique aqui

Regulamento do Corpo Discente do IFG: clique aqui

Regulamento do Programa Institucional de Bolsas para Alunos de Pós-Graduação Stricto Sensu (PIQ-Aluno): clique aqui

Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do IFG: clique aqui

Folha de Rosto para pesquisa envolvendo seres humanos: clique aqui

 

 


 Formulário para Bancas de Qualificação e Defesa

 

Documentos para Bancas de Qualificação e Defesa

 

1. Formulário de Agendamento de Banca Qualificação/Defesa: clique aqui

2. Formulário de cadastramento de membro externo de Banca de Qualificação/Defesa: clique aqui

3. Formulário de Avaliador Externo - Modo MAE- ProfEPT para autorização de assinatura nas Bancas de Qualificações/Defesas: clique aqui

4. Formulário de Aluno - Modo MAE - ProfEPT para autorização de Assinatura pelo SUAP: clique aqui

5. Formulário de Autorização e Parecer de Banca de Qualificação - versão Web (Com autorização para o presidente assinar no lugar do membro externo): clique aqui

6. Folha de Aprovação para colocar no texto dissertativo para a Qualificação: clique aqui

7. Folha de Aprovação para colocar na versão final do texto de Dissertação pós-defesa: clique aqui

 

Documentos para Prorrogação de Prazo para Banca de Qualificação/Defesa de Dissertação

1. Formulário de Requerimento de Prorrogação de Prazo para Banca de Qualificação/Defesa de Dissertação: clique aqui

2. Carta de Anuência do(a) Orientador(a): clique aqui

 

Opções de Assinatura pelo SUAP

 

Ao optar por estes formulários, o estudante e seu orientador devem estar cientes da complexidade dos prazos e da necessidade de trâmites do documento em diversas instâncias da Instituição. Lembrando que o novo usuário do SUAP deverá ter conhecimento sobre o uso da Plataforma.

1. Portaria para Assinatura no SUAP: clique aqui

2. Formulário de Cadastro-Usuário Externo: clique aqui

3. Formulário de Cadastro de Estudante: clique aqui

 

 


 Estrutura ProfEPT

 

Disciplinas: 

Semestre 1

  1. Bases Conceituais para a Educação Profissional e Tecnológica
  2. Metodologia de Pesquisa Obrigatória
  3. Seminário de Pesquisa Obrigatória

Semestre 2

  1. Teorias e Práticas do Ensino e Aprendizagem
  2. Linha 1: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica / Linha 2: Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica
  1. Redação de Projeto de Pesquisa Orientação

Semestre 3

  1. Prática de Ensino Orientada - Orientação
  2. Eletiva 1  
  3. Eletiva 2
  4. Eletiva 3

 Semestre 4

  1. Prática de Pesquisa Orientada

 

Conheça as ementas e os créditos de cada disciplina: Tabela ementas e créditos disciplinas 

 

 


EGRESSOS PROFEPT

 

Conheça os egressos da primeira turma. Essa turma teve início em 2017 e finalizou em 2019. Clique aqui.

 

 


DISCENTES PROFEPT

 

Discentes turma de 2018: clique aqui

Discentes turma de 2019: clique aqui

Discentes turma de 2020 -Devido as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, ocorreu atraso no processo seletivo e esta começou no ano de 2021. Conforme lista abaixo.

Discentes turma de 2021: clique aqui

 

 


Eventos

 

2022

 05 de abril

Dia 05 de abril de 2022, a partir das 17h 30 min (horário de Brasília), ocorrerá a Aula Inaugural Nacional para as novas Turmas do ProfEPT, com a presença da Profa. Dra. Lucília Machado. A temática a ser tratada pela professora será "Educação Profissional e Tecnológica: concepção e prática"
 
Segue o link da Notícia publicada no site do Ifes para ser amplamente divulgada nos sites locais de cada Instituição Associada.
 
https://www.ifes.edu.br/noticias/20413-aula-inaugural-do-profept-sera-no-dia-5-de-abril
 
Haverá transmissão ao vivo pelo YouTube do IFSC.

 

2021

 01 a 03 Dezembro

 

VI Seminário Nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT 

INSCRIÇÕES: https://www.even3.com.br/viseminarionacionalprofept/

Destacamos que o público externo poderá participar da Programação do dia 01-12-21 (Mesa Redonda com Convidados) e do dia 02-12-21 (a partir das 18 horas - Mostra de Produtos e Encerramento das atividades), sendo necessário realizar a inscrição no Seminário também pelo site:  https://www.even3.com.br/viseminarionacionalprofept/
 
Nesse contexto, em 2021, o VI Seminário Nacional do ProfEPT acontecerá em formato digital.

Informamos ainda que todos(as) os(as) INSCRITOS(AS) receberão Certificado de participação das atividades!
Confira a programação
Programação

Quarta-feira - 01/12/2021
18h 30min – Mesa de Abertura do VI Seminário Nacional do ProfEPT
19h 15min – Mesa Redonda: Desafios e contribuições da interação entre teoria e prática aos processos formativos na EPT
Prof. Dr. Gaudêncio Frigotto - UERJ/UFF
Profa. Dra. Marise N. Ramos - UERJ/FioCruz
Transmissão em: https://youtu.be/ZeSC4l4OuVI

 
Quinta-feira - 02/12/2021
9h as 12h – Reuniões de trabalho/planejamento por grupos de Disciplinas Obrigatórias (ampla participação dos docentes permanentes do Programa)
- Somente para docentes do ProfEPT. O link será divulgado aos participantes.

9h as 12h – Reunião de trabalho/planejamento entre os secretários do ProfEPT (ampla participação dos secretários das Instituições Associadas ao Programa)
- Somente para secretários do ProfEPT. O link será divulgado aos participantes.

18h – Mostra de Produtos Educacionais com Egressos do ProfEPT das cinco regiões brasileiras 
Transmissão em: https://youtu.be/D0n5XEW2H3o

20h – Fala de encerramento das atividades – Equipe Gestora do ProfEPT e Professor Convidado
Transmissão em: https://youtu.be/D0n5XEW2H3o


Sexta-feira - 03/12/2021
9h as 12h – Reuniões de trabalho/planejamento por grupos de Disciplinas Eletivas (ampla participação dos docentes permanentes do Programa)
- Somente para docentes do ProfEPT. O link será divulgado aos participantes.
 

 

28 a 29 de outubro

IV Seminário de Pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica do ProfEPT/IFG

 

Programação: Clique aqui

16/04

Participação do coordenador Acadêmico do ProfEPT na Reunião para criação do  fórum da  Pós-Graduação no IFG /Horário: 9h as 12h

 

 

08/04

Quinta-feira, dia 08 de Abril de 2021, a partir das 14h 30 min (horário de Brasília), ocorrerá a Aula Inaugural para as novas Turmas do ProfEPT, com a presença da Profa. Dra. Acácia Z. Kuenzer. A temática a ser tratada pela professora será: A reforma trabalhista e seus impactos na precarização do trabalho em geral, bem como do trabalho docente.

 

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) promoverá, no dia 8 de abril, aula inaugural que marca o início do período letivo de 2021. A aula magna será ministrada pela professora Dra. Acácia Z. Kuenzer, com o tema "A reforma trabalhista e seus impactos na precarização do trabalho em geral, bem como do trabalho docente". O evento será transmitido on-line, a partir das 14h30, pelo canal do Cefor no YouTube.

A aula é voltada para os novos mestrandos matriculados nas 40 Instituições Associadas ao ProfEPT. Eles foram aprovados no último Exame Nacional de Acesso, que ofertou 913 vagas. Também são convidados para a atividade professores, gestores das Instituições Associadas, e os demais alunos do ProfEPT.

 

 

 

Seminário de Autoavaliação do ProfEPT - Abertura e Mesa 1
https://youtu.be/Wxn7LykMdWE


Seminário de Autoavaliação do ProfEPT  -  Mesa 2
https://youtu.be/dVa1o-k_2vo

 

31/03/2021 (quarta-feira) - Programação

9h30min – Abertura Oficial
10h – Mesa 1: Discussões sobre a Avaliação da Pós-Graduação no Brasil
Temáticas e participações especiais:
- Avaliação Institucional Participativa em Rede – Profa. Dra. Denise Balarine Cavalheiro Leite (UFRGS)
- Proposta de Reformulação da Autoavaliação pela CAPES – Prof. Dr. Robert Verhine (UFBA)
14h30 – Mesa 2: Apresentação e Discussão do Relatório de Autoavaliação e do Planejamento Estratégico do Programa
Participação especial: Profa. Dra. Ivanise Maria Rizzatti (Faculdades Cathedral e Coordenadora Adjunta dos Programas Profissionais da Área de Ensino da CAPES)
Transmissão: Canal do Cefor no YouTube

 

2020

 

Novembro

Entre os dias 12 e 13 de novembro de 2020, será realizado o II Seminário em Educação Profissional e Tecnológica do IFMG. Com o tema “Práticas educativas”, o evento irá discutir questões relacionadas às ações de ensino nas instituições dedicadas à Educação Profissional e Tecnológica (EPT). 

O evento contará com palestras e apresentação de trabalhos que vem sendo desenvolvidos, abordando também questões que envolvem o ensino não presencial e os impactos desta modalidade de ensino na formação dos alunos e na construção de pesquisas educacionais. Neste ano, o seminário será realizado de forma online, em função da pandemia do novo coronavírus, respeitando os protocolos de segurança para a saúde.

Para saber mais acesse o site: https://www.ifmg.edu.br/ourobranco/noticias/prorrogado-prazo-para-submissao-de-trabalhos-no-seminario-em-educacao-profissional-e-tecnologica-2020.

Obs. O evento é uma iniciativa do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFMG (ProfEPT/IFMG) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica do IFMG (GEPET-IFMG).

 

Mês de Outubro

Dia 21/10

  Divulgamos o 4º Colóquio Virtual do ProPEC com o Tema  "Ficha de Avaliação da Área de Ensino" 

O 4º Colóquio Virtual do ProPEC está previsto para acontecer no dia 21/10, quarta-feira da próxima semana, às 09:30.

Segue o link

https://www.youtube.com/watch?v=K0_S8BeeKoA

Esse colóquio contará com a presença dos palestrantes e moderadores, os seguintes professores:

Marcelo Borba – UNESP; Marcus Vinicius Pereira – IFRJ; Marcus Vinicius Basso – UFRGS; Giselle Rôças – IFRJ; Victor Giraldo – UFRJ; Joelson Pimentel – UEPB;

Os próximos Colóquios previstas serão:

- 11/11 - Qualis periódico

- 05/12 - Qualis livros

Fiquem atentos e participem!
 
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ProfEPT realizará I Seminário Local de Autoavaliação em outubro

 

 Evento é voltado aos integrantes do programa ligado ao Câmpus Anápolis e gestores convidados do IFG. Para saber mais clique aqui.

 

 2018

I Encontro de Educação Profissional e Tecnológica: teorias, práticas e gestão

 A Coordenação Local do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) convida toda a comunidade interna e demais interessados para o I Encontro de Educação Profissional e Tecnológica: teorias, práticas e gestão a ser realizado no dia 15 de junho de 2018, das 09 horas às 18 horas, no Teatro do IFG - Câmpus Anápolis. 

Confira aqui a programação oficial do evento e mais informações.

Inscrições e certificados digitais: https://computacaoifg.com.br/gci

 

  


Orientações Pós-Defesa

 

PROCEDIMENTOS PÓS-DEFESA DE DISSERTAÇÃO - PROFEPT/IFG

 

Após a finalização da Banca de Defesa de Dissertação, alguns procedimentos são necessários para dar prosseguimento às etapas de:

1. VERSÃO FINAL DA DISSERTAÇÃO E DO PRODUTO EDUCACIONAL

 2. SOLICITAÇÃO DE FICHAS CATALOGRÁFICAS

 3. REGISTRO DO PRODUTO EDUCACIONAL NA EDUCAPES

  • Registro do Produto Educacional na Plataforma EDUCAPES pelo Orientador: https://educapes.capes.gov.br/
  • Lembrando que os nomes do Aluno e do Orientador devem constar como AUTORES na Ficha Catalográfica do Produto Educacional.
  • Após a obtenção do aceite e do link do Produto Educacional, enviar essas informações para a Coordenação da Secretaria do ProfEPT: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 4. REQUERIMENTO DO DIPLOMA

Preparação de toda a documentação e assinatura do formulário para protocolar o processo de requerimento para emissão do Diploma do ProfEPT. (Abertura do processo é feito Secretaria de Pós-Graduação)

  • Ao solicitar a emissão do Diploma, o interessado deve observar o atendimento das exigências legais e aos regulamentares da CAPES, do ProfEPT, do IFG, da Coordenação de Expedição e Registro de Diplomas (CERD) e as diretrizes da Coordenação Acadêmica do ProfEPT.
  • A versão final da dissertação deverá conter no seu corpo (obrigatoriamente logo após a ficha catalográfica) a ata de defesa e o termo de autorização de dissertação no repositório digital do IFG. E deverá conter também como apêndice o Produto Educacional com o termo de autorização  de autorização também incluso, logo nas páginas iniciais.
  • A versão do Produto Educacional deverá conter em seu corpo obrigatoriamente logo após a ficha catalográfica o termo de autorização do Produto Educacional para o repositório digital do IFG e a ata de defesa.
  • Obs. Em resumo o aluno ao solicitar o diploma deverá mandar dois arquivos em PDF(um arquivo da versão final da dissertação seguindo a orientação acima, com o Produto Educacional como apêndice. E outro arquivo em PDF do Produto Educacional seguindo as orientações acima), para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Termo de autorização. Clique aqui. (Este formulário é para ser inserido no corpo da dissertação -Marcando  o item identificação da Produção Técnica-cientifica ( x) Dissertação, e para o Produto Educacional  marcar a opção (x) Produto Técnico Educacional).

  • Enviar também o formulário de autorização junto com o Metadados preenchidos para a Secretaria de Pós-Graduação.

Formulário Metadadosclique aqui

  • A folha de rosto “Ata de aprovação” é um documento criado apenas para uso na dissertação final.
  • Enviar o arquivo (em pdf) do artigo completo publicado em Periódico Científico e da “Carta de Aceite” do artigo completo para publicação em Anais de evento científico ou Periódico.
  • Para solicitar o diploma seguir a lista - Clique aqui
  • Obs. o requerimento de solicitação de diploma emitido pelo aluno, não tem um modelo específico.
  • Sugestão de modelo de requerimento emitido pelo aluno - Clique aqui

Observação importante: Os documentos da lista acima devem ser enviados em arquivos separados no formato PDF.

Obs. Os procedimentos e os prazos de Depósito da versão final da Dissertação e do Produto Educacional e do Processo de solicitação de Diploma do ProfEPT, estão sujeitos aos regulamentos do IFG e do ProfEPT e às diretrizes da Coordenação de Expedição e Registro de Diplomas (CERD) no IFG, da Coordenação da Biblioteca, da Coordenação da Secretaria de Pós-Graduação e da Coordenação Acadêmica do ProfEPT no IFG.

 


 Processos Seletivos

 

ANO DE 2024

Exame Nacional de Acesso (ENA) 2023 ao Edital ProfEPT 02/2023, retificado em 06/03/2024

 

EDITAL COMPLEMENTAR DE ORIENTAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DAS COTAS ÉTNICO-RACIAIS - Clique aqui

RETIFICAÇÃO N.º 01 DO EDITAL COMPLEMENTAR DE ORIENTAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DAS COTAS ÉTNICO-RACIAIS - Clique aqui

RESULTADO PRELIMINAR DAS BANCAS DE HETEROIDENTIFICAÇÃO - Clique aqui

RESULTADO FINAL DAS BANCAS DE HETEROIDENTIFICAÇÃO - Clique aqui

FORMULÁRIO DE RECURSO (Arquivo em WORD) - Clique aqui

FORMULÁRIO DE RECURSO (Arquivo em PDF) - Clique aqui

 

 

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 09/2024, DE ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DAS MATRÍCULAS - Clique aqui

RETIFICAÇÃO N.º 01 DO EDITAL COMPLEMENTAR Nº 09/2024, DE ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DAS MATRÍCULAS - Clique aqui

LISTA DE CONVOCADOS PARA A MATRÍCULA EM 1ª CHAMADA - Clique aqui

LISTA DE CONVOCADOS PARA A MATRÍCULA EM 2ª CHAMADA - Clique aqui

LISTA DE CONVOCADOS PARA A MATRÍCULA EM 3ª CHAMADA - Clique aqui (NOVO!)

FICHA DE MATRÍCULA (Arquivo em WORD) - Clique aqui

FICHA DE MATRÍCULA (Arquivo em PDF) - Clique aqui

 

ANO DE 2023

Exame Nacional de Acesso (ENA) ao Edital ProfEPT 02/2022, retificado em 28/02/2023

 

EDITAL COMPLEMENTAR DE ORIENTAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DAS COTAS ÉTNICO-RACIAIS - Clique aqui

RETIFICAÇÃO N.º 01 DO EDITAL COMPLEMENTAR DE ORIENTAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DAS COTAS ÉTNICO-RACIAIS - Clique aqui

RESULTADO PRELIMINAR DA BANCA DE HETEROIDENTIFICAÇÃO - Clique aqui

FORMULÁRIO DE RECURSO (Arquivo em WORD) - Clique aqui

FORMULÁRIO DE RECURSO (Arquivo em PDF) - Clique aqui

RESULTADO FINAL DA BANCA DE HETEROIDENTIFICAÇÃO - Clique aqui

 

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 11/2023, DE ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DAS MATRÍCULAS - Clique aqui

RETIFICAÇÃO N.º 01 DO EDITAL COMPLEMENTAR Nº 11/2023, DE ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DAS MATRÍCULAS - Clique aqui

FICHA DE MATRÍCULA - Clique aqui

LISTA DE CONVOCADOS PARA A MATRÍCULA EM 1ª CHAMADA - Clique aqui

LISTA DE CONVOCADOS PARA A MATRÍCULA EM 2ª CHAMADA - Clique aqui

 

ANO DE 2022

Dia 25/03/2022

Convocação para matrícula de terceira chamada de candidatos ao ProfEPT/IFG-2022 - Câmpus Anápolis-Clique aqui

Link aula inaugural: https://www.ifes.edu.br/noticias/20413-aula-inaugural-do-profept-sera-no-dia-5-de-abril

 

Dia 22/03/202


Convocação para matrícula de segunda chamada de candidatos ao ProfEPT/IFG-2022 - Câmpus Anápolis- Clique aqui

 

 
Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional- Turma de 2022

 

 Dia 09/03/2022

Cronograma para matrículas

 

Para ter acesso as orientações de matrículas-Clique aqui

  O formulário de matrícula deve ser enviado em formato editável. É importante  preencher todos os campos. Clique aqui e baixe o formulário de matrícula

 

Dia 03/03/2022

Edital Complementar de Bancas de Heteroidentificação

A Banca de heteroidentificação ocorrerá no dia 08/03/2022 a partir das 14 horas - Horário de Brasília, para ter acesso ao Edital complementar - clique aqui.

Cronograma


 

Resultado final - Ampla concorrência-clique aqui

Resultado final - Servidores-clique aqui

 

Aviso importante: As orientações de matrículas serão publicadas até o dia 14/03/2022

 

 

 

Dia 16/02/2022

RESULTADO PARCIAL - Ampla concorrência -Pós avaliação - Clique aqui

 

RESULTADO PARCIAL -Servidores-Pós avaliação - Clique aqui

 

Importante: Fique atento ao cronograma para não perder nenhuma data importante. Caso algum candidato queira entrar com recurso. Deverá seguir o que está previsto no edital 01-2021. Não serão aceitos recursos via e-mail. Os recursos deverão ser feitos via plataforma de inscrição na área do candidato.

Segue Parte do  Cronograma abaixo:

 

Atenção

Após a publicação do resultado final será publicado um documento com instruções:

1. Para Bancas de Heteroidentificação,

2. Apresentação de documentos de comprovação para as vagas PCD 

3. Instruções de matrículas.

 

 

 

As inscrições para o mestrado profissional vão de 13 de dezembro deste ano até o dia 10 de janeiro de 2022.

O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) lançou o edital de seleção para as turmas de 2022. As inscrições começam no dia 13 de dezembro de 2021 e vão até o dia 10 de janeiro de 2022. Ao todo, são 942 vagas, distribuídas entre 40 instituições associadas ao mestrado em todo o Brasil. Metade das vagas é reservada a servidores da Rede Federal. O ProfEPT é coordenado nacionalmente pelo Instituto Federal do Espírito Santo.

A seleção será feita por meio de análise de Histórico Profissional e Acadêmico, que possibilita que os candidatos apresentem aspectos referentes do desempenho de suas funções profissionais e produções acadêmicas relevantes ao ProfEPT. A persistência do cenário ocasionado pela Covid-19 levou a organização a optar por essa forma de seleção no lugar da aplicação de provas presenciais, devido à preocupação com a preservação da saúde dos envolvidos.

Poderão participar do Edital 01/2021 os portadores de diploma de curso superior (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo) ou declaração de conclusão de curso superior, devidamente reconhecido (ou revalidado) por órgãos competentes do Ministério da Educação.

As inscrições serão feitas, exclusivamente, via internet, no Sistema de Inscrições. A taxa de inscrição será de R$ 95,00. A isenção da taxa poderá ser solicitada entre 13 e 23 de dezembro.

Veja todas as informações na página do Edital ProfEPT Nº 01/2021.

Edital retificado: Clique aqui

Edital 001/2021-Clique aqui

Para mais informações:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

ANO DE 2021

Abril

Publicação da Verificação de documentos da segunda chamada - Clique aqui

Embora o edital de matrícula não faça previsão da divulgação da conferência de documentos da segunda chamada, para transparância dos atos administrativos do ProfEPT, esta Coordenação publica os resultados.

01/04

Publicação do Resultado final da Análise da Banca de Verificação Étnico/Raciais

CANDIDATO

1

Tiago Andrade Garcia

DECLARAÇÃO DEFERIDA

Candidatos convocados na 2ª Chamada

1. Daniela Cristina Borges e Silva - Servidora Ampla Concorrência

2. Tiago Andrade Garcia - Servidor PPI

29/03

Publicação do Resultado final da Análise das Bancas de Verificação Étnico/Raciais

CANDIDATOS(AS)

1

CRISTINA PEIXOTO DOS SANTOS VIDAL

DECLARAÇÃO DEFERIDA

2

BENEDITA VILMÁRIA ALVES PEREIRA

DECLARAÇÃO DEFERIDA

3

LEANDRA DA SILVA NASCIMENTO VIEIRA

DECLARAÇÃO  DEFERIDA

4

SHILTON CALDEIRA NUNES

DECLARAÇÃO  DEFERIDA

5

MAGNA ABIGAIL DE SOUSA MIRANDA

Recurso Indeferido pela Comissão de Verificação de Heteroidentificação do IFG 

6

NARA GISELE DUARTE SILVA

DECLARAÇÃO  DEFERIDA

 

Retificação da análise de verificação da documentação enviada à Secretaria de Pós-Graduação dos candidatos de Ampla concorrência Primeira fase-Clique aqui

Resultado da análise de verificação da documentação enviada à Secretaria de Pós-Graduação dos candidatos às vagas de Servidores Primeira fase-Clique aqui

Resultado da análise de verificação da documentação enviada à Secretaria de Pós-Graduação dos candidatos de Ampla concorrência Primeira fase-Clique aqui

 

 

COMUNICADO

RETIFICAÇÃO NO CRONOGRAMA DE MATRICULA ProfEPT – Edital 2020

Em razão dos prazos de recursos contra os resultados das matrículas, se houver alguma vaga remanescente (nos segmentos servidores e ampla concorrência), uma segunda chamada poderá ocorrer entre os dias 30 e 31 de março de 2021.

ProfEPT/IFG – Campus Anápolis
Anápolis, 29 de março de 2021.

 

 

25/03

 

Publicação do Resultado da Análise das Bancas de Verificação Étnico/Raciais

CANDIDATOS(AS)

1

CRISTINA PEIXOTO DOS SANTOS VIDAL

DECLARAÇÃO DEFERIDA

2

BENEDITA VILMÁRIA ALVES PEREIRA

DECLARAÇÃO DEFERIDA

3

LEANDRA DA SILVA NASCIMENTO VIEIRA

DECLARAÇÃO  DEFERIDA

4

SHILTON CALDEIRA NUNES

DECLARAÇÃO  DEFERIDA

5

MAGNA ABIGAIL DE SOUSA MIRANDA

DECLARAÇÃO INDEFERIDA

Banca Local

6

NARA GISELE DUARTE SILVA

DECLARAÇÃO  DEFERIDA

 

23/03

Edital para Banca de Heteroidentificação - Clique aqui

Cronograma para a Banca de Heteroidentificação

ITENS

ETAPAS

DATAS

1

Publicação do Edital de Orientações Complementares para verificação das Cotas Étnico/Raciais do ProfEPT no IFG-Câmpus Anápolis.

Até 23/03/2021

2

Convocação dos Candidatos das Cotas Étnico/Raciais para comparecerem à Banca de Verificação Étnico/Racial, por videoconferência.

     23/03/2021

   3

Realização das Webconferências de Verificação Étnico/Raciais com os candidatos convocados, de acordo com as datas e horários contidos no item 2.1.

25/03/2021

4

Publicação do Resultado da Análise das Bancas de Verificação Étnico/Raciais

26/03/2021

5

Recurso contra a Análise das Bancas de Verificação Étnico/Raciais

27/03/2021

6

   Divulgação do Resultado dos recursos contra a Análise das Bancas de Verificação

Étnico/Raciais.

29/03/2021

7

Resultado Final da Análise das Bancas de Verificação Étnico/Raciais

29/03/2021

Os candidatos das cotas étnico/raciais pretos e pardos convocados para participar da Banca de Verificação Remota deverão acessar o link da videoconferência, na data e horário estipulado, conforme quadro a seguir:

DATA: 25/03/2021

Link para acesso à sala: meet.google.com/omw-gicz-jti

Código da Sala: omw-gicz-jti

Atenção! Você só será autorizado a entrar na sala virtual no horário designado!

Ordem

Nome do Candidato

Horário da Banca

1

CRISTINA PEIXOTO DOS SANTOS VIDAL

10h

2

BENEDITA VILMÁRIA ALVES PEREIRA

10h10

3

LEANDRA DA SILVA NASCIMENTO VIEIRA

10h20

4

SHILTON CALDEIRA NUNES

10h30

5

MAGNA ABIGAIL DE SOUSA MIRANDA

10h40

6

NARA GISELE DUARTE SILVA

10h50

 Os candidatos deverão acessar o link pontualmente nos horários relacionados.

  • O candidato deverá solicitar participação da videoconferência de heteroidentificação utilizando preferencialmente o endereço de e-mail informado no ato da inscrição. (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
  • O candidato deverá se apresentar na videoconferência da Banca de Verificação Étnico/Racial, munido de documento de identificação com foto.
  • O acesso ao link da videoconferência deverá seguir as orientações constantes no tutorial do Anexo I. Clique aqui.
  • O candidato deverá configurar a tela da videoconferência para alta resolução, permitindo melhor visualização do candidato pela banca. Para a realização deste procedimento, o candidato deverá seguir as orientações estabelecidas no item 5 do Anexo I.
  • O candidato deverá estar em local bem iluminado, que permita a correta visualização pelos membros da banca.
  • O candidato deverá atender a quaisquer recomendações dos membros da banca que tiverem o objetivo de melhorar a visualização do candidato, sob o risco da não validação de sua heteroidentificação.

 

 

15/03

 EDITAL COMPLEMENTAR DE MATRÍCULAS ProfEPT– IFG/CÂMPUS ANÁPOLIS

EDITAL Nº 01/2021

Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede nacional - Turma 2020, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), criado pela Lei de nº 11.892/2008 e em conformidade com as Leis n.º 9.394/1996 (LDB) e 12.711/2012, alterada pela Lei 13.409, de 28 de dezembro de 2016, com os Decretos n.º 5.154/2004, n.º 5.773/2006 e n.º 7.824/2012 alterado pelo Decreto n.º 9.034, de 20 de abril de 2017 e de acordo com as Portarias Normativas nº 391/2002-MEC, n.º 40/2007-MEC e n.º 18/2012-MEC, alterada pela Portaria Normativa n.º 09/2017-MEC, por intermédio da Secretaria de Pós-Graduação, do IFG-Câmpus Anápolis, faz saber, pelo presente Edital Complementar de Matrículas, para o primeiro semestre do ano letivo de 2021, aos candidatos inscritos no Exame Nacional de Acesso (ENA) 2020, Edital ProfEPT 01/2020 - retificado em 26/01/2021, as informações complementares para matrículas.

 

1.1 As datas constantes neste cronograma são previsões e podem sofrer alterações posteriores. Os candidatos deverão se responsabilizar pelo acompanhamento das eventuais mudanças no endereço eletrônico do : https://www.ifg.edu.br/anapolis/campus/pesquisa/pos-graduacao (Na aba: Processos Seletivos).

1.2 A documentação comprobatória da matrícula deverá ser enviada, das 00h às 23h59min, durante o período estabelecido no Item 2 do cronograma, para o endereço de e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 1.3 O candidato deverá realizar o envio dos arquivos referentes à documentação comprobatória da matrícula, constantes no Item 3 deste Edital Complementar, em ARQUIVOS DIGITALIZADOS EM FORMATO PDF.

2. DAS MATRÍCULAS

2.1 A matrícula é gratuita.

2.2 Os candidatos deverão atender às solicitações de documentação para a realização da matrícula, constantes no item 3 deste Edital Complementar.

2.3As matrículas serão realizadas em duas etapas, sendo a primeira remota e a etapa presencial.

2.3.1Primeira etapa: realizada de forma remota pelo candidato, por meio envio da documentação para matrícula, no endereço de e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e fazer possíveis atualizações documentais a partir da avaliação inicial da Secretaria de Pós-Graduação, nos prazos estabelecidos nos editais complementares de matrícula.

2.3.2 Segunda etapa: consistirá na apresentação de forma presencial pelos candidatos da documentação original para a matrícula, para efeito de autenticação, na Secretaria de Pós-Graduação, do IFG-Câmpus Anápolis, quando a instituição avaliar como sendo possível e seguro esse procedimento no contexto da crise pandêmica do Covid-19.

2.4 A qualquer tempo, se for verificado que a documentação apresentada no ato da matrícula não atenda a todos aos requisitos e às condições fixadas no Edital do ProfEPT ENA 01/2020, também na sua versão retificada em 26/01/2021, bem como no Edital Complementar de Matrículas no IFG, a matrícula será automaticamente cancelada.

2.5 Em hipótese alguma será permitida a matrícula condicional ou fora do prazo.

2.6 O candidato que não encaminhar a documentação para matrícula no período e local estabelecido, será considerado desistente e, portanto, eliminado do Processo Seletivo, sendo sua vaga destinada ao próximo candidato classificado, dentro das condições e dos requisitos previstos nos regulamentos do IFG.

2.7 Caso não sejam preenchidas todas as vagas oferecidas em primeira chamada, poderão ser divulgadas novas chamadas, que obedecerão à ordem de classificação obtida pelo(a) candidato(a) no Processo Seletivo, dentro das condições e dos limites de prazos previstos pelo IFG.

2.8 O candidato matriculado que, por qualquer motivo, desistir de fazer o curso para o qual foi aprovado, deverá solicitar à Secretaria de Pós-Graduação o termo de desistência do curso, até o último prazo da forma remota de matrícula para o curso.

3. DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA A REALIZAÇÃO DAS MATRÍCULAS

 3.1 Para efeito de matrícula, os candidatos aprovados deverão obrigatoriamente apresentar, em ordem crescente, os seguintes documentos:

  1. Formulário de cadastro de matrícula preenchido(ESTE TERMO DEVE SER ENVIADO EM ARQUIVO EDITÁVEL). CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO
  2. Cópia da carteira de identidade (RG)
  3. Cópia do CPF
  4. Cópia do comprovante de endereço recente com CEP
  5. Cópia do título de eleitor;
  6. Certidão de quitação eleitoral expedida pelo site tse.jus.br;
  7. Cópia do certificado de reservista ou equivalente;
  8. Certidão de nascimento ou de casamento;
  9. Uma foto 3x4 recente;
  10. Cópia do diploma ou certificado de conclusão do curso superior;
  11. Cópia do histórico escolar integralizado do curso superior;
  12. Os portadores de título de graduação obtido no exterior deverão encaminhar cópia autenticada do documento de revalidação no Brasil;
  13. Cópia autenticada de passaporte válido, com visto de permanência – no caso de estrangeiros;
  14. Declaração do RH (Recursos Humanos) emitida pelo SUAP atualizada e assinada, comprovando vínculo profissional (Para servidores);

 Os documentos deverão ser enviados em arquivos no formato PDF (exceção formulário de cadastro de matrícula) na ordem estabelecida. Cada arquivo deve ter o nome do documento.

Exemplo: Doc. 1. Cópia da Carteira de Identidade.

3.2 A falta de qualquer um dos documentos exigidos ou arquivos corrompidos ou documentos ilegíveis  ou envio de documentação fora do prazo previsto no cronograma implicará a perda do direito à matrícula.

 3.3 Os candidatos ficam obrigados a levar toda documentação original para a matrícula, para efeito de autenticação, na secretaria de Pós-Graduação, no IFG-Câmpus Anápolis, quando a instituição avaliar como sendo possível e seguro esse procedimento no contexto da crise pandêmica do Covid-19. Verificada a inexatidão destes documentos apresentados com os que foram enviados o candidato perderá o direito a matrícula. Não importando quanto tempo demore para ser feito esta validação.

 3.4 Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação Acadêmica do ProfEPT no IFG e pela Coordenação de Secretaria de Pós-Graduação no Campus Anápolis.

Anápolis, 15 de março de 2021.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (ProfEPT)

INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS (IFG) - CÂMPUS ANÁPOLIS

Para ter acesso a este edital complementar de matrícula em PDF clique aqui.

 

 

Dia 10/03/2021

Caros(as) candidatos(as)!

Foram divulgadas hoje (10/03/21) as notas individuais após avaliação e validação dos documentos comprobatórios pelas Bancas Examinadoras, constituídas pelos docentes do ProfEPT, de cada Instituição Associada (IA).

Conforme o Edital 01/2020, retificado em 26/01/21, item 6.9. “A nota final do candidato será o resultado das avaliações e validações feitas pela Banca Examinadora, constituída com base nos documentos comprobatórios, não podendo ser superior à nota autodeclarada pelo(a) candidato(a), somente igual ou inferior”.

Desse modo, todos(as) os(as) candidatos(as) que foram eliminados(as) do processo seletivo, devido ao item 6.4 do Edital retificado, foram substituídos(as) por candidatos(as) da mesma modalidade e cota (quando havia), conforme lista de suplentes divulgada em 23/02/2021. Esses candidatos(as) também tiveram seus documentos comprobatórios avaliados e validados pelas Bancas Examinadoras, sendo que no caso das IAs que oferecem cotas, a vaga foi destinada para a categoria Geral somente quando não havia mais candidatos(as) suplentes nas cotas.

Os demais candidatos(as) suplentes que não foram selecionados para reposição dos(as) eliminados(as) não tiveram seus documentos comprobatórios avaliados e validados e, portanto, não farão parte do resultado final  do ENA 2020.

Ressalta-se a necessidade dos(as) candidatos(as) acessarem a Área do Candidato, no Sistema de Inscrições, para conferirem seus resultados (classificado ou eliminado), suas notas emitidas pelas Bancas Examinadoras, eventuais observações sobre a redução das notas ou eliminação.

No dia 11 de março de 2021, conforme o Edital 01/2020 Retificado, os(as) candidatos(as) podem, via Sistema de Inscrições, interpor recurso ao resultado da sua nota individual após avaliação e validação dos documentos comprobatórios pelas Bancas Examinadoras.

Por fim, vale lembrar que para o resultado final dos aprovados, no dia 16 de março de 2021, serão aplicados ainda os itens 7.3.1, 7.3.2, 7.5 e 7.6 do Edital Retificado.

Atenciosamente,

Comissão Organizadora do ENA 2020.

 

Lista dos classificados para o Câmpus-Anápolis clique aqui

Lembrando que a lista final com os vinte quatro(24) candidatos selecionados a Matrícula será divulgada no dia 16 de março de 2021.

 

 

 

Retomada do processo seletivo de 2020

O documento dispõe sobre a retomada do processo seletivo de novos alunos do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

O programa do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) publicou nesta sexta-feira, 22, a retificação do edital 01/2020 indicando a retomada do Exame Nacional de Acesso (ENA), suspenso no ano passado em decorrência da pandemia da Covid-19. O Câmpus Anápolis do Instituto Federal de Goiás (IFG) é um dos polos do ProfEPT, programa que está presente em diversos pontos do território nacional por meio da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Do total de 913 vagas ofertadas, 24 se destinam ao polo do IFG. Confira a retificação do edital 01/2020 clicando AQUI.

A comissão organizadora do exame dispõe que estão mantidas todas as inscrições realizadas antes da suspensão do edital, mas não serão aceitos novos inscritos para esta seleção. A retificação prevê ainda a possibilidade de desistência do candidato quanto à participação no processo seletivo, sendo permitido o cancelamento da inscrição, e para os candidatos pagantes, a solicitação do reembolso da taxa de inscrição.

Será adotado um novo modelo avaliativo, denominado “Histórico Profissional e Acadêmico”, em que os candidatos poderão apresentar atividades e práticas profissionais, assim como produções e participações acadêmicas relevantes ao ProfEPT. Os candidatos deverão incluir, no sistema de inscrições do processo seletivo, a documentação comprobatória dos itens de seu histórico profissional e acadêmico, dentre aqueles previstos em edital, entre os dias 6 e 12 de fevereiro de 2021. O resultado final está previsto para ser divulgado no próximo dia 16 de março e o início do primeiro semestre letivo será em 5 de abril de 2021.

  

LIVE NO YOUTUBE

A equipe da comissão organizadora do ENA 2020 promoverá uma live com os candidatos na próxima segunda-feira, 25, às 18h30 no canal do YouTube do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) para esclarecimentos gerais. O link para participar do evento sobre o novo formato da seleção é: https://youtu.be/azGUkkKSaQY

 

ANO DE 2020

Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional 2020

De 13/02 a 18/03/2020 estarão abertas as inscrições para o Exame Nacional de Acesso (ENA) aos interessados em ingressar no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O exame será realizado em 17 de maio de 2020 no Câmpus Anápolis, polo do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica e câmpus-sede das atividades presenciais do mestrado. 

Acesse aqui o edital.

Para realizar as inscrições, clique aqui.

Informações sobre Inscrições para PPI, clique aqui.

Para mais informações: (62) 3703-3356 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

1.1 - Comunicado Importante

Em função da Pandemia do novo coronavírus a Coordenação do Exame Nacional de Acesso (ENA-2020)  ao mestrado ProfEPT - Edital 1/2020 Comunica aos candidatos/as  inscritos/as no ENA 2020 que a Prova de seleção  que ocorreria em 17 de maio esta  SUSPENSA.

A coordenação informa  que é necessário aguardar a definição do cenário nacional, pois o ProfEPT tem abrangência em todos os estados do país e a Prova deve ser realizada de forma isonômica e simultânea. Sendo assim, uma nova data para a Prova e o Cronograma atualizado serão divulgados com, no mínimo, quarenta dias de antecedência.  Ressalta-se que os demais itens do Edital, tais como referências, modo de avaliação, vagas, dentre outros, estão mantidos.

 

1.2 - Comunicado 

NOTA DO ENA:

MANUTENÇÃO DA SUSPENSÃO DO CALENDÁRIO DO EXAME NACIONAL DE ACESSO AO ProfEPT


A Comissão Organizadora do Exame Nacional de Acesso (ENA) 2020, considerando o cenário atual de pandemia ocasionado pela Covid-19, em especial na disseminação de casos pelo Brasil, e considerando os termos do Edital ProfEPT 01/2020, informa aos candidatos inscritos que continuará analisando as possibilidades de aplicação do Exame nos termos do Edital, bem como comunicará mensalmente (todo dia 12) as decisões tomadas.

Conforme anunciado anteriormente, lembramos que o dia da prova será informado com uma antecedência de, no mínimo, 40 dias. Destacamos também que ao ser anunciado o dia de aplicação do Exame, o Sistema de Inscrições será liberado para alterações, tais como modalidade da vaga, IA de inscrição, município de realização da prova, condições especiais, dentre outras.

Ressaltamos que nosso objetivo é realizar o ENA o mais brevemente possível, mas somente quando tivermos condições sanitárias favoráveis em âmbito nacional. Agradecemos a compreensão de todos!
12 de Agosto de 2020.
Coordenação ENA/ProfEPT 

1.3 - Comunicado 

Aviso – Dia 17 de setembro de 2020

A Comissão Organizadora do Exame Nacional de Acesso (ENA) 2020, considerando o cenário atual de pandemia ocasionado pela Covid-19, em especial na disseminação de casos pelo Brasil, e considerando os termos do Edital ProfEPT 01/2020, informa aos candidatos inscritos que continuará analisando as possibilidades de aplicação do Exame nos termos do Edital, bem como comunicará mensalmente (todo dia 12) as decisões tomadas.

Conforme anunciado anteriormente, lembramos que o dia da prova será informado com uma antecedência de, no mínimo, 40 dias. Destacamos também que ao ser anunciado o dia de aplicação do Exame, o Sistema de Inscrições será liberado para alterações, tais como modalidade da vaga, IA de inscrição, município de realização da prova, condições especiais, dentre outras.

Ressaltamos que nosso objetivo é realizar o ENA o mais brevemente possível, mas somente quando tivermos condições sanitárias favoráveis em âmbito nacional.

Agradecemos a compreensão de todos!

 

 Processo Seletivo ProfEPT 2019

Publicado Edital do Processo Seletivo 2019 para o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

De 02 de fevereiro a 07 de março de 2019 estarão abertas as inscrições para o Exame Nacional de Acesso (ENA) aos interessados em ingressar no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O exame será realizado em 05 de maio de 2019 no Câmpus Anápolis, polo do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica e câmpus-sede das atividades presenciais do mestrado. 

Para conferir o edital clique aqui

Para realizar as inscrições clique aqui

Em caso de dúvidas: (62) 3612-2800/2806 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Comunicado

 

Processo Seletivo ProfEPT 2018

Matrículas para 2018/2: Novos Discentes do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)

O período de matrículas para os candidatos aprovados no Exame Nacional de Acesso (ENA) ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) será do dia 19 de junho de 2018 (terça-feira) até 06 de julho de 2018 (sexta-feira) nos seguintes dias e horários:

> Segundas-feiras: das 07 horas às 11horas/das 12 horas às 16 horas;

> Terças-feiras: das 07 horas às 11horas/das 12 horas às 16 horas;

> Quintas-feiras: das 07 horas às 11horas/das 12 horas às 16 horas;

> Sextas-feiras: das 07 horas às 11horas/das 12 horas às 16 horas. 

OBS: Não serão realizadas matrículas às quartas-feiras (dias 20 e 27 de junho e 04 de julho). 

O local de realização das matrículas será no Bloco 300, Sala S-301 (Gepex) do Câmpus Anápolis do IFG, localizado na Avenida Pedro Ludovico, s/n, Residencial Reny Cury, em Anápolis-GO. 

Os candidatos aprovados devem comparecer ao local de matrículas, no período informado, portando os seguintes documentos

Em caso de dúvidas, procurar a Secretaria de Pós-Graduação. Tel.: (62) 3310-2806.

Resultado Final - Mestrado em Educação, Profissional e Tecnológica (2018/1)

Confira a Listagem dos Candidatos Aprovados no Mestrado em Educação, Profissional e Tecnológica (2018/1) do ProfEPT.

Mais informações sobre o processo seletivo de 2018/1. 

O câmpus Anápolis está trabalhando em projetos de Pós-Graduação Lato sensu (Especializações) nas grandes áreas em que atua. Aguarde novidades em breve.

 


 Bolsas

O IFG oferece bolsas de pós-graduação para alunos e participa do processo de qualificação de servidores. Esses programas são coordenados pela Diretoria de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

O Programa Institucional de Bolsas de Qualificação de Servidores (PIQS), criado em 2008, tem por objetivo viabilizar a qualificação, em nível de mestrado e doutorado, dos servidores docentes e técnico-administrativos do IFG, de forma a contribuir para a melhoria da qualidade da educação ofertada em todos os níveis, desde os cursos técnicos até a pós-graduação, e para a consolidação do IFG como um centro de referência em pesquisa e pós-graduação.

Já o Programa Institucional de Bolsas para alunos de Pós-Graduação (PIQ-Aluno) objetiva apoiar a formação de recurso humanos qualificados em nível de pós-graduação; fortalecendo os Programas de Pós-Graduação do IFG com a concessão de bolsas a alunos de mestrado e contribuindo para a consolidação do Instituto Federal de Goiás como um centro de referência em pesquisa e pós-graduação.

PIQS - Programa Institucional de Bolsas de Qualificação de Servidores do IFG

PIQ-Aluno - Programa Institucional de Bolsas para alunos de Pós-Graduação

 


Contatos

Coordenação Acadêmica Local
Coordenador: Prof° Dr. Alessandro Silva de Oliveira
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Secretaria de Pós-Graduação do IFG - Câmpus Anápolis
Secretária: Mariana Montalvão Oliveira
Telefone: (62) 3703-3359
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 


Dissertações

A primeira turma do mestrado ProfEPT foi em 2017, por isso as dissertações começaram a ser defendidas em 2019. Dessa forma, elas estão elencadas abaixo por ano de defesa e com  títulos em ordem alfabética. Como o curso ministrado é de mestrado profissional, conjuntamente à dissertação, o discente precisa elaborar um produto educacional, que aparece entre os apêndices da dissertação e é pré-requisito para a obtenção do título de mestre. Esses produtos educacionais, entre outros realizados no ProfEPT, também estão listados na aba Produtos educacionais.

Dissertaçõs Defendidas da TURMA DE 2019

Inclusão de estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade na Educação Profissional e Tecnológica do IFG - Câmpus Anápolis

Autor: Edson Silva de Carvalho/Orientadora Dra. Dayanna Pereira dos Santos

Projeto Conhecendo o IFG: uma perspectiva dialógica entre comunicação e extensão

Autora: Dalliane Louredo de Melo Moreira/Orientadora Dra. Mad’Ana Desirée Ribeiro de Castro

 

A Inclusão de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista: Uma Análise a partir dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas no Instituto Federal de Goiás

Autora: Maria Helena Pereira Magalhães/Orientadora Dra. Dayanna Pereira dos Santos

 

Dificuldades e Transtornos da Aprendizagem: um estudo sobre as necessidades educativas especiais numa perspectiva inclusiva.

Autora: Juliana Cecilia Padilha de Resende/Orientadora Dra. Gizele Geralda Parreira

 

Ambiente Físico e Arquitetônico do Instituto Federal: Análise da Realidade de Campus no IFG

Autor: Kyung Joon Ribeiro Santos/Orientador Dr. Wanderley Azevedo de Brito

Discursos docentes sobre as tecnologias nas práticas educativas da Educação de Jovens e Adultos no Instituto Federal de Goiás

Autora: Lenir de Jesus Barcelos Coelho/Orientadora Dra. Cláudia Helena dos Santos Araújo

Os sentidos atribuídos ao trabalho pelos trabalhadores-estudantes da Educação De Jovens E Adultos - EJA

Autora: Darc Lene Braga Pereira/Orientadora Dra. Mad'Ana Desiree Ribeiro de Castro

A educação financeira na formação profissional e tecnológica: uma proposta cognitivo-comportamental

Autor: Marcos Antônio Andrade da Costa/Orientador Dr. Timoteo Madaleno Vieira

 

 

Dissertaçõs Defendidas da TURMA DE 2018                                                                        

Diálogos Entre Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (2013-2018).

Autor: Adriam Marcos da Silva/Orientadora Dra. Cláudia Helena dos Santos Aaújo

A Perspectiva de Martin Buber para a Educação Inclusiva na EPT

Autora: Alinne Monteiro da Cruz Atanasio/Orientadora Dra. Gizele Geralda Parreira

Representação Estudantil em Órgãos Colegiados: Práticas Educativas no Conselho Superior Do IFG

Autora: Fernanda Eline de Oliveira/Orientador Dr. Wanderley Azevedo de Brito

“EU QUE PLANTEI”: Educação Ambiental frente ao consumo de agrotóxicos nos alimentos

Autor: Gustavo Carvalho da Rocha Lima Martins/Orientador Dr. Alessandro Silva de Oliveira

Princípio Da Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão (PIEPE) no IFG

Autor: Lucas Vínicius Dias/Orientador Dr. Wanderley Azevedo de Brito

Tecnologias na Tríade Ensino, Pesquisa e Extensão no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Goiás

Autora: Quéren dos Passos Freire Arbex/Orientadora Dra. Cláudia Helena dos Santos Aaújo

Letramentos críticos em contextos não formais de ensino da língua inglesa: uma experiência com docentes não licenciados

Autor: Luiz Eduardo Krüger/Orientadora Dra. Daniella de Souza Bezerra

A Noção de Competências e o Aperfeiçoamento dos Trabalhadores do Poder Judiciário Goiano

Autor: Adriano José da Silva Santos/Orientador Dr. Guenther Carlos Feitosa de Almeida

 A concepção de trabalho veiculada por escoteiros de Anápolis-GO: o ramo sênior em foco

Autor: Weberty Ferreira Lima/Orientador Dr. Guenther Carlos Feitosa de Almeida

Limites e desafios para os candidatos da EJA no IFG: o não comparecimento e as dificuldades para a efetiva participação no processo seletivo

Autora: Ana Cecília dos Santos Gumerato/ Orientadora Dra. Mad’Ana Desirée Ribeiro de Castro

O material didático de história na EJA/EPT do curso de enfermagem integrado ao ensino médio do campus Goiânia Oeste: possibilidades políticas e pedagógicas

Autora: Vanessa Karllen Silva/Orientadora Dra. Mad'Ana Desiree Ribeiro de Castro

Análise da efetivação das garantias legais de permanência, participação e aprendizagem dos alunos com deficiência nos Institutos Federais de Goiás.

Autora: Rafaela Dias Ferreira/Orientador Dr. Alcyr Alves Viana Neto

 

 

 Dissertações defendidas da Turma de 2017

Avaliação da Aprendizagem e Currículo Integrado na Educação Profissional e Tecnológica: Concepções e Práticas Educativas no IFPA/Câmpus Industrial de Marabá

Autor: Elielson Souza da Silva/Orientador: Dr. Wanderley de Azevedo Brito

Entre Tempos e Espaços de Formação: Plano de Estudo e Formação Integrada na Escola Família Agrícola

Autora: Daiane Aparecida Ribeiro Queiroz/Orientadora: Dra. Mad’Ana Desirée Ribeiro de Castro

A “Travessia”: A Formação Omnilateral no Curso Técnico Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Autora: Karla Rodrigues Mota/Orientadora: Dra. Cláudia Helena dos Santos Araújo

Inclusão Escolar e Formação Integral da Pessoa com o Transtorno do Espectro Autista: Caminhos Possíveis

Autora: Gláucia Tomaz Marques Pereira/Orientador: Dr. Wanderley Azevedo de Brito

Um Estudo do Conselho de Câmpus do Instituto Federal de Goiás- Câmpus Valparaíso - A Gestão Democrática Como Pressuposto de Efetividade

Autor: Lauce Noriyo De Moraes Nozaki/Orientador: Dr. Adelino Candido Pimenta

Formação Continuada dos Docentes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: Como Entendem e Como A Fazem?

Autor: Januário Neto Pereira Sarmento/Orientador: Dr. Alcyr Alves Viana Neto

Percepções Sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade na Formação Inicial de Professores de Ciências da Natureza: Limites e Possibilidades de Uma Ação Didático-Formativa

Autora: Loryne Viana De Oliveira/Orientador: Dr. Adelino Candido Pimenta

Educação de Jovens e Adultos e Possibilidades de Emancipação das Juventudes: Um Estudo de Caso

Autor: Lucas Manoel Andrade/Orientadora: Dra. Gizele Geralda Parreira

A Constituição do Discurso Pedagógico das Relações Entre Educação e Tecnologia na Produção Científica (2007-2017)

Autor: Luiz Carlos De Paiva/Orientadora: Dra. Cláudia Helena dos Santos Araújo

Uso de um Aplicativo Móvel como Recurso para Aprendizagem sobre Educação Ambiental

Autora: Marília Castro De Melo/Orientadora: Gizele Geralda Parreira

Dos Pressupostos ao Planejamento e Organização do Trabalho Pedagógico: Um Documentário da Narrativa da Escola Classe 16 de Planaltina-DF

Autora: Mônica Angélica Barbosa De Almeida/Orientadora: Dra. Daniella de Souza Bezerra

Relação Escola-Família, Ética e Violência: Análise Sobre Levantamentos Realizados no Período De 2013 A 2018 no Brasil

Autor: Paulo Roberto De Oliveira Santos/Orientador: Dr. Alcyr Alves Viana Neto

A Convergência das Mídias como Estratégia Instigadora do Pensamento Reflexivo na Educação de Jovens e  Adultos

Autora: Regina Aparecida Magnabosco De Sousa Marques/Orientador: Dra. Gizele Geralda Parreira

Jovens do Ensino Médio como Leitores e Pronunciadores do Mundo: a Biblioteca como espaço de produção de narrativas de leituras

 Autor: Rafaela Soares Mendonça /Orientadora: Drª. Luciana Campos de Oliveira Dias

Ensino de Literatura: Metodologias na Perspectiva Vygotskyana para o Ensino Médio Público e no Contexto Das TIC

Autora: Sara Maria Souza Nogueira/Orientador:  Dr. Wanderley Azevedo de Brito

Juventudes e Escolarização: O Ensino Médio e o Desafio da Formação Crítica de Jovens Pertencentes a Comunidades Empobrecidas

Autora: Suzana Medeiros De Souza Aguiar/Orientadora: Dra. Luciana Campos de Oliveira Dias

O Trabalho do Pedagogo TAE na Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente do Instituto Federal de Goiás: Reflexões, Desafios e Possibilidades

Autor: Wallace Pereira Sant Ana/Orientador: Dr. Glen Cézar Lemos

 


Produtos Educacionais

Nesta seção, estão disponíveis os produtos educacionais elaborados no Programa de Mestrado ProfEPT.  Com esse tipo de divulgação, o Programa de Pós-Graduação espera auxiliar professores e outros profissionais ligados ao ensino, considerando que os produtos educacionais disponibilizados podem servir de instrumento e apoio no processo de ensino-aprendizagem em diversas áreas. 

 Nesta seção, estão disponíveis os produtos educacionais elaborados no Programa de Pós-Graduação. Acreditamos que este tipo de divulgação, auxiliará professores e outros profissionais ligados ao ensino, considerando que os produtos educacionais disponibilizados podem servir de instrumento e apoio no processo de ensino-aprendizagem na Educação.

 

Produtos Educacionais vinculados às Dissertações da Turma de 2019

Autor: Edson Silva de Carvalho

Coautora: Dayanna Pereira dos Santos

O que você sabe sobre TDAH?

Linkd Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603295

 

Autora: Dalliane Louredo de Melo Moreira

Coautora: Mad’Ana Desirée Ribeiro de Castro

Guia para implementação do Projeto Conhecendo o IFG nos câmpus

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642995

 

Autora: Maria Helena Pereira Magalhães

Coautora: Dayanna Pereira dos Santos

Cartilha Informativa de Apoio à Comunidade Escolar: Transtorno do Espectro Autistico-TEA e a Inclusão no IFG.

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643116

 

Autora: Juliana Cecília Padilha de Resende

Coautora: Gizele Geralda Parreira

Dificuldades e Transtornos da Aprendizagem: um guia explicativo

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602631

 

Autor: Kyung Joon Ribeiro Santos

Coautor: Wanderley Azevedo de Brito

Ambiente Físico e Arquitetônico do Instituto Federal: Guia de Planejamento de Campus

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643406

 

Autora: Lenir de Jesus Barcelos Coelho

Coautora: Cláudia Helena dos Santos Araújo

Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos: contribuições à prática educativa

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644883

 

Autora: Darc Lene Braga Pereira

Coautora: Mad’Ana Desireé Ribeiro de Castra

O trabalho ganha centralidade na EJA: Instrumental informativo sobre as condições socioeconômicas para auxiliar na organização pedagógica a partir dos tempos e percursos dos sujeitos da EJA

Link Educapes:http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/649643

 

Autor: Marcos Antônio Andrade da Costa

Coauttor: Timóteo Madaleno Vieira

A educação financeira na formação profissional e tecnológica

Link Educapes:http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/649642

 

 

 

 

 

 

Produtos Educacionais vinculados às Dissertações da Turma de 2018

Autor: Adriam Marcos da Silva

Coautora: Dra. Claudia Helena dos Santos Araujo

 Diálogos entre Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica                                                

Link Educapes:http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584850

 

 Autor: Lucas Vinícius Dias

Coautor: Dr. Wanderley Azevedo de Brito

TRANSPARÊNCIA DE INFORMAÇÃO EPE: redução de inconformidades na comunicação de documentos institucionais

Link Educapes: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586345

                                                      

  Autora: Fernanda Eline de Oliveira

Coautor: Wanderley Azevedo de Brito

Participação discente nos conselhos do IFG como processo formativo: oficina pedagógica sobre a estrutura institucional de gestão

Link Educapes: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586368

 

 Autor: Gustavo Carvalho da Rocha Lima Martins

Coautor: Dr. Alessandro Silva de Oliveira R

“EU QUE PLANTEI”: Educação Ambiental frente ao consumo de agrotóxicos nos alimentos

Link Educapes: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586701

 

Autora: Quéren dos Passo Freire Arbe

Coautora: Dra. Cláudia Helena dos Santos

Podcast EduTec: Tecnologias e Ensino, Pesquisa e Extensão em debate

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586310

 

Autora: Alinne Monteiro da Cruz Atanasio

Coautora: Dra. Gizele Geralda Parreira

Práticas inclusivas e dialógicas na Educação Profissional e Tecnológica no IFG

Link do Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586735

 

Autor: Luiz Eduardo Krüger

Coautora: Dra. Daniella de Souza

Letramentos Críticos para uma prática educativa emancipatória: uma bússola para profissionais não licenciados que atuam em contextos não formais de ensino de línguas

Link do Educapes: https://www.educapes.capes.gov.br/handle/capes/602550

 

Autor: Adriano José da Silva Santos

Coautor: Dr. Guenther Carlos Feitosa de Almeida

Plano de Capacitação – Biênio 2019/2021 e Ebook Competências e o Trabalho

Link do Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642681

 

Autor: Weberty Ferreira Lima

Coautor: Dr. Guenther Carlos Feitosa de Almeida

O que é o trabalho? cartilha sobre o trabalho contemporâneo para o ramo sênior do movimento escoteiro

Link do Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643015

 

Autora: Ana Cecília dos Santos Gumerato

Coautora: Mad’Ana Desirée Ribeiro de Castro

Produto Educacional 1: EJA, desigualdade social e déficit democrático no Brasil

Produto Educacional 2: Adaptação do Edital da Seleção EJA 2020/2 do IFG em vídeo

Link do educapes:

Link do produto educacional Capítulo de Livro:

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603931

Link do produto educacional Vídeo Informativo:

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603932

 

Autora: Vanessa Karllen Silva

Coautora: Dra. Mad’Ana Desirée Ribeiro de Castro

O conceito científico, o saber escolar e a disciplina de história: possibilidades políticas e pedagógicas na EJA/EPT

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643016

 

Autora: Rafaela Dias Ferreira

Coautor:Alcyr Alves Viana Neto

Perspectivas de aprendizagem do Aluno com Deficiência (AcD) – Adaptações curriculares de pequeno e grande porte.

Link do Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642659

 

 

 

Produtos Educacionais vinculados às Dissertações da Turma de 2017

Autora: Daiane Aparecida Ribeiro Queiroz

 O processo educativo na Escola Família Agrícola de Natalândia - MG

Link Educapes:http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552634

Autor: Elielson Souza da Silva

 Plano de Curso de avaliação da Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica: pressupostos teóricos e metodológicos Marabá-PA 2019

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/554503

Autora: Gláucia Tomaz Marques Pereira

Inclusão Escolar e Formação Integral da Pessoa com o Transtorno do Espectro Autista: caminhos possíveis

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553046

Autor: Januário Neto Pereira Sarmento

Blog EPT em Pauta - Discutindo a formação continuada docente

Acesse o Link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433019

Autora: Karla Rodrigues Mota

Material didático-formativo: proposições acerca da educação profissional integrada ao ensino médio na perspectiva da escola unitária gramsciana

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433030


Autor: Lauce Noriyo de Moraes Nozaki

Produto Educacional – Blog – Gestão Democrática na EPT

Link Educapes:http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552594

Autora: Loryne Viana De Oliveira

Tópicos em Ciência, Tecnologia e Sociedade

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433055

Autor: Lucas Manoel Andrade

Cartilha  Juventudes

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552627

Autor: Luiz Carlos de Paiva

Educação e Tecnologia na Educação Profissional E Tecnológica: Um Material Didático-Formativo

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432912

Autora: Marília Castro de Melo

Educa Terra

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552953

Autora: Mônica Angélica Barbosa de Almeida

Pedagogia histórico-critica: um guia para o planejamento do trabalho pedagógico- Monica

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/554374

Autor:Paulo Roberto de Oliveira Santos

Formação Ética e Violência no âmbito Escolar

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560907

Autora: Regina Aparecida Magnabosco de Sousa Marques

Sequência Didática Blog: Uma proposta para a EJA

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553806

Autora: Rafaela Soares Mendonça

Memórias de Um Clube de Leitura Juvenil: da Concepção às Práticas Sociais

Link Educapes: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560966

Autora: Sara Maria Souza Nogueira

Sequência Didática Para O Ensino De Literatura No Ensino Médio

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433883

Autora: Suzana Medeiros de Souza Aguiar

 Sequência Didática: Uma Proposta De Formação Crítica Para A Juventude Pobre Baseada Na Pedagogia Histórico-Crítica

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552926

Autor: Wallace Pereira Sant’Ana

Manual de integração da CAPD

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432910

 

 

 


 Ambiente Virtual Eletivas

 

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do ProfEPT no IFES para Disciplinas Eletivas na modalidade EAD: https://ava.cefor.ifes.edu.br/

 

 


Inserção Social do ProfEPT/IFG

INSERÇÃO SOCIAL DO PROFEPT - IFG

Ações de desenvolvimento de processos de integração e impacto local, regional e nacional do ProfEPT - IFG

  • Desenvolvimento de projetos de pesquisas numa perspectiva interdisciplinar, por profissionais da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e de integrantes da comunidade externa, com temáticas de ensino, gestão e pesquisa relacionados à educação profissional e tecnológica (EPT), com vistas à elaboração de produtos educacionais, materiais técnico-científicos e inovação tecnológica.
  • Atendimento das demandas local/regional para formação de recursos humanos, com vistas ao desenvolvimento de pesquisas que integram saberes práticos inerentes ao mundo do trabalho ao conhecimento sistematizado e interdisciplinar, na perspectiva de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico, científico e cultural.
  • Desenvolvimento de trabalhos de investigação interdisciplinar e de produtos educacionais, constituídos pela interface entre Trabalho, Ciência, Cultura e Tecnologia, na perspectiva de melhoria dos processos educativos e de gestão em espaços formais e não-formais.
  • Desenvolvimento de pesquisas e de produtos educacionais relacionados às práticas educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, que atendam às demandas da realidade dos sistemas educativos municipais, estaduais e federais, em níveis local e regional.
  • Desenvolvimento de pesquisas e de produtos educacionais relacionados às metodologias, tecnologias, processos e propostas de ensino em espaços diversos (sala de aula, laboratórios, campo, museus, setores produtivos, internet, entre outros).
  • Desenvolvimento de pesquisas e de produtos educacionais relacionados às questões relacionadas à história e memória da EPT, além organização e planejamento de instituições, currículos, espaços pedagógicos formais e não formais, da pesquisa, do ensino, da extensão e da gestão da EPT.
  • Atendimento à profissionais da educação (professores, técnicos administrativos e outros) provenientes de várias cidades do interior de Goiás (ou de outros estados), geralmente desprovidas de programas de pós-graduação stricto sensu.
  • Atendimento à profissionais da educação (professores, técnicos administrativos e outros) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e das redes estaduais e municipais de educação da região, que buscam oportunidades para realização de seus estudos de formação em pós-graduação stricto sensu.
  • Participação da comunidade do ProfEPT em Seminários Nacionais de Alinhamento do ProfEPT.
  • Participação de Discentes em Disciplinas Eletivas na modalidade EAD ofertadas pelas IA em nível nacional.
  • Integração de Docentes do ProfEPT e de outras instituições em Grupos de Pesquisas e Bancas de Qualificação e Defesa de Dissertações e Teses.
  • Participação dos discentes, docentes e egressos do ProfEPT em eventos científicos locais, regionais e nacionais.
  • Participação de docentes e discentes do ProfEPT na organização e no desenvolvimento de eventos científicos.
  • Desenvolvimento de ações pedagógicas, culturais, tecnológicas e científicas que resultam na busca de soluções para os desafios das práticas e dos processos educativos, que atendam as demandas das instituições educativas locais / regionais e em ambientes não formais de educação.