Projetos e Programas

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Publicado: Quarta, 16 de Março de 2016, 11h37 | Última atualização em Sexta, 09 de Fevereiro de 2024, 12h25

   Os Projetos e Programas desenvolvidos pela Pró-reitoria de Ensino (Proen) objetivam a permanência e êxitos dos acadêmicos dos IFG, bem como a troca de experiências que contribuam com o percurso formativo.  

   São desenvolvidos atualmente os projetos e programas de:

 


Programa de Monitoria

 

   O programa de monitoria do IFG constitui-se em um instrumento da política de fortalecimento do processo ensino-aprendizagem e integra as ações de apoio às atividades acadêmicas e de estímulo à permanência e êxito do educando. 

 Conheça a página de Editais de Monitoria.

 Consulte também a ResoluçãoInstrução Normativa que regem a monitoria no IFG.

 


Bolsas de Iniciação à Docência 

 

Proporciona aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica.

  Acesse os editais de seleção do Pibid.

 

 

      Mais informações:

      O PIBID

      Editais de seleção

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/IFG) é fruto de uma parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que financia bolsas em cinco modalidades:

  • Iniciação à docência (para estudantes de licenciatura);
  • Supervisão (para professores das escolas parceiras);
  • Coordenação de área (professor da licenciatura, responsável pelo subprojeto);
  • Coordenação de gestão de processos educacionais (professor da licenciatura, responsável pelo acompanhamento da execução dos subprojetos);
  • Coordenação institucional (professor da licenciatura, responsável pelo projeto institucional).

Este Programa tem por objetivo contribuir com a interação entre os cursos de licenciatura do IFG e as escolas públicas de Educação Básica, aumentando o nível de articulação entre eles.

 

 Modalidades de bolsa

No Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/IFG) serão concedidas as seguintes modalidades de bolsa:

  • Bolsista de iniciação à docência: o aluno regularmente matriculado em curso de licenciatura que integra o projeto institucional da instituição de educação superior, com dedicação de carga horária mínima de trinta horas mensais ao PIBID. Valor da bolsa: R$ 700,00 (setecentos reais).
  • Professor supervisor: o docente da escola de educação básica das redes públicas de ensino que integra o projeto institucional, responsável por acompanhar e supervisionar as atividades dos bolsistas de iniciação à docência. Valor da bolsa: R$ 1.100,00 (um mil e cem reais).
  • Coordenador de área: o professor da instituição de educação superior responsável pelas seguintes atividades: a) planejamento, organização e execução das atividades de iniciação à docência em sua área de atuação acadêmica; b) acompanhamento, orientação e avaliação dos bolsistas estudantes de licenciatura; e c) articulação e diálogo com as escolas públicas nas quais os bolsistas exerçam suas atividades. Valor da bolsa: R$ 2.000,00 (dois mil reais).
  • Coordenador Institucional: o professor de instituição de educação superior responsável perante a CAPES por garantir e acompanhar o planejamento, a organização e a execução das atividades de iniciação à docência previstas no projeto de sua instituição, zelando por sua unidade e qualidade. Valor da bolsa: R$ 2.100,00 (dois mil e cem reais). 

 

 Proposta Institucional - PIBID 2022

 Acesse mais informações e todos os documentos e relatórios do PIBID. 

 

Contato:

Coordenador - Rafael Goncalves Borges (Professor EBTT)
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 


Programa de Mobilidade Acadêmica (PMIPES-GO)

 

   O Programa IPES-GO de Mobilidade Acadêmica é resultante de um Acordo de Cooperação celebrado entre as Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Goiás (IPES-GO), com vistas a propiciar aos estudantes de graduação do IFG, Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Jataí (UFJ) e Universidade Federal de Catalão (UFCat) regularmente matriculados, a possibilidade de cursarem componentes curriculares, de seu curso, em instituição diferente da sua de origem por até três semestres letivos consecutivos.

   A partir de 2021 o acordo de cooperação entre as IPES-GO adota uma nova forma de participação no programa, denominada de mobilidade acadêmica parcial. Na mobilidade parcial o estudante cursará concomitantemente componentes curriculares na instituição de origem e de destino, limitada a 2 (dois) componentes curriculares por semestre em uma única instituição diferente da sua de origem.

   Neste ano as inscrições para participação no PMIPES, relativo a disciplinas a serem cursadas no semestre 2024/1, estão abertas no período de:

- 01 de outubro a 27 de outubro de 2023 (para estudantes do IFG que desejam ir para outras instituições)

- 01 de outubro a 31 de outubro de 2023 (para estudantes de outras instituições que pretendem vir para o IFG)

 Confira o fluxograma do PMIPES.

 

 Condições de participação­­

  • Alunos do IFG

   O primeiro passo é se certificar de que a IPES para a qual deseja ir oferece as disciplinas que o discente do IFG tem interesse, bem como se as disciplinas que quer cursar poderão ser aproveitadas no instituição de origem. Também é importante informar-se com a coordenação do curso de destino se essas disciplinas serão ofertadas no semestre subsequente ao da inscrição no programa, além de receber daquela o ementário previsto no projeto de curso, que irá subsidiar a coordenação no IFG a deliberar quais serão as disciplinas a serem solicitadas;

   O rol de disciplinas, contido no formulário de solicitação, deverá ser articulado pelo/a estudante sob orientação direta da coordenação, a fim de que as disciplinas cursadas durante a mobilidade sejam aproveitadas em sua totalidade após o retorno, não necessariamente como componente curricular obrigatório.

   Como se inscrever?

   O/a interessado/a deve se dirigir à coordenação do seu curso no IFG para preencher com seu coordenador o formulário de solicitação da participação no Programa IPES-GO. 
   A coordenação de curso analisa o pedido observando se este atende ao disposto no §3 da Cláusula Segunda do Acordo de Cooperação no que tange a necessidade do estudante ter integralizado pelo menos 20% (vinte por cento) da carga horária total do curso de origem e ocorrência de, no máximo, duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos anteriores ao pedido de mobilidade.

   Após essa cuidadosa análise, o coordenador encaminha um processo, via SUAP (processo eletrônico), à coordenação Institucional do PMIPES-GO no IFG (no SUAP buscar por "REI-PMIPES") com a referida solicitação acompanhada dos seguintes documentos elencados: 

  • Cópia dos documentos pessoais (RG, CPF e título eleitoral);
  • Histórico escolar original;
  • Formulário de solicitação de Mobilidade;
  • Carta de Apresentação do/a discente assinada pela coordenação do curso;
  • Ementário das disciplinas cursadas até o presente semestre. 

 

   A coordenação do PMIPES - IFG encaminhará a solicitação para a IPES de destino via ofício. Você deverá aguardar resposta que a sua coordenação receberá pelo SUAP. Tanto em caso positivo como negativo, você e o seu coordenador serão informados pela Coordenação Institucional. Você também será informado sobre o período de matrícula a ser realizada na IPES receptora.

   Todas as ações têm prazos que, se não cumpridos, acarretarão no indeferimento automático do seu pedido. Portanto, fique atento(a) aos prazos de final de outubro, que é o mesmo para todas as IES do Programa.

 

  • Alunos de outras IPES-GO

    O/a aluno/a oriundo de outra IPES-GO deverá realizar as mesmas ações descritas acima na sua coordenação de curso. O seu pedido será enviado pela coordenação Institucional da sua Instituição ao IFG, para em seguida ser encaminhado à coordenação de curso receptora. Havendo o aceite ou não, você será informado; em caso positivo, o seu pedido será devolvido à sua coordenação para ciência. No aceite, você será informado/a pela coordenação do curso receptor sobre o período de matrícula a ser realizada no IFG. Os ementários das disciplinas do IFG podem ser obtidos no seguinte link: http://cursos.ifg.edu.br/

   Todas as ações têm prazos que, se não cumpridos, acarretarão no indeferimento automático do seu pedido.


 Importante

  • A participação no programa conta como tempo de integralização curricular, ou seja, o prazo para terminar o curso permanece inalterado;
  • A participação não exime da responsabilidade de renovar o vínculo com o IFG a cada semestre letivo, no período de renovação de matrícula previsto no calendário acadêmico;
  • Ao se comprometer com o programa, o solicitante coloca-se na posição de inteira responsabilidade de comunicação com a coordenação do IFG, com a coordenação receptora e a coordenação institucional;
  • Ao término do programa, é necessário que o histórico escolar e outros documentos emitidos pela IPES receptora sejam arrolados ao processo e que este seja tramitado corretamente, a fim de inserção do aproveitamento e do correto arquivamento.

 

 Formulários

 Acordo de Cooperação do PMIPES-IFG

 Fluxograma do PMIPES.

 

 Coordenação Institucional do PMIPES-GO no IFG

Coordenação de Ensino Superior e Coordenação PMIPES: Cargo vago

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (62) 3612-2229 / (62) 3612-2228

 


Programação de Educação Tutorial (PET)

 

   O Programa é vinculado à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC/ SESu) e promove a formação ampla e de qualidade dos alunos de graduação envolvidos direta e indiretamente com o programa. 

   O principal objetivo é despertar o interesse e elevar a qualidade da formação acadêmica dos alunos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Goiás (IFG), estimulando a fixação dos conhecimentos teóricos e práticos, que permitam a abordagem na área de Ensino, Pesquisa e Extensão, através da contextualização da Química às ações de Educação, Ambiente e Sociedade. O atual “PET Química: Educação, Ambiente e Sociedade” é desenvolvido por grupos de estudantes do curso de Licenciatura em Química.

   Conheça as atribuições dos alunos participantes do programa:

  • Dedicar-se, em tempo integral, às atividades do curso de graduação e do Programa de Educação Tutorial, com carga horária mínima de 20 horas semanais e não receber qualquer outro tipo de bolsa.
  • Cumprir as exigências estabelecidas no Termo de Compromisso;Fazer referência à sua condição de bolsista do PET nas publicações e trabalhos apresentados;Publicar ou apresentar, em evento de natureza científica, um trabalho acadêmico por ano, individualmente ou em grupo;
  • Apresentar excelente rendimento acadêmico avaliado pelo tutor;
  • Manter bom rendimento no curso de graduação;Participar, durante a sua permanência no PET, de atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • Participar de todas as atividades programadas pelo grupo;
  • Zelar pela qualidade acadêmica do PET.

 Acesse os Editais de seleção do PET-IFG

 


 Programa de Residência Pedagógica

 

Induz o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica a partir da segunda metade de seu curso.

  Acesse os editais de seleção da Residência Pedagógica.

 

 

 O Programa

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.

A Residência Pedagógica, articulada aos demais programas da Capes compõem a Política Nacional, tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.

 

Objetivos

  • Aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de dados e diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias;
  • Induzir a reformulação da formação prática nos cursos de licenciatura, tendo por base a experiência da residência pedagógica;
  • Fortalecer, ampliar e consolidar a relação entre a IES e a escola, promovendo sinergia entre a entidade que forma e a que recebe o egresso da licenciatura e estimulando o protagonismo das redes de ensino na formação de professores;
  • Promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação inicial de professores da educação básica às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

 Como funciona

As IES serão selecionadas por meio de Edital público nacional para apresentarem projetos institucionais de residência pedagógica.

O Programa será desenvolvido em regime de colaboração com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Assim, as Intuições de Ensino Superior participantes deverão organizar seus projetos Institucionais em estreita articulação com a proposta pedagógica das redes de ensino que receberão os seus licenciandos.

O regime de colaboração será efetivado por meio da formalização de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre o Governo Federal, por meio da Capes e o os estados, por intermédio das secretarias de educação de estado ou órgão equivalente. A participação do governo municipal se efetivará por meio de Termo de Adesão ao ACT, firmado por suas secretarias de educação.

 

 Modalidades de bolsa

No Programa de Residência Pedagógica serão concedidas as seguintes modalidades de bolsa:

  • Residente: para discentes com matrícula ativa em curso de licenciatura que tenham cursado o mínimo de 50% do curso ou que estejam cursando a partir do 5º período, no valor de R$700,00 (setecentos reais);
  • Coordenador Institucional: para docente da IES responsável pelo projeto institucional de Residência Pedagógica, no valor de R$ 2.100,00 (dois mil e cem reais);
  • Docente Orientador: para o docente que orientará o estágio dos residentes estabelecendo a relação entre teoria e prática, no valor R$ 2.000,00 (dois mil reais);
  • Preceptor: para o professor da escola de educação básica que acompanhará os residentes na escola-campo, no valor de R$ 1.100,00 (um mil e cem reais).

 

Relatórios de atividades: PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - RELATÓRIO PARCIAL – 2018/2

 

Contatos:

Coordenadora Geral - Dayanna Pereira dos Santos (Professora EBTT)
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 


Projeto Formação EJA

 

 

 CONHEÇA O SITE DO PROJETO FORMAÇÃO EJA

 

 

  Já disponível livro: EJA – Metodologias da Aprendizagem para a Educação Profissional

 

 O projeto:    

   O Projeto Formação inicial e continuada integrada ao Ensino Fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos das Redes Municipais de Ensino de Goiás foi selecionado pela SEB/MEC e SETEC/MEC, a partir de uma proposta encaminhada pela pró-reitora de Ensino, Oneida Irigon. Essa proposta tinha como objetivo efetivar, juntamente com outros onze Institutos Federais, o Projeto Básico para Desenvolvimento de Ações para Implementação da Política de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Integrada à Educação Profissional.

   O Projeto, que possui recursos oriundos do Termo de Execução Descentralizada n. 8620 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE),  além de visar à oferta de cursos de Formação Continuada para os servidores do IFG e para os professores das Redes Municipais de Goiás, ainda tem como objetivo ofertar cursos FIC integrados ao Ensino Fundamental (anos finais) para os estudantes da EJA, conforme parceria com as Prefeituras/Secretarias Municipais de Ensino que aderirem ao Projeto, de acordo com os eixos tecnológicos do IFG e as demandas das regiões locais.

   Com esse conjunto de ações, a Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) atua na promoção, na integração e na verticalização da educação básica à educação profissional, tendo em vista a possibilidade de ampliação das matrículas da EJA no Ensino Médio (EM) na forma integrada à educação profissional. Ademais, a parceria entre SEB/MEC, SETEC/MEC, Institutos Federais e Munícipios, com essa integração para garantir a oferta de cursos proposta, constitui-se como estratégia significativa para uma articulação mais eficaz no avanço rumo a uma educação pública, laica, gratuita e de qualidade socialmente referenciada.

   A formação se divide em duas partes: uma é destinada aos profissionais da Educação e possui carga horária de 340h com previsão de início em agosto de 2020 e término em setembro de 2021; a outra, com carga horária entre 160h a 240h, com previsão de início em fevereiro de 2021 a outubro de 2021, é focada nos estudantes do Ensino Fundamental da EJA. A metodologia híbrida, com encontros síncronos e assíncronos, será a forma de trabalho predominante. Assim, serão ofertadas para cada público 120 e 300 vagas, respectivamente.

   Dúvidas e pedidos de informações sobre o Projeto Formação EJA podem ser encaminhados para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

 

  Conheça o site:

  

    http://ensino.ifg.edu.br/projetoeja/