Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Inicial -> Apresentação

Apresentação


O Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG) é o quinto instalado na região metropolitana de Goiânia. Criado pela política de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, tem por objetivos a promoção do desenvolvimento regional e a inclusão social, através da educação pública e gratuita.

Imagem da sede provisória do Câmpus Senador CanedoA decisão por implantar o câmpus em Senador Canedo se deu por tratar-se de uma região em franco desenvolvimento econômico, que abriga o maior polo petroquímico do Centro-Oeste. Por outro lado, mais da metade da população possui baixa escolaridade. Segundo o Censo 2010 do IBGE, cerca de 51,84% dos habitantes não têm instrução ou possuem apenas o ensino fundamental incompleto.

O Câmpus iniciou suas atividades em agosto de 2014, em um espaço cedido pela prefeitura municipal (veja a imagem acima). A sede definitiva, localizada em região estratégica, entre os três grandes núcleos habitacionais do município (Centro, Jardim das Oliveiras e Vila Galvão), encontra-se em construção e terá cerca de 8 mil m² de área construída, em uma área total de 100 mil m². A previsão de conclusão da primeira etapa é para o início de 2016.

Os cursos oferecidos são do Eixo Tecnológico de Controle e Processos Industriais, ideal à cadeia produtiva da região, de acordo com pesquisa realizada pelo Observatório do Mundo do Trabalho. Nesse sentido, o Câmpus iniciou as atividades com a oferta de um Curso Técnico de Refrigeração e Climatização e mais outros dez cursos de qualificação, na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC).

Além desses, para início de 2015 serão oferecidos à comunidade os cursos Técnicos Integrados em Automação Industrial e em Mecânica.