Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

IFG realiza a aplicação de provas dos cursos técnicos integrados

Alunos aguardam o início das provas do processo seletivo dos cursos técnicos integradosNeste domingo, dia 18 de dezembro, o câmpus do Instituto Federal de Goiás (IFG) realizaram a seleção para os cursos técnicos integrados de nível médio. Para esta modalidade, o instituto ofertou um total de 1260 vagas. O Câmpus Senador Canedo disponibilizou 60 vagas, sendo 30 para Automação Industrial e 30 para mecânica.

No Câmpus Goiânia, um dos locais de prova da capital, a animação de grupos presentes na porta da Instituição chamou atenção. Desde as 11 horas da manhã, uma hora antes de os portões serem abertos, muitos estudantes acompanhados dos pais e amigos, além de grupos de alunos acompanhados de professores, já estavam esperando para o momento em que os portões seriam abertos.

Para Cleidiane Rodrigues Costa e Júlio Rodrigues, professores de Geografia e História de um colégio particular da capital, fazer esse acompanhamento dos alunos, com direito à música e muita festa, dá a eles confiança para fazer uma boa prova. “Temos uma turma específica em nosso colégio voltada para alunos que querem entrar no IFG. Há muito interesse dos adolescentes de fazerem cursos técnicos na Instituição”, afirmou o docente.

Cleidiane ressaltou que, como os concorrentes às vagas são muito jovens e muitos estão fazendo um processo seletivo pela primeira vez, é importante esse tipo de atenção: “desde março os nossos alunos estão se preparando, e hoje, no dia da prova, estamos presentes, prontos para dar a eles o apoio e a animação de que eles precisam. Eles se sentem mais amparados e confiantes com essa força e animação”.

É também com o objetivo de preparar os alunos para o processo seletivo da instituição que o Câmpus Senador Canedo oferece o Curso Preparatório ao Processo Seletivo para os cursos do IFG. Trata-se de um curso de extensão que desde 2014 contempla alunos da rede pública de educação da cidade.

Provas e resultados

Os portões foram abertos às 12h. O exame, que começa às 13h, é realizado até às 17 horas em todas as cidades nas quais o IFG possui câmpus. Na capital, os candidatos fizeram provas nos câmpus Goiânia e Goiânia Oeste, somando um total de aproximadamente 1500 concorrentes. No interior, mais de 3 mil estudantes participaram do processo seletivo. De acordo com membros da coordenação do Centro de Seleção da Instituição, não foi registrada nenhuma intercorrência grave nos locais em que o processo seletivo foi realizado.

O gabarito preliminar será divulgado nesta segunda-feira, dia 19, no site do Centro de Seleção, no menu Técnico Integrado. No dia 20, os alunos interessados poderão entrar com recurso. O gabarito final será disponibilizado no dia 23 de dezembro, e, no dia 29, o candidato terá acesso ao boletim preliminar de desempenho. O resultado final será publicado no dia 27 de janeiro de 2017. De acordo com o edital, as matrículas dos alunos aprovados em primeira chamada serão realizadas entre os dias 30 e 31 de janeiro e 1° de fevereiro de 2017.

Confira informações sobre o processo seletivo aqui.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.