Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Inicial

Imprimir

IFG incentiva participação de servidores e alunos em eventos e publicação de artigos

Servidores e estudantes do Instituto Federal de Goiás já podem solicitar auxílio financeiro para apresentação de trabalhos em eventos científicos ou tecnológicos a serem realizados nos primeiros meses do ano. Os servidores podem ainda solicitar auxílio para tradução de artigos para outra língua, visando à publicação em periódicos de prestígio reconhecido pela comunidade científica.

O acesso aos auxílios está disciplinado em três editais distintos, publicados ontem, 23, pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg) do IFG. O Edital nº 01/2017 trata do Programa Institucional de Incentivo à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos para Servidores do Instituto Federal de Goiás (PIPECT). O Edital nº 02/2017 estabelece as regras para o Programa Institucional de Incentivo para Estudantes Apresentarem Trabalho em Eventos Científicos e Tecnológicos (PAECT) e o Edital nº 03/2017 trata do Programa de Incentivo à Tradução para Língua Estrangeira e Publicação de Artigos de Servidores (PIPART).

Eventos

Para participar do PIPECT, o servidor deve protocolar processo administrativo até a data limite de inscrição de cada chamada, conforme o cronograma disponível no edital. A primeira chamada é para eventos que serão realizados no período de 1º de março a 15 de maio. A solicitação deve ser protocolada até o dia 3 de fevereiro. Ela deve ser efetuada por meio de abertura de processo administrativo, que deve ser protocolado no Setor de Protocolo do câmpus de lotação do servidor ou na Reitoria, nos casos de servidores lotados na Reitoria.

A solicitação de auxílio para participação de estudantes em eventos científicos ou tecnológicos (PAECT) também deve obedecer às chamadas previstas no edital. Para os eventos que ocorrerão no período de 1º de fevereiro a 31 de março, as inscrições já estão abertas e vão até o dia 10 de fevereiro. As solicitações devem ser protocoladas no Setor de Protocolo do câmpus no qual o aluno está matriculado, endereçado à Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) do câmpus.

O incentivo à participação de servidores e estudantes em eventos científicos ou tecnológicos inclui o pagamento da inscrição no evento, impressão de pôsteres, a concessão de passagens (aéreas ou rodoviárias) e de diárias para as despesas de hospedagem, locomoção e alimentação.

Os requisitos para os postulantes e os critérios de avaliação estão estabelecidos nos editais.

Publicações

Para o Programa de Incentivo à tradução para Língua Estrangeira e Publicação de Artigos de Servidores, as inscrições serão recebidas em regime de fluxo contínuo (de 23 de janeiro a 20 de novembro de 2017) e conforme disponibilidade dos recursos.  O valor máximo do auxílio é de R$ 3 mil para cada artigo, incluindo a tradução e a taxa de publicação.

A solicitação do auxílio deve ser feita por meio da abertura de processo no Setor de Protocolo dos câmpus de lotação do servidor ou da Reitoria, nos casos de servidores lotados na Reitoria.  No ato da solicitação deve ser apresentada cópia impressa do artigo a ser traduzido e também os orçamentos para a tradução e a publicação.

Confira os editais:

Edital do PIPECT.

Edital do PAECT.

Edital do PIPART.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.