Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Membros da Comissão Permanente de Igualdade Étnico-Racial tomam posse

Professora Tânia Mara recebe portaria de nomeaçãoMais de 20 membros eleitos, entre titulares e suplentes, da Comissão Permanente de Políticas de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (CPPIR) foram empossados na manhã de hoje, 20. A solenidade foi presidida pelo reitor do Instituto Federal de Goiás, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, e ocorreu no Câmpus Goiânia. E a data de hoje não foi escolhida aleatoriamente, é que no dia 20 de fevereiro comemora-se o dia Mundial da Justiça Social.

Sentaram à mesa diretiva o reitor, a professora do Câmpus Goiânia e também membra empossada, Janira Sodré Miranda, a professora Iêda Leal, que é secretaria de Combate ao Racismo na Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e ativista do movimento negro em Goiás, e a estudante do Câmpus Goiânia e mais bem votada na eleição da CPPIR, Lavínia de Sousa Almeida Mendes.

“Essa comissão é para praticar o que nós dissemos, para que possamos contribuir para a educação que sonhamos, que queremos que seja nossa realidade. Espero que futuramente possamos falar todos juntos”, defende Lavínia. Com esse discurso caloroso e muito aplaudido, a estudante iniciou a solenidade de posse, seguida pela fala da professora Janira, que defende que “estamos em tempos de luta, de nos aglutinarmos, que a luta é nossa!”, diz a professora.

Na fala da professora Iêda, ela defende que os negros ainda precisam de uma grande reparação. ˜E isso começa nas instituições de educação, porque muita gente ainda não reconhece essa necessidade de reparação. A gente precisa, de fato, reconstruir a nossa história”, finaliza a ativista.

O reitor encerrou a solenidade contextualizando um pouco de como foi o processo de constituição dessa comissão permanente, que se iniciou com a aprovação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), em 2013, passando pela escolha de uma comissão provisória, por consulta pública para aprovação do regulamento, pela eleição dos membros (com gestão da Diretoria-Executiva da Reitoria) e que agora culminou na efetivação da CPPIR. “A comunidade queria que discutíssemos amplamente o assunto, essa política, e foi isso que fizemos. Tivemos reuniões, debates, consulta pública, dois eventos de culturas negras, tudo para proporcionar ampla participação da comunidade no processo”, finalizou o reitor, parabenizando ainda todos os membros da CPPIR.

Na ocasião, a professora Janira, como membra empossada da CPPIR e representante da extinta comissão provisória, que foi responsável por conduzir o processo de constituição da Comissão Permanente – anterior à eleição -, recebeu das mãos do professor Jerônimo a Comenda Zumbi dos Palmares e o troféu Milton Santos. As premiações foram conferidas ao IFG em novembro do ano passado. “Fruto do que estamos fazendo é que nosso trabalho está sendo reconhecido”, afirma Jerônimo.

Composição e presenças

A CPPIR é composta por 41 representantes, de 12 câmpus  do IFG e mais as pessoas externas a esses câmpus, que foram eleitos pela comunidade interna da Instituição. São 26 titulares e seus suplentes, que vão cumprir mandato de dois anos, podendo haver recondução por igual período – no caso de servidores – e de dois anos apenas – para membros da comunidade externa e estudantes.

Estiveram presentes também à solenidade o diretor-Executivo da Instituição, Adelino Candido Pimenta, a assessora de Relações Institucionais, Gerley Lopes, os pró-reitores Adriana dos Reis Ferreira (Ensino), Ruberley Rodrigues de Souza (Pesquisa e Pós-graduação), Sandro Ramos de Lima (Extensão e diretor pro tempore do Câmpus Cidade de Goiás), Ubaldo Eleutério da Silva (Administração) e Weber Tavares (Desenvolvimento Institucional). Diretores-gerais dos câmpus também marcaram a presença: Ana Lucia Siqueira (Aparecida), Aline Silva Barroso  (Itumbiara), Aldemi Coelho Lima (Senador Canedo), Ewerton Rodrigo Gassi (Anápolis), Alexandre Silva Duarte (Goiânia) e Oneida Cristina Irigon (Goiânia Oeste). Servidores e gestores da reitoria e dos câmpus também compareceram ao evento.

Veja os nomes de todos os membros da CPPIR.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.