Você está aqui: Página inicial > Servidor > IFG > Últimas notícias > Divulgado cronograma da avaliação externa de recredenciamento institucional

Divulgado cronograma da avaliação externa de recredenciamento institucional

Processo avaliativo será realizado entre os dias 11 e 14 de março na Instituição

Foi divulgado nesta quinta-feira, 7 de março, o cronograma de atividades referentes ao processo de avaliação do recredenciamento institucional do Instituto Federal de Goiás (IFG). A avaliação, que é fundamental para a continuidade da oferta de cursos superiores por parte da Instituição, será realizada na próxima semana, entre os dias 11 e 14 de março, no Câmpus Goiânia e na reitoria do IFG.

Para realizar o processo avaliativo, uma equipe do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) formada pelos docentes Eduardo José de Arruda, José Rui Camargo e Ítalo Bruno Alves, que é o coordenador responsável da comissão de avaliação, visitará as instalações do IFG, se reunirá com servidores e estudantes e fará uma análise da Instituição em vários âmbitos.

Durante os dias de avaliação, além das visitas a locais específicos, como salas de aula, laboratórios e biblioteca, várias reuniões estão agendadas. Na segunda-feira, 11 de março, ocorrerão encontros com dirigentes da Instituição, com representantes da Comissão Própria de Autoavaliação (CPA), com servidores técnico-administrativos (das 16h às 17h); com docentes, inclusive com Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) (17h às 18h); com coordenadores de cursos (18h30 às19h30); e também com estudantes do IFG (19h30 às 20h30). O cronograma pode ser acessado aqui.

As avaliações irão ocorrer no Câmpus Goiânia e na reitoria da Instituição. Mas, se for necessário, a equipe de avaliadores pode também ir a outros locais e unidades do IFG.

Dimensões avaliadas

No arquivo que apresenta o cronograma da avaliação de recredenciamento do IFG divulgado nesta quinta-feira,  são apresentadas também sugestões para a apresentação dos documentos institucionais durante o processo avaliativo. De acordo com a Comissão do Inep, é importante que os documentos da Instituição sejam organizados em 10 dimensões. Esses 10 âmbitos avaliativos dizem respeito a questões de planejamento institucional, a dados sobre cursos ofertados, estudantes, servidores, regulamentos, atividades desenvolvidas, comissões que fazem parte do IFG. Além disso, essas dimensões também se referem a políticas acadêmicas, programas institucionais e informações sobre gestão, estrutura organizacional e infraestrutura física presente na Instituição.

A avaliação conduzida pela equipe do Inep é feita por meio de conceitos: 1 = inexistente, 2 = insuficiente, 3 = suficiente, 4 = bom/muito bom e 5 = excelente. Para que o IFG continue oferecendo cursos superiores, ele precisa ter o Conceito Institucional igual ou superior a 3, segundo um cálculo de média aritmética entre os conceitos de cada dimensão. A avaliação interna e documental, de acordo com o cronograma divulgado pela Comissão do Inep, será realizada na terça (12) e na quarta-feira (13).

Acesse o cronograma da Avaliação.

Para mais informações sobre a regulamentação do recredenciamento institucional, confira a página eletrônica da Procuradoria Educacional.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.