Você está aqui: Página inicial > Servidor > IFG > Últimas notícias > Seminário de Autoavaliação Institucional discute processos e estratégias
CPA

Seminário de Autoavaliação Institucional discute processos e estratégias

Relatório da autoavaliação de 2018 está disponível para consulta na página da Comissão

Seminário da CPA

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Instituto Federal de Goiás (IFG) realiza durante todo o dia de hoje, 19, um seminário para apresentar os resultados do relatório de autoavaliação do ano passado, bem como discutir estratégias, propostas de melhorias e fortalecimento desse processo na instituição. As discussões ocorrem na Cinemateca do Câmpus Goiânia e foram abertas durante a manhã.

Professora e presidente da CPA da Universidade de Brasília (UnB), Claudia Maffini Griboski iniciou o evento contando um pouco da sua experiência na universidade e de quando passou pela gestão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ela conta que por meio de uma pesquisa realizada na universidade, perceberam que a maioria das pessoas da comunidade interna (servidores e estudantes) não conhecia o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). É um documento essencial que traça as diretrizes e o planejamento institucional durante cinco anos, e que deve estar relacionado à autoavaliação institucional.

O PDI, segundo Claudia, tem que ser visto como possibilidade de implantação de melhorias e crescimento, porque é o documento onde se estabelecem metas e indicadores. Ele está relacionado ao processo de autoavaliação institucional, afirma a professora, pois os questionários e trabalho realizado pela CPA devem estar articulados pelo que está disposto no PDI de uma instituição.

Sobre a acessibilidade aos relatórios da UnB, uma estratégia adotada pela CPA da universidade, para saber se o documento estava sendo lido, foi colocar um indicador de leituras no site da Comissão, onde o relatório é publicado. “Vimos que estava sendo lido, com média de 300 acessos por mês. E tem que ser lido mesmo”, ressalta a professora.

Um desafio apontado é pensar em inovação, como trazer a cultura de avaliação para dentro da instituição. Uma das formas criada pela universidade foi gravar as reuniões e discussões e postá-las nas redes sociais, pois perceberam que tinham muito mais acessos em meio digital que a presença física nos locais. “Hoje, na UNB, sabemos que os estudantes acessam muito o facebook, até porque no questionário de autoavaliação temos uma parte para os canais de comunicação mais utilizados. Então, nossos eventos, reuniões, nós gravamos e publicamos. Aí conseguimos muito acessos e visualizações. Cada vez mais temos que perseguir as alternativas para adequar ao perfil do público”, diz.

A forma de apresentação do relatório também é outra estratégia. Além do documento publicado, que contém muitos gráficos e tabelas, o alerta é para a necessidade de adequação à linguagem do público em geral, que muitas vezes não compreende as informações.

Programação

O Seminário teve por finalidade, segundo a presidente da CPA, Danielle Fernanda Pavan, contribuir para o fortalecimento do processo de autoavaliação e do planejamento do IFG a partir do compartilhamento dos resultados da pesquisa de autoavaliação institucional 2018. O evento apresentou ainda o trabalho a ser desenvolvido pela CPA no biênio 2017-2019, tanto nas autoavaliações quanto nas avaliações externas às quais o IFG está submetido e a CPA participou. Além disso, buscou o envolvimento da equipe de gestores em torno das discussões sobre a articulação entre o PDI e a autoavaliação institucional.

Estiveram presentes no Seminário a diretora Executiva, Adriana dos Reis, os pró-reitores de Ensino, Oneida Cristina Irigon e de Extensão, Daniel Barbosa Silva, a diretora-geral do Câmpus Goiânia, Maria de Lourdes Magalhães, membros da CPA, gestores e servidores da reitoria e dos câmpus do IFG. O evento contou também com a apresentação musical do grupo Charanga Jazz, do câmpus.

A programação do evento ocorreu durante o dia todo:

11 às 12 horas - Apresentação  da CPA sobre os processos de avaliação Institucional e seus resultados no biênio 2017-2019

13:30 -16:30 Reunião entre as Subcomissões da CPA e a CPA Central para fazer a meta-avaliação do processo avaliativo 2019 e discussão sobre a proposta de alteração do Regimento da CPA.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria