Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Servidor > IFG > Últimas notícias > Câmpus Goiânia participa da programação do Goiânia Art Déco Festival 2019
Início do conteúdo da página
Evento

Câmpus Goiânia participa da programação do Goiânia Art Déco Festival 2019

Palestra, oficina e apresentações culturais são algumas das atrações do evento que serão realizadas no câmpus

Goiânia Art Déco Festival 2019 acontece de 27 de agosto a 1º de setembro, na capital.
Goiânia Art Déco Festival 2019 acontece de 27 de agosto a 1º de setembro, na capital.

De 27 de agosto a 1º de setembro, será realizada a 2ª edição do Goiânia Art Déco Festival (GADF 2019), evento que discute a preservação do patrimônio arquitetônico e urbanístico Art Déco da capital goiana. No último sábado, 17, a programação do evento teve início com a participação de artistas que pintaram alguns monumentos históricos da capital, simultaneamente e ao vivo. O Câmpus Goiânia do IFG, que é parceiro do Festival, foi um dos edifícios representados na exposição Happening Déco, com a pintura em tela da artista Magdala Córdula.

 

Pintura da fachada do Câmpus Goiânia do IFG, um dos edifícios públicos da capital tombado como patrimônio Art Déco de Goiânia. A tela foi pintada pela artista Magdala Córdula. Na foto, a artista está ao lado da coordenadora de eventos do Câmpus Goiânia, professora Gleice de Sousa.
Pintura da fachada do Câmpus Goiânia do IFG, um dos edifícios públicos da capital tombado como patrimônio Art Déco de Goiânia. A tela foi pintada no dia 17, pela artista Magdala Córdula. Na foto, a artista está ao lado da coordenadora de eventos do Câmpus Goiânia, professora Gleice de Sousa.

 

A ação celebrou o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, comemorado em 17 de agosto. Na ocasião, participaram 22 artistas da Associação Goiana de Artes Visuais (AGAV). Os quadros, que representam cada monumento e técnicas diferentes, estarão disponíveis para visita pública  na sala de exposições temporárias, na Estação Ferroviária, no setor Central em Goiânia. A abertura oficial da exposição das telas será realizada no dia 27 de agosto, às 20 horas, e a visitação à mostra vai até o dia 8 de setembro.

A programação do Goiânia Art Déco Festival deste ano está repleta de atrações, além de palestras e debates, feira de antiguidades e música clássica em vários pontos da cidade, a geometria e a história Art Déco será o tema central do Circuito Déco de Gastronomia. Restaurantes de alta cozinha da capital foram convidados para criar pratos temáticos para uma experiência gastronômica única aos goianienses durante o festival. “A ideia do Circuito Déco de Gastronomia é de fomentar esse segmento e divulgar chefs e estabelecimentos que fazem com que nossa capital seja um dos polos mais importantes da alta cozinha”, afirma Gutto Lemes, organizador do evento. 

No Festival, o Grande Hotel, localizado na Avenida Goiás esquina com a Rua 3, é um dos edifícios públicos de estilo Art Déco homenageado nesta edição. Inaugurado após 3 anos da criação de Goiânia, no dia 23 de janeiro de 1937, o espaço representa uma das mais importantes construções dos anos de 1930 de influência Art Déco na capital. O Grande Hotel hospedou personalidades ilustres que vinham a Goiânia à época. Há registros que o Grande Hotel já recebeu o poeta chileno Pablo Neruda, o grande escritor brasileiro Monteiro Lobato e vários outros escritores brasileiros importantes. O edifício é considerado Patrimônio Cultural de Goiânia pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 2003.


Atrações no câmpus

Pintura em tela da fachada do Câmpus Goiânia do IFG, realizada no dia 17, na programação do Goiânia Art Déco Festival 2019.
Pintura em tela da fachada do Câmpus Goiânia do IFG, realizada no dia 17, na programação do Goiânia Art Déco Festival 2019, de Magdala Córdula.

 

O Câmpus Goiânia do IFG vai sediar parte da programação do Festival. É a segunda vez que a Instituição é parceira no evento (saiba mais). 

Conforme a programação dessa edição, no dia 27 de agosto, a artista convidada Rafa Brugger virá ao câmpus para demonstrar a criação de um painel utilizando a técnica de Lettering, que consiste na arte de desenhar letras. Ela vai criar um painel com caracteres que referenciam o estilo Art Déco. O desenho será feito no mural ao lado do auditório Demartin Bizerra, às 15 horas, no pátio do câmpus. Na sequência, às 17h30, haverá apresentação musical com Grupo de Metais do IFG, também no pátio. Logo depois, no mesmo local, haverá Estação e moda: 1º desafio viver de moda, às 18 horas.

No dia 29 de agosto, às 19h30, haverá Recital de Violão, no Teatro do IFG. O Festival terá ainda duas palestras internacionais sobre o tema Art Déco, com especialistas de Bruxelas, na Bélgica, e de Buenos Aires, na Argentina. Nestes países, o estilo Art Déco é tratado com grande respeito à história do patrimônio, um tesouro arquitetônico. A ideia é trazer para Goiânia este debate pela valorização.

A palestrante da Argentina será com Adriana Piastrellini, arquiteta e presidente da AdbA – Art Déco /ACAPA em Buenos Aires, que ocorrerá no dia 30, às 9 horas, no Teatro do Câmpus Goiânia do IFG. Já a palestrante da Bélgica será a Caroline Schuermans, belga e gerente de comunicação da Fundação BoghossianVille Empain, em Bruxelas na Bélgica, que se apresentará na escola Aliança Francesa, no dia 30, às 19 horas.

No dia 30, ao meio-dia, haverá apresentação do Grupo de Chorinho do IFG, no pátio do câmpus. E às 16 horas, terá apresentação do Grupo de Metais Graves do IFG, também no pátio. No mesmo dia, ocorrerá oficina gastronômica gratuita, com o professor do Câmpus Goiânia do IFG e chef, Alcyr Viana, no Laboratório Gastronômico, às 19 horas. Na oficina, o professor ensinará a fazer um brioche francês, utilizando uma planta alimentícia não convencional (Panc), tendo como ingrediente especial o cára-moela, e mais hambúrguer de frango ao vinho branco e molho bonne femme. As vagas na oficina são limitadas, apenas 60.

No dia 31, ocorrerá a solenidade de encerramento do GADF 2019, às 19 horas, no Teatro do Câmpus Goiânia do IFG. E para celebrar musicalmente o nosso patrimônio arquitetônico de forma clássica, o GADF 2019 convidou Otávio Soares Brandão, o “Maestro Brandão”, um dos maiores pianista e compositor brasileiro para apresentar seu último trabalho autoral: o recital “Outro Olhar”. Há 3 anos, o maestro não se apresentava na capital goiana e agora está de volta no dia 31 de agosto, no Teatro do Câmpus Goiânia do IFG, às 20 horas. Entrada franca no concerto.

Os interessados em participar das atividades devem entrar em contato pela página do Festival no Facebook ou pelo e-mail: goianiaartdecofestival@gmail.com

 

Serviço
Goiânia Festival Art Déco 2019
Quando: 27 de agosto a 1º de setembro

Confira abaixo a programação completa:

27 de AGOSTO - Terça-feira
MANHÃ:
9h - Abertura da Exposição do Concurso de fotografias Art Déco, com a arquiteta Adriana Piastrellini da AdbA – Buenos Aires/Argentina
Local: Espaço de exposição da Área III Escola de Artes e Arquitetura da PUC / Praça Universitária.

TARDE:
15h - Lettering Rafa Brugger
Local: Pátio do Câmpus Goiânia do IFG, ao ( Rua 75, nº 46, Centro, Goiânia).
17h30 - Apresentação do Grupo de Metais do IFG
Local: Pátio do Câmpus Goiânia do IFG ( Rua 75, nº 46, Centro, Goiânia).
18h - Estação e moda: 1º desafio viver de moda
Local: Pátio do Câmpus Goiânia do IFG ( Rua 75, nº 46, Centro, Goiânia).

NOITE:
19h - Abertura da exposição “Goiânia Art Déco” de desenhos do artista Debrant Oliva
Local: Atelier Pizza Arte, Rua 29, n° 186, Centro.
19h30 - Abertura da exposição de desenhos do artista Heitor Vilela e Mesa redonda - Empreendedorismo noturno no centro
Local: Casa Liberté - Rua 19, Nº 400, Centro.
20h - Abertura da exposição Art Déco da Agav
Local: Galeria Temporária da Estação Ferroviária - Praça do trabalhador

28 DE AGOSTO - Quarta-feira

TARDE:
Auditório 2 - Área II / PUC - Praça Universitária
14h - Palestra 01 - Tema: Gestão hoteleira e patrimônio: análise e perspectivas
15h30 - Palestra 03 - Tema: Restauração do patrimônio: Estação Ferroviária
17h - Debate 01 - Tema: Preservação do patrimônio e suas implicações legais
 
Auditório 3 - Área II / PUC - Praça Universitária
14h - Palestra 02 - Tema: Empreendedorismo e patrimônio: o caso da livraria Palavrear.
15h30 - Palestra 04 - Tema: Art Déco, como referência e significado no Design.
17h - Debate 02 - Tema: Art Déco, turismo e negócios

NOITE:
Auditório 2 - Área II / PUC - Praça Universitária
19h - Palestra 05 - História, memória e educação patrimonial: diagnóstico para preservação.
20h30 - Debate 03 - Tema: Art Déco e a questão do patrimônio de Goiânia
 
Auditório 3 - Área II / PUC - Praça Universitária
19h- Palestra 06 - Tema: Requalificação urbana em Goiânia: Projeto corredor cultural e gastronômico do centro
20h30 - Debate 04 - Tema: As intervenções urbanas do centro e o patrimônio Art Déco de Goiânia
 
29 DE AGOSTO - Quinta-feira
NOITE:
19h- Evento Solene com autoridades.
Local: Auditório 1 da área I da PUC / Praça Universitária
19h30 - Recital de Violão do IFG
Local: Teatro do Câmpus Goiânia do IFG (Rua 75, nº46, Centro, Goiânia).

30 DE AGOSTO - Sexta-feira

MANHÃ
9h - Palestra “Herencia Sur-Primer Corredor Art Déco Trinacional” com a arquiteta Adriana Piastrellini da AdbA – Buenos Aires / Argentina
Local: Teatro do Câmpus Goiânia do IFG (Rua 75, nº 46, Centro, Goiânia).

10h - Aula aberta de Interpretação musical
Local: Teatro do Câmpus Goiânia do IFG ( Rua 75, nº 46, Centro, Goiânia).


TARDE:
12h - Grupo de Chorinho do IFG
Local: Pátio do Câmpus Goiânia do IFG ( Rua 75, nº 46, Centro, Goiânia).
16h- Apresentação do Grupo de Metais graves do IFG
Local: Pátio do Câmpus Goiânia do IFG ( Rua 75, nº 46, Centro, Goiânia).


NOITE:
19h - Oficina Gastronômica, com o professor do Câmpus Goiânia do IFG e chef Alcyr Viana
Local: Laboratório Gastronômico do Câmpus Goiânia do IFG (Rua 75, nº46, Centro, Goiânia). 60 vagas limitadas.
19h – Palestra com a belga Caroline Schuermans representando a Fundação Borghossian - Ville Empain. Bruxelas/Bélgica
Local: Aliança Francesa, R. 132, 277 - St. Sul.
20h - Abertura das exposições “Cicloramas Grafismos Art Déco Goiânia” de Rossana Jardim
- Abertura da exposição Belga “Art Nouveau - Art Déco”
- Abertura da exposição Stage Enfants “Les secrets de I’Art Déco” Boghossian Foundation
Local: Aliança Francesa, R. 132, 277 - St. Sul.
 
31 DE AGOSTO - Sábado
MANHÃ:
10h - Abertura da Feira de Artes, Antiguidades e Design.
Entrada: R$ 10,00 (Inteira) R$ 5,00 (Meia)
Local: 588 Art Show - Rua C-167, Qd. 588, Lt. 11 - Jardim América

TARDE:
18h - Encerramento da Feira de Artes, Antiguidades e Design.
Local: 588 Art Show - Rua C-167, Qd. 588, Lt. 11 - Jardim América

NOITE:
19h - Encerramento do GADF 19
Local: Teatro do Câmpus Goiânia do IFG ( Rua 75, nº46, Centro, Goiânia).
20h – Recital de piano - Maestro Otávio Soares Brandão.
Local: Teatro do Câmpus Goiânia do IFG ( Rua 75, nº46, Centro, Goiânia).


01 DE SETEMBRO - Domingo
MANHÃ:
8h - Walking tour - Saída: Teatro Goiânia, Rua 23, 252 - St. Central
8h - Passeio fotográfico - Saída: Teatro Goiânia, Rua 23, 252 - St. Central
10h - Abertura da Feira de Artes, Antiguidades e Design.
Entrada: R$ 10,00
Local: 588 Art Show - Rua C-167, Qd. 588, Lt. 11 - Jardim América


TARDE:
16h - “Urban Sketchers” Professor Marco Túlio e Simone Simões
Local: Antiga Estação Ferroviária - Praça do Trabalhador
18h - Encerramento da Feira de Artes, Antiguidades e Design.
Local: 588 Art Show - Rua C-167, Qd. 588, Lt. 11 - Jardim América


NOITE:
20h - Degustação: "A Art Déco de Goiânia contada através da releitura da cozinha francesa"
Local: Av. Rui Barbosa, Qd. 155A, Lt. 5, Casa 2, Setor Jaó - Reservas: 62 992145086 / 62 992231626

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia, com informações da Assessoria de Comunicação do GADF 2019

Fim do conteúdo da página