Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Servidor > IFG > Últimas notícias > Análise de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental do sistema de Eficiência Energética do IFG é tema de tese de doutorado
Início do conteúdo da página
Pesquisa

Análise de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental do sistema de Eficiência Energética do IFG é tema de tese de doutorado

Imagem aérea destaca as placas solares instaladas nos telhados do Câmpus Itumbiara
Imagem aérea destaca as placas solares instaladas nos telhados e no chão (acima e à esquerda) do Câmpus Itumbiara

 

O projeto de eficiência energética, fruto da parceria entre o Instituto Federal de Goiás (IFG) e Enel Brasil, foi tema da defesa de doutorado de Adriano Ferreira de Faria, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação, da Universidade Federal de Goiás (UFG). A defesa foi realizada na última segunda-feira, 25 de abril, e entre os membros da banca examinadora estavam dois docentes do IFG: Ghunter Paulo Viajante (Câmpus Itumbiara) e José Luis Domingos (Câmpus Goiânia). 

A tese intitulada Análise de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental de um Projeto de Eficiência Energética Associado com Geração Distribuída avaliou “a importância e a viabilidade técnica/econômica de ações de combate ao desperdício de energia elétrica e de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia” e ainda os ganhos energéticos e ambientais dos sistemas de geração fotovoltaica, explica o prof. Ghunter Paulo.

De modo geral, e a partir da operação mais recente de algumas usinas, o IFG  já conseguiu economizar cerca de R$ 500 mil, mas a previsão é de que essa economia alcance R$ 1 milhão na fatura de energia elétrica anualmente, esclarece Adriano. Outro aspecto positivo que o doutor em engenharia menciona é o de que a partir da experiência e resultados alcançados com o projeto, “o IFG se tornou referência de instituição educacional que alia as melhores práticas acadêmicas às melhores práticas sustentáveis. E com certeza será muito procurado por outras instituições para a transferência e troca de conhecimentos”.

Ainda sobre o contexto financeiro, o docente Ghunter Paulo salientou que “a redução nos custos com energia elétrica representará um importante passo na direção de manter a capacidade de pagamento das faturas de energia elétrica, frente às dificuldades orçamentárias que as instituições de ensino superior têm apresentado, além de reverter parte do recurso economizado em projetos de ensino, pesquisa e extensão.”

 

Eficiência energética no Câmpus Itumbiara

Afora a questão econômica, o gestor Adriano pontuou outros benefícios que o projeto de eficiência energética proporcionou, particularmente, ao Câmpus Itumbiara, são eles: substituição do sistema de iluminação antigo e ineficiente por tecnologia LED, implantação da usina fotovoltaica nos telhados e também uma usina solo (para treinamento e pesquisa), sistema de monitoramento energético, treinamento e capacitação sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica para alunos, docentes e colaboradores terceirizados e instalação da Árvore Solar como símbolo e ícone de sustentabilidade. 

Já o prof. Ghunter apontou ainda que os resultados da tese de doutorado foram publicados, em fevereiro deste ano, em uma importante revista internacional, a Energies Open Access Journal by MDPI, classificada com Qualis A1 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O título do artigo é: Energy Efficiency and Distributed Generation: A Case Study Applied in Public Institutions of Higher Education; e além de Adriano Faria, o artigo é de autoria dos professores do IFG, Ghunter Paulo e José Luis Domingos, Bernardo Alvarenga e Enes Marra (UFG) e Gerley Lemos (Enel Goiás).

 

Perfil

Adriano Ferreira possui doutorado em Engenharia Elétrica e Computação pela UFG; mestrado em Tecnologia de Processos Sustentáveis pelo IFG e bacharelado em Economia pelo Centro Universitário do Distrito Federal. Atualmente é responsável pela área de Sustentabilidade da Enel Distribuição Goiás, atuando no Estudo, Elaboração, Execução e Gestão do Programa de Eficiência Energética e projetos de Sustentabilidade. 

 

Árvore Solar (à direita na imagem) é símbolo da eficiência energética e sustentabilidade
Árvore Solar (à direita) é símbolo da eficiência energética e sustentabilidade

 

 

Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara

Fim do conteúdo da página