Você está aqui: Página inicial > Servidor > IFG > Últimas notícias > Alunos e servidores do IFG lançarão primeiro livro de coleção sobre pesquisas

Alunos e servidores do IFG lançarão primeiro livro de coleção sobre pesquisas

Próximos exemplares terão incentivo da FAPEG e chamada pública

Um grupo de pesquisadores do Instituto Federal de Goiás (IFG) lança oficialmente o livro intitulado “Ambiente em foco: apresentando as pesquisas e pesquisadores do IFG" às 18 horas do próximo dia 21 de junho, no hall do teatro do Câmpus Anápolis. Muitos dos autores da obra são estudantes e servidores deste câmpus e a data para o lançamento foi especialmente escolhida por ser o dia em que se comemora o sétimo aniversário do IFG em Anápolis. O livro é o primeiro de uma coleção que contará ainda com outros seis exemplares que abrangerão pesquisas realizadas pela comunidade acadêmica do Instituto como um todo. A produção terá incentivo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG).

A coleção é resultado direto da mobilização dos membros do Núcleo de Pesquisas e Estudos na Formação Docente e Educação Ambiental (NUPEDEA), pertencente ao IFG-Câmpus Anápolis. De acordo com o coordenador do grupo, professor Alessandro Silva de Oliveira, "a ideia surgiu da percepção da necessidade de mapear as pesquisas que emergem no contexto do Instituto Federal com o objetivo de divulgar, fortalecer essas pesquisas e também promover uma troca de informações e interação entre os pesquisadores do IFG".

O coordenador explica também que cada obra terá uma temática específica e, para a elaboração de cada uma, haverá uma chamada pública em que serão divulgados os critérios para participação dos pesquisadores do IFG. O segundo livro da série terá como tema a formação de professores no IFG e será organizado pelos professores Alessandro Silva de Oliveira e Paula Graciano. O edital deverá ser divulgado em julho de 2017 nos sites www.ifg.edu.br/anapolis e www.laboratoriooliveira.com.

Perspectiva Multidisciplinar

primeiro livro da coleção, que será lançado no próximo dia 21, é organizado pelos professores do Câmpus Anápolis Alessandro Silva de Oliveira e Antonio Borges Júnior e apresenta exemplos da produção científica da Instituição sob uma perspectiva multidisciplinar. Trata-se de uma coletânea composta por 20 capítulos com 20 estudos que versam sobre temas variados como educação ambiental, ensino de Química para surdos, evasão escolar, infraestrutura aeroportuária, formação docente, mapeamento cultural e outros.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis