Portal do Governo Brasileiro
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padr√£o
  • Diminuir tamanho da fonte
P√°gina Inicial -> Perguntas frequentes

Perguntas frequentes

E-mail Imprimir PDF

Perguntas da sociedade

1. O que é o IFG?

2. Onde o IFG funciona?

3. Quais os cursos que o IFG oferece?

4. Os cursos do IFG s√£o pagos?

5. O que é um curso técnico integrado?

6. O que é um curso técnico subsequente?

7. Qual a diferença entre o técnico integrado e o técnico subsequente?

8. Como estudar no IFG?

9. Qual a diferença entre ingresso de portador de diploma, reingresso, transferência interna e transferência externa?

10. O que é o Proeja?

11. O que s√£o cursos FIC?

12. Como se inscrever para o processo seletivo ou o vestibular do IFG?

13. O IFG tem política de cotas para seleção de seus alunos?

14. As escolas conveniadas tamb√©m fazem parte da rede p√ļblica?

15. √Č poss√≠vel participar, ao mesmo tempo, de mais de um processo seletivo?

 

Perguntas dos alunos do IFG

1. √Č preciso usar uniforme para entrar nos c√Ęmpus do IFG?

2. Os livros didáticos são fornecidos pela Instituição?

3. Quais auxílios a que o estudante do IFG tem direito?

4. Como obter o auxílio estudantil?

5. Qualquer aluno do IFG pode participar das Olimpíadas Estudantis?

6. Quais os serviços oferecidos pelas bibliotecas do IFG?

7. Quando é feita a renovação da matrícula?

 

1. O que é o IFG?

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) é uma instituição de ensino que atua na educação superior, básica e profissional, com maior ênfase na educação profissional.

O IFG foi criado a partir da transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) em uma nova autarquia federal, com mais autonomia administrativa e pedagógica.

Ele √© uma institui√ß√£o centen√°ria, que mudou de nome ao longo do tempo em raz√£o das mudan√ßas nas suas atribui√ß√Ķes. J√° se chamou Escola T√©cnica Federal de Goi√°s, Escola T√©cnica Federal de Goi√Ęnia e, na √©poca da sua cria√ß√£o, em 1909, Escola de Aprendizes Art√≠fices.

2. Onde o IFG funciona?

O IFG √© uma institui√ß√£o de ensino que tem v√°rios c√Ęmpus. Atualmente, s√£o dez c√Ęmpus em funcionamento, localizados nas cidades de An√°polis, Aparecida de Goi√Ęnia, Cidade de Goi√°s, Formosa, Goi√Ęnia, Inhumas, Itumbiara, Jata√≠, Luzi√Ęnia e Urua√ßu.

A Reitoria, que √© a administra√ß√£o central do IFG, est√° sediada em Goi√Ęnia, √† Avenida Assis Chateaubriand, 1658, Setor Oeste.

 

3. Quais os cursos que o IFG oferece?

Em Goi√Ęnia, s√£o ofertados 10 cursos superiores de Tecnologia (Agrimensura, Constru√ß√£o de Edif√≠cios, Estradas, Geoprocessamento, Hotelaria, Gest√£o de Turismo, Processos Qu√≠micos, Redes de Telecomunica√ß√Ķes, Saneamento Ambiental e Transporte Terrestre); 2 bacharelados em engenharia: Controle e Automa√ß√£o e Engenharia Mec√Ęnica; o bacharelado em Letras-Libras (L√≠ngua Brasileira de Sinais), em parceria com a Universidade de Santa Catarina (UFSC); e mais 3 cursos superiores de licenciatura, em Hist√≥ria, Matem√°tica e M√ļsica.

No C√Ęmpus Goi√Ęnia s√£o oferecidos ainda 8 cursos t√©cnicos integrados ao ensino m√©dio (Instrumento Musical; Eletrot√©cnica, Eletr√īnica, Edifica√ß√Ķes, Minera√ß√£o, Tr√Ęnsito, Inform√°tica para Internet e Controle Ambiental); 1 curso t√©cnico na modalidade de educa√ß√£o de jovens e adultos (Proeja) de Servi√ßos de Alimenta√ß√£o e 3 cursos t√©cnicos subsequentes (p√≥s-m√©dio) em Eletrot√©cnica, Mec√Ęnica e Minera√ß√£o. O c√Ęmpus oferta ainda o curso de mestrado profissional em Tecnologia de Processos Sustent√°veis.

Em Jata√≠, s√£o 3 cursos superiores, sendo 1 bacharelado em Engenharia El√©trica, outro de licenciatura em F√≠sica e um tecnol√≥gico em Sistemas de Informa√ß√£o; 4 cursos t√©cnicos (Agrimensura, Edifica√ß√Ķes, Eletrot√©cnica e Inform√°tica); al√©m do curso t√©cnico em Edifica√ß√Ķes do Proeja, e do curso t√©cnico subsequente em Agrimensura. O c√Ęmpus oferta ainda o curso de especializa√ß√£o lato sensu em Ensino de Ci√™ncias e Matem√°tica e o mestrado profissional em Educa√ß√£o para Ci√™ncias e Matem√°tica.

No C√Ęmpus Inhumas, s√£o oferecidos 2 cursos superiores (bacharelado em Inform√°tica e licenciatura em Qu√≠mica) e 4 cursos t√©cnicos integrados ao ensino m√©dio (Alimentos, Inform√°tica, Qu√≠mica e Manuten√ß√£o e Suporte em Inform√°tica ‚Äď Proeja). O c√Ęmpus oferta ainda o curso t√©cnico subsequente em A√ß√ļcar e √Ālcool na modalidade √† dist√Ęncia.

O C√Ęmpus Itumbiara oferece 2 cursos superiores, o de licenciatura em Qu√≠mica e o de bacharelado em Engenharia El√©trica; 3 cursos t√©cnicos de n√≠vel m√©dio ‚Äď Eletrot√©cnica, Automa√ß√£o Industrial e Qu√≠mica ‚Äď e dois subsequentes ‚Äď Eletrot√©cnica e Automa√ß√£o Industrial.

Em Urua√ßu, s√£o ofertados 2 cursos superiores (bacharelado em Engenharia Civil e licenciatura em Qu√≠mica), 4 cursos t√©cnicos integrados (Edifica√ß√Ķes, Inform√°tica, Qu√≠mica e Manuten√ß√£o e Suporte em Inform√°tica ‚Äď na modalidade Proeja) e 1 t√©cnico subsequente em Edifica√ß√Ķes.

O C√Ęmpus An√°polis oferece 2 cursos superiores: licenciatura em Qu√≠mica e Tecnologia em Log√≠stica; 4 cursos t√©cnicos integrados em Edifica√ß√Ķes, Inform√°tica para Internet, Qu√≠mica e Secretaria Escolar; 1 curso t√©cnico subsequente em Edifica√ß√Ķes e um t√©cnico integrado na modalidade de educa√ß√£o de jovens e adultos (Proeja) ‚Äď T√©cnico em Transporte de Carga.

O C√Ęmpus Formosa oferece 1 curso superior de licenciatura em Biologia, 4 cursos t√©cnicos integrados em Controle Ambiental, Inform√°tica para Internet, Edifica√ß√Ķes e Biotecnologia; 1 t√©cnico subsequente em Edifica√ß√Ķes e um para o Proeja, de T√©cnico em Manuten√ß√£o e Suporte em Inform√°tica.

Na cidade de Luzi√Ęnia, s√£o oferecidos os cursos superiores de tecnologia em An√°lise e Desenvolvimento de Sistemas e licenciatura em Qu√≠mica; cursos t√©cnicos integrados em Mec√Ęnica, Inform√°tica para Internet e Qu√≠mica; curso t√©cnico subsequente em Edifica√ß√Ķes e t√©cnico em Manuten√ß√£o e Suporte de Inform√°tica na modalidade Proeja.

Em Aparecida de Goi√Ęnia, s√£o oferecidos curso superior de Bacharelado em Engenharia Civil e cursos t√©cnicos integrados em Agroind√ļstria, Edifica√ß√Ķes e Qu√≠mica.

J√° no C√Ęmpus Cidade de Goi√°s, os cursos s√£o t√©cnicos integrados em Edifica√ß√Ķes e Inform√°tica para Internet .

Al√©m dos cursos regulares, a Institui√ß√£o oferta cursos de extens√£o, de forma√ß√£o inicial e continuada (FIC) de trabalhadores, de acordo com as demandas de cada c√Ęmpus.

 

4. Os cursos do IFG s√£o pagos?

O IFG √© uma institui√ß√£o p√ļblica de ensino e todos os seus cursos s√£o gratuitos.

 

5. O que é um curso técnico integrado?

Curso técnico integrado ao ensino médio é o curso que contempla, ao mesmo tempo, a formação de nível médio e profissional.  O estudante obtém o certificado de conclusão do ensino médio e também a certidão de formação profissional, de nível técnico, na área do curso.

Para fazer um curso t√©cnico integrado ao ensino m√©dio o estudante deve ter conclu√≠do o ensino fundamental (9¬ļ ano).

 

6. O que é um curso técnico subsequente?

Curso técnico subsequente ao ensino médio é o curso de formação profissional em nível técnico, ofertado a estudantes que já concluíram o ensino médio. Como o curso destina-se somente à formação profissional, sua duração é de 2 anos.

7. Qual a diferença entre o técnico integrado e o técnico subsequente?

O curso técnico integrado ao ensino médio possibilita ao estudante concluir o ensino médio e, ao mesmo tempo, obter uma formação profissional de nível técnico.

Já o curso técnico subsequente possibilita ao estudante que já concluiu o ensino médio obter uma formação profissional de nível técnico.

 

8. Como estudar no IFG?

Para ingressar em qualquer curso regular do IFG, o estudante tem de ser aprovado em processo seletivo organizado pelo Centro de Sele√ß√£o, inst√Ęncia subordinada √† Pr√≥-Reitoria de Ensino.

A cada semestre, é realizado concurso vestibular para o ingresso de alunos nos cursos superiores de Tecnologia, Bacharelados e Licenciaturas.

Também semestralmente é feita seleção para ingresso dos alunos nos cursos técnicos subsequentes.

Já o processo seletivo para o ingresso de alunos nos cursos técnicos integrados ao ensino médio é feito anualmente.

Os estudantes interessados em estudar no IFG devem ficar atentos √†s publica√ß√Ķes dos editais de vestibulares e processos seletivos, que s√£o divulgados na p√°gina do Centro de Sele√ß√£o.

Tamb√©m podem ingressar no IFG (nos cursos superiores), quem j√° possui um diploma de curso superior (portador de diploma) ou alunos de outras institui√ß√Ķes de ensino, por meio de transfer√™ncia. Todos os editais s√£o publicados na p√°gina eletr√īnica do Centro de Sele√ß√£o.

 

9. Qual a diferença entre ingresso de portador de diploma, reingresso, transferência interna e transferência externa?

O IFG abre processo seletivo, com publicação de edital, para o ingresso na instituição de portadores de diploma de curso superior, para reingresso de alunos e para transferências.

Portador de Diploma: destina-se aos portadores de diploma de curso superior que queiram ingressar em outro curso de graduação ofertado pela instituição.

Reingresso: destina-se a alunos que perderam v√≠nculo com a institui√ß√£o e que atendam √†s condi√ß√Ķes estabelecidas no Par√°grafo √önico do art. 41 do Regulamento Acad√™mico dos Cursos de Gradua√ß√£o. O reingresso √© restrito ao curso no qual o candidato se matriculou.

Transfer√™ncia Externa: destina-se a alunos regularmente matriculados em outras institui√ß√Ķes de ensino superior, no semestre em curso, para prosseguimento de estudo no mesmo curso ou curso afim no IFG.

Transfer√™ncia Interna (mudan√ßa de curso e/ou c√Ęmpus): destina-se aos alunos do IFG regularmente matriculados que n√£o tenham se beneficiado de mudan√ßa de curso anterior e que possuam prazo legal para integraliza√ß√£o curricular no novo curso pretendido.

 

10. O que é o Proeja?

Proeja é a sigla do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Este programa facilita o acesso de jovens, com mais de 18 anos, e adultos a cursos técnicos integrados ao ensino médio.

A seleção de alunos para os cursos técnicos na modalidade Proeja não é feita por meio de provas, visto que muitos jovens e adultos ficam longo período de tempo longe da escola. A seleção é feita por meio de palestras e entrevistas.

O IFG oferece cursos na modalidade Proeja nos c√Ęmpus An√°polis, Formosa, Goi√Ęnia, Inhumas, Jata√≠, Luzi√Ęnia e Urua√ßu.

 

11. O que s√£o cursos FIC?

FIC é a sigla de Formação Inicial e Continuada, uma modalidade de ensino não regular (que não é ofertada todo ano), destinada a capacitar trabalhadores em geral.

Os cursos FIC, portanto, são cursos ofertados de acordo com a demanda da cidade ou região, geralmente de curta duração, para capacitar, atualizar, aperfeiçoar e/ou especializar profissionais, independentemente do nível de escolaridade.

Como os cursos FIC n√£o s√£o regulares, para saber quais cursos est√£o sendo ofertados pelo IFG, consulte as p√°ginas eletr√īnicas de cada c√Ęmpus.

 

12. Como se inscrever para o processo seletivo ou o vestibular do IFG?

A inscrição para os processos seletivos e vestibulares do IFG é realizada apenas pela internet. O candidato deve entrar na página do Centro de Seleção e selecionar o menu referente ao processo desejado (Vestibular, Técnico Integrado, Técnico Subsequente, Vestibular, Proeja ou Portador de Diploma e Transferências).

Cada vestibular e processo seletivo tem um edital próprio. Por isso, é importante que o interessado leia todo o edital para se informar sobre as regras gerais, datas e prazos.

O IFG cobra taxa de inscri√ß√£o para os vestibulares e processos seletivos. Os alunos que cursaram todo o ensino m√©dio em escolas da rede p√ļblica podem solicitar isen√ß√£o para se inscreverem no vestibular.¬† Os alunos que cursaram todo o ensino fundamental em escolas da rede p√ļblica podem solicitar isen√ß√£o da taxa de inscri√ß√£o para os processos seletivos dos cursos t√©cnicos integrados e t√©cnicos subsequentes.

 

13. O IFG tem política de cotas para seleção de seus alunos?

O IFG reserva 50% das vagas ofertadas em cada curso para alunos oriundos da rede p√ļblica de ensino.¬† Eles concorrem entre si nos vestibulares e processos seletivos. Os demais alunos concorrem na modalidade livre concorr√™ncia.

 

14. As escolas conveniadas tamb√©m fazem parte da rede p√ļblica?

N√£o. Comp√Ķem a rede publica de ensino ‚Äď federal, estadual ou municipal, as escolas mantidas diretamente pelos governos federal ou estaduais e pelas prefeituras.

As escolas particulares ou conveniadas (escolas do Sistema S - SENAI, SESI, SENAC, SENART, Funda√ß√£o Bradesco, Col√©gios Militares, entre outras) n√£o fazem parte da rede p√ļblica.

 

15. √Č poss√≠vel participar, ao mesmo tempo, de mais de um processo seletivo?

Sim. O candidato pode participar ao mesmo tempo do vestibular e dos processos seletivos para cursos técnicos subsequentes, para portador de diploma e transferências (caso se enquadre nestas categorias), devendo apenas se certificar de que as datas das provas não coincidem (de acordo com o cronograma de cada processo seletivo).

Mas o candidato tamb√©m deve estar ciente que, em caso de aprova√ß√£o em mais de um processo seletivo, ele dever√° optar pela vaga de apenas um deles, porque a lei pro√≠be a ocupa√ß√£o de duas vagas em institui√ß√Ķes p√ļblicas de ensino.

 

Perguntas de alunos do IFG


1. √Č preciso usar uniforme para entrar nos c√Ęmpus do IFG?

N√£o. O IFG n√£o adota o uso de uniforme.

 

2. Os livros didáticos são fornecidos pela Instituição?

O IFG fornece os livros didáticos para seus alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e técnicos subsequentes ao ensino médio.

 

3. Quais auxílios a que o estudante do IFG tem direito?

Dentro do Programa de Assistência ao Estudante do IFG, o aluno pode receber os auxílios alimentação, transporte e/ou permanência.

O Programa de Assistência ao Estudante é coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão.

 

4. Como obter o auxílio estudantil?

O aluno deve acompanhar a publica√ß√£o dos editais pelo Portal do IFG e pelas p√°ginas dos c√Ęmpus na internet.

 

5. Qualquer aluno do IFG pode participar das Olimpíadas Estudantis?

Sim. Qualquer aluno do IFG poderá participar das Olimpíadas Estudantis.

6. Quais os serviços oferecidos pelas bibliotecas do IFG?

Cada c√Ęmpus do IFG tem a sua biblioteca. A consulta local e on-line aos acervos √© livre e pode ser feita tamb√©m pela comunidade externa.

Para seus alunos e servidores, as bibliotecas dos c√Ęmpus do IFG fazem empr√©stimos de obras que integram os acervos.

O aluno do IFG deve acessar a p√°gina eletr√īnica do seu c√Ęmpus para obter mais informa√ß√Ķes sobre prazo de devolu√ß√£o das obras e limite de material para empr√©stimo.

 

7. Quando é feita a renovação da matrícula?

O aluno do IFG deve ficar atento ao calend√°rio acad√™mico de seu c√Ęmpus, divulgado anualmente, no qual constam as principais atividades acad√™micas e administrativas, inclusive com fixa√ß√£o do per√≠odo de renova√ß√£o de matr√≠culas.

Os alunos tamb√©m devem se atentar para as informa√ß√Ķes divulgadas pelo Portal do IFG e pelas p√°ginas dos c√Ęmpus.