Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do Câmpus Águas Lindas conquistam menção honrosa em Congresso de Iniciação Científica
MENÇÃO HONROSA

Publicado: Sexta, 09 de Novembro de 2018, 14h30 | Última atualização em Segunda, 12 de Novembro de 2018, 15h35

Projetos na área de exatas e de saúde são homenageados no 24º Congresso de Iniciação Científica da UnB e 15º Congresso de Iniciação Científica do DF

Dois trabalhos do Câmpus Águas Lindas receberam menção honrosa na premiação de destaque na categoria do Ensino Médio no 24º Congresso de Iniciação Científica da UnB e 15º Congresso de Iniciação Científica do DF, no dia 26 de outubro.

Um deles é da área de exatas e foi desenvolvido pelas alunas do 3º ano do curso técnico integrado em Meio Ambiente, Rita de Cássia Souza da Silva, Sofia Medeiros da Silva e Lorrana Sales, com orientação do prof. Leonardo Ramos da Silveira, intitulado: Remoção de parâmetros físico-químicos por meio de filtração direta com dupla camada em escala piloto.
O projeto teve início com questionários aplicados aos estudantes sobre a percepção dos parâmetros da água. “Foi um longo trajeto até recebermos essa homenagem. É importante que nós mulheres se coloque a frente de linhas de pesquisa em exatas e mostre que temos potencial para atuar em todas as áreas”, afirma Victória.
A pesquisa terá continuidade analisando outros aspectos da água pela turma do primeiro ano em Meio Ambiente. “É muito bom ver que nosso trabalho deu certo. Quando fomos indicadas eu já fiquei feliz e receber a menção honrosa foi melhor ainda”, complementa Rita.

Alunas Lorrana Sales, Sofia Medeiros da Silva, Rita de Cássia Souza da Silva e o orientador prof. Leonardo Ramos da Silveira

O segundo trabalho a receber menção honrosa é da área de saúde e foi desenvolvido pelos alunos do 3º ano do curso técnico integrado em Análises Clinicas, Felipe Bittencourt Pires Ramos, Isabella Moreira Carvalho e pelo egresso Wallace Pinto da Silva Filho, com orientação das professoras Patricia Silva Nunes (hoje no câmpus Goiânia Oeste) e Mariana Magalhães Nóbrega, com o título: Conhecimento sobre as infecções sexualmente transmissíveis entre os jovens estudantes do Instituto Federal de Goiás.
O trabalho teve início por meio da revisão bibliográfica de um primeiro projeto sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), onde foram desenvolvidas oficinas e ações para orientação dos alunos do IFG sobre o tema. Através disso foram aplicados questionários para saber o quanto os estudantes tinham conhecimento sobre as infecções sexualmente transmissíveis. “O projeto é importante para sabermos como agir com os jovens e conscientizá-los sobre a IST”, afirma Felipe.
Os próximos passos serão dados na continuidade da pesquisa e da conscientização dos jovens como forma de ampliar o resultado do projeto. “Estou muito empolgada em receber a menção honrosa, é difícil acreditar. Só tenho a agradecer por todo aprendizado”, afirma a estudante Isabella Moreira.

Estudantes Isabella Moreira Carvalho, Wallace Pinto da Silva Filho, Felipe Bittencourt Pires  e as orientadoras prof. Mariana  Magalhães Nóbrega e prof. Patrícia Silva Nunes

24º Congresso de Iniciação Científica da UnB e 15º Congresso de Iniciação Científica do DF aconteceu de 25 a 27 de setembro na Unb e ao todo nove trabalhos foram indicados ao prêmio destaque na categoria Ensino Médio. Para a prof. Mariana Magalhães Nóbrega, gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão: "considero fundamental para o processo formativo de nossos alunos a participação em congressos de iniciação científica, que permite uma troca de experiências com toda comunidade acadêmica e contribui ainda mais para fortalecer atividades de ensino, pesquisa e extensão. Além de ser mais um estímulo ao ingresso de nossos alunos na universidade pública federal."

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas