Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Curso técnico em Enfermagem visita Banco de Leite do Hospital Regional de Brazlândia
EJA

Publicado: Quarta, 15 de Maio de 2019, 16h27 | Última atualização em Quinta, 13 de Junho de 2019, 17h00

Estudantes do quinto período do curso técnico integrado em Enfermagem, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), fizeram visita técnica ao Banco de Leite do Hospital Regional de Brazlândia, na terça-feira, 30 de abril, dentro da disciplina “Nutrição e Dietética”.

Na visita, os estudantes viram de perto todo processamento existente entre a recepção do leite até o bebê que necessita dele: pasteurização, resfriamento, testes microbiológicos e armazenamento. Por fim, foi apresentado ao grupo como se dá a manipulação do leite ao recém-nascido.

Na ocasião, também foi esclarecido que para fazer a doação de leite existem critérios, não podendo ser feita por: mulheres portadoras de doenças transmitidas pelo leite (HIV, HTLV e sífilis) e usuárias de álcool e drogas.

A estudante do curso técnico em Enfermagem, Nayane Lázara, enfatiza a importância da doação de leite para ajudar as mães que não consigam amamentar. “O leite tem todos nutrientes que o bebê necessita nos seus primeiros seis meses de vida, então é importante doar para que também não haja as mães de leite, muito comum na época de nossas mães e avós... Aleitamento materno tem que ser exclusivo entre mãe e filho”, declara.

A profª de Enfermagem, Danielly Bandeira, reafirma a importância da doação e ressalta que o banco de leite de Brazlândia é referência para Águas Lindas, e que o leite doado pode ser buscado em domicílio e levado para o hospital: "a doadora não precisa necessariamente ir até o hospital para entregar o recipiente, pois o banco de leite tem parceria com os bombeiros do Distrito Federal".

Os estudantes estão analisando agora formas de conscientizar a população sobre a importância da doação de leite a fim de aumentar a arrecadação. A profª Danielly considerou importante o contato para que os estudantes entendam como a disciplina funciona na prática: "é gratificante ver a diferença que as visitas fazem na vida dos alunos e alunas, que agora estão se mobilizando para levar as pessoas a fazerem mais doação", afirma.

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas