Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Cinema como forma de aprendizado

Cinema como forma de aprendizado

Publicado: Quarta, 26 de Junho de 2019, 18h28 | Última atualização em Quinta, 27 de Junho de 2019, 09h37

Projeto de Ensino “Cine Debate” inicia suas sessões

Na quarta-feira, 19 de junho, ocorreu a primeira sessão do projeto de ensino “Cine Debate: debater e aprender”, com direito à pipoca e cada um pôde levar a sua almofada.

O filme escolhido para iniciar a programação foi “Aos Treze”, abordando o tema “Drogas”, reunindo estudantes de todos os cursos. Após finalizar a sessão,  foi formado um círculo para discutir sobre o conteúdo reproduzido.

O projeto visa fazer do cinema um meio para se debater sobre assuntos considerados polêmicos, porém atuais e presentes no cotidiano. Outros temas incluídos ao longo da programação são: racismo, gênero e sexualidade, meio ambiente e saúde, além de violência doméstica e sexual.

O integrante do projeto, Wallace da Silva, explica que o Cine Debate tem como objetivo desenvolver uma formação crítica e reflexiva acerca de questões sociais contemporâneas. “Procuramos desenvolver trocas de ideias com embasamento, e dessa forma contribuir para que os estudantes não reproduzam informações leigas que recebem nas redes sociais... Acredito que um grupo bem instruído consegue contribuir para melhorar a sociedade aos poucos”, afirma.

Estão à frente do Cine Debate a pedagoga Janaína Karla (coordenadora), o professor Rafael de Melo (colaborador), os estudantes bolsistas Nathalia Gonzaga e Wallace da Silva, e o estudante voluntário Thiago Araújo.

Após assistir "Quebrando o Tabu", a aluna do terceiro ano do curso técnico integrado em Análises Clínicas, Sabrina Vilela, diz que gostou da iniciativa: “é legal ver todos os cursos interagir e conversar sobre temas que estão aí, cada um trazendo o seu ponto de vista”, declara.

As sessões seguem quinzenalmente às quartas-feiras, no período vespertino, até o mês de novembro, quando será escrito um relatório a fim de divulgar para comunidade científica sobre a experiência desenvolvida.

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas