Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Palestra e dinâmicas integram a campanha Setembro Amarelo no campus

Palestra e dinâmicas integram a campanha Setembro Amarelo no campus

Publicado: Terça, 24 de Setembro de 2019, 19h17 | Última atualização em Quarta, 25 de Setembro de 2019, 09h40

Evento reuniu estudantes e contou com a participação de profissional da saúde do município

O mês de setembro é dedicado à campanha brasileira de prevenção do suicídio. Com objetivo de conscientizar a população e valorizar a vida, a data é conhecida como Setembro Amarelo.

Campanha aderida ao calendário das cores no Instituto Federal de Goiás (IFG) Câmpus Águas Lindas, foram realizadas na manhã do último sábado, 21, atividades e mesa redonda que contou com a participação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do município, representado pela psicóloga Eliane Bastos.
A professora do curso técnico em Enfermagem, Emily de Melo, afirma que o tema ainda é tratado como tabu, com a ideia errônea de que falar sobre o suicídio pode aumentar o número de casos. “A verdade é que falar sobre o assunto é uma forma de orientar as pessoas que estão precisando de ajuda sobre onde devem buscar apoio”, declara.
O evento teve início com dinâmicas que reuniram estudantes dos cursos técnicos integrais e da Educação de Jovens e Adultos. Em seguida, a psicóloga Eliane Bastos palestrou sobre o tema: “Falar sobre a prevenção do suicídio é um alerta para valorização da vida, pois nada e nem ninguém é mais importante do que o dom da vida que recebemos”. Eliane Bastos destacou que frustrações e dificuldades abrem novos caminhos e maneiras de viver, e ressaltou a importância do diálogo. “Fico feliz de ter recebido o convite do IFG e em ver o interesse de jovens e adultos”.
O evento finalizou com uma roda de conversa entre os estudantes. A aluna do terceiro ano de Vigilância em Saúde, Maria Aparecida Ribeiro, contribuiu nos preparativos do evento e diz que sentiu-se acolhida ao ver o empenho dos colegas. “Foi uma experiência incrível e contamos com uma equipe bem prestativa... Todos deveriam vestir a camisa do Setembro Amarelo para mostrar às pessoas que elas não estão sozinhas”, declara.

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas