Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Oficinas, palestra e arte compõem a programação do Outubro Rosa no Câmpus Águas Lindas
OUTUBRO ROSA

Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2019, 18h51 | Última atualização em Terça, 22 de Outubro de 2019, 19h28

Evento, que ocorreu no último sábado (19), trouxe convidados e reuniu comunidade do campus entorno da prevenção ao câncer de mama

Outubro é o mês da campanha mundial de conscientização e prevenção ao câncer de mama, que é o mais incidente entre a população feminina hoje no país (excetuando-se os tumores de pele não melanoma) e o que mais mata, de acordo com o Ministério da Saúde. Para reforçar a abordagem sobre o diagnóstico precoce, identificação e tratamento do câncer de mama, foi realizado no último sábado, 19, o Outubro Rosa do Câmpus Águas Lindas.

O evento reuniu os cursos técnicos integrados integrais e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), iniciando pela manhã com apresentação artística e as oficinas “Autoestima”, “Cerrado na Arte”, além de sessão cinema seguido de roda de conversa, com um curta desenvolvido por estudantes sobre a temática bullying.

Márcia Rodrigues, que fez curso técnico de vestuário no IFB Câmpus Taguatinga e hoje cursa Letras, esteve presente no evento para ministrar a oficina “Turbante-se”, no qual por meio da literatura e do relato dos estudantes sobre superação, ensinou cada um deles a fazer turbante. “Já estive em outros campus realizando essa oficina e foi um prazer estar aqui e falar sobre a autoestima da mulher, agradeço a professora Micaela Echenique do IFB Câmpus Ceilândia, que forneceu a verba para os tecidos e possibilitou a realização dessa oficina”, declara.

A programação prosseguiu no período da tarde com a roda de conversa: Rastreamento do câncer de mama, relato de experiência/nutrição: um ato de cuidado e amor próprio, fazendo uma abordagem acadêmica sobre o tema e também houve compartilhamento de experiências pessoais.

A professora Patrícia Carvalho afirma que englobar a comunidade do campus entorno do assunto é uma forma de sensibilizar a respeito do que hoje é um problema social, enfatizando a importância do diagnóstico precoce.  “As mulheres que possuem entre 50 a 69 anos tem o direito de realizar a mamografia a cada dois anos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e devem sempre ficar atentas aos sinais, como mudança na pele, dor, inchaço, secreção e nódulos” afirma.

A estudante Tatiana Souza, que cursa o sétimo período do curso técnico em Enfermagem na modalidade EJA, relata a emoção de ter participado do Outubro Rosa: “o evento contribuiu para que eu me torne uma ponte entre a dor e o conforto das pessoas, e assim eu venha a ser uma profissional mais humana que trate o outro com empatia e respeito” declara.

Confira mais fotos

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas