Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes de Projetos Integradores realizam a primeira colheita em horta orgânica do campus
ENSINO

Publicado: Segunda, 04 de Novembro de 2019, 14h35 | Última atualização em Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 14h42

Segundo ano de Meio Ambiente distribuiu alface produzida para outras turmas como forma de convidá-las a participar na construção da horta

Na última quinta-feira, 31 de outubro, foram colhidas as primeiras alfaces cultivadas pelos estudantes do segundo ano do curso técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de Goiás (IFG) Câmpus Águas Lindas. O produto foi distribuído de forma simbólica para outras turmas como forma de convidá-las a contribuir na construção da horta orgânica do instituto.

O espaço de plantio vem sendo construído no interior do campus desde o início do ano como parte da disciplina Projetos Integradores, ministrada pelas professoras Fernanda Navarro e Jeane Carvalho, fazendo um vínculo entre segurança alimentar e promoção da saúde atreladas ao meio ambiente e produção orgânica.
Para a construção da horta foi realizado um bazar no final do ano passado. Até o momento, os alimentos cultivados foram hortaliças convencionais: alface de diferentes tipos, salsinha, tomate, agrião, mandioca, cebolinha e erva cidreira. Ao lado das hortaliças, pode-se observar o plantio de frutíferas do cerrado, que são cultivadas em conjunto.
A construção da horta procurou atrelar conhecimentos científicos e tradicionais. A professora Fernanda Navarro conta que os próximos passos serão dados na tentativa de ampliar o alcance dos produtos orgânicos para toda comunidade, além de fortalecer o cultivo de plantas com potencialidades medicinais. “A academia possui conhecimento científico, mas também temos comunidades que nos auxiliam com os conhecimentos práticos que nos ajudam muito na efetividade do cultivo”, declara.
Ao longo da disciplina, os estudantes também trouxeram receitas com plantas frutíferas do cerrado e houve tardes com roda de conversa com a participação dos familiares. “Aprendi muito sobre meio ambiente, como mexer em uma horta... Para participar dos Projetos Integradores é preciso vestir a camisa”, afirma a professora Jeane Carvalho.
Trabalho em equipe e responsabilidade foram as lições retiradas pelo estudante Gabriel Leal, do segundo ano de Meio Ambiente. “Cultivar as alfaces nos despertou uma preocupação com a terra como um organismo vivo e não somente com uma planta... É muito gratificante ver o resultado do trabalho e colher da terra o que plantamos nos últimos meses.”
Já o aluno Pedro Henrique diz que todo esforço de trabalhar às quintas-feiras, até debaixo do sol, valeram a pena. “Quando vieram as dificuldades aprendemos a trabalhar em equipe, então o resultado é mais do que uma colheita, é também união e família.”

Veja mais fotos da colheita.

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas