Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes de Enfermagem fazem aula de resgate aquático em chácara de Brazlândia
SAÚDE

Publicado: Quinta, 28 de Novembro de 2019, 11h37 | Última atualização em Terça, 11 de Fevereiro de 2020, 14h23

Atividade desenvolvida fora da sala de aula abordou diversas formas de salvamento

No último domingo, 24, estudantes do sétimo período do curso técnico em Enfermagem na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), acompanhados pela professora Thatiane Torquato, fizeram uma aula prática sobre resgate aquático no Rancho Nippon, em Brazlândia, como atividade complementar da disciplina de Urgência e Emergência.

A professora conta que foram abordados o resgate aquático em bebês, crianças e adultos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, com dados do boletim epidemiológico no país no ano de 2019 (base de dados 2017 e outros), 16 brasileiros morrem afogados diariamente, sendo a segunda causa de óbitos entre crianças de um a quatro anos.
Na aula prática, os alunos aprenderam a ventilação de resgate, o posicionamento correto da vítima após a sua recuperação e, no caso de evolução para uma parada cardiorrespiratória, foram revistos os procedimentos de reanimação.

Thatiane conta também que foi realizada a prática de retirada da vítima na piscina com e sem o uso de materiais flutuantes. “A importância de desenvolver essa atividade é que os alunos desenvolvem habilidades práticas que dentro da sala de aula não conseguimos explorar.”
A aluna Cláudia Tupi afirma que a aula auxiliou em sua formação. “As situações nos mostraram como proceder na vida real, aprendemos o momento certo e como agir, então valeu a pena aproveitar o nosso domingo para o nosso aperfeiçoamento profissional… É uma aula que ficará na memória, pois nos incentiva e possibilita o nosso crescimento.”
Já para a estudante Eliane Ferreira, a aula foi importante para a interação entre a turma, que trabalhou em equipe, e agradece a cumplicidade e amizade de todos.

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas